Quando terminei este post tive de voltar ao início para fazer um aviso - este post fez-me lembrar velhos tempos, porque é enorme. Portanto, se não tem tempo, desista já. Feito o intróito,
Nas habituais entrevistas de António Tavares-Teles (ATT) publicadas ao Sábado no jornal OJogo, este semana o entrevistado foi Miguel Sousa Tavares (MST).
Que, entre outras coisas, disse isto:
“ATT - Duas perguntas ingénuas, agora: este ano o FC Porto vai ser campeão e Pinto da Costa será ainda presidente por muito tempo ?
MST - É provável que o FCP volte a ser campeão, porque a cultura de vitória enraizada naquele clube é muito forte e é o seu principal argumento face à concorrência.
Quanto ao Pinto da Costa, suponho que queira ser presidente até morrer. É uma característica bem portuguesa: não saber sair dos lugares a tempo e por cima.
Tenho pena, porque acho que ele merecia ter saído em grande, e isso teria sido em 2004, depois do título europeu e da inauguração do Estádio do Dragão.
De então para cá, basicamente só fez asneiras. As pessoas não percebem que tudo tem um prazo de validade - e nós também.” (realçados meus) (se quiserem conferir é aqui)
Miguel Sousa Tavares tem TODA A RAZÃO. Pinto da Costa, de 2004 para cá, SÓ FEZ ASNEIRAS !!
Faz algum sentido, de então (2004) para cá (2007), em 3 anos, nós termos sido apenas 2 vezes Campeões Nacionais, sendo actualmente Bicampeões ?
Faz algum sentido termos ganho uma Taça de Portugal ?
E uma Supertaça Nacional ?
E termos estado dois anos na fase de eliminatórias da Champions ?
E faz algum sentido estarmos em primeiro lugar no Campeonato há ... 41 jornadas....ou seja, há quase ... DOIS ANOS ?
E termos bastantes hipóteses de repetirmos um feito até agora apenas UMA vez alcançado pelo nosso clube que é sermos Tricampeões Nacionais ?
E estarmos em primeiro lugar da Champions ?
Quando, no mesmo período, os vermelhos e os verdes ganharam muito, muito mais, a saber:
Vermelhos - um campeonato (todos sabemos como...) e uma participação na fase de eliminatórias da Champions.
Verdes - uma Taça e uma Supertaça de Portugal.
Claro que não faz nenhum sentido.
É humilhante para o nosso Clube.
Uma vergonha.
RUA COM O PINTO DA COSTA !!
MISERÁVEL !!! SÓ FAZ ASNEIRAS !!
QUEREMOS O MIGUEL SOUSA TAVARES !!
O ILUMINADO !!!
O VISIONÁRIO !!
Até digo mais, o Clube se continuar assim, terá de fechar as portas.
Não tem alternativa.
Aliás, a este propósito creio que o Rui Moreira me dará toda a razão.
Pelo menos assim parece.
Digo isto de acordo com o que o Rui Moreira escreveu no cada vez maior blog do Zirtaev, na 6ª feira passada, num artigo, intitulado "Para não perder o futuro", onde analisou as contas do FC Porto, análise essa feita, na minha opinião, no pressuposto de que o fim do mundo pode estar aí à porta. Ora leiam:
“Conhecem-se muitos exemplos de clubes europeus que atingiram sucessos desportivos através de uma política de expansão não sustentada e que depois se afundaram por não terem sedimentado o seu modelo económico e financeiro. Alguém tem ideia por onde anda o Nottingham Forest, por exemplo ?
Conhecem-se também clubes portugueses e até portuenses, ainda que de muito maior (aqui creio que será um lapso de escrita do autor) dimensão, que por terem os “olhos maiores do que a barriga”, estão em tremendas dificuldades.” (parêntesis e realçados meus).
Ora bem...nem sei que dizer ....
É que ... eu QUASE NÃO DURMO .... MAS É A PENSAR QUE AINDA NOS FECHAM O CLUBE ... PORQUE .... GANHAMOS MAIS DO QUE TODOS OS OUTROS JUNTOS .... O QUE, DE FACTO, PARA ELES (OS OUTROS), É INTOLERÁVEL....
Olhem, vou deixar-vos com a transcrição/tradução de uma entrevista, “raptada” (com consentimento presumido do autor do post e do administrador do blog) no também cada vez maior blog do Blue Boy, que o NGP concedeu a um jornal de renome MUNDIAL - L´Équipe - que, certamente, está com grandes dificuldades financeiras, pois de outra forma não teria escrito as “alarvidades” que escreveu, muito menos teria concedido as honrarias que concedeu ao entrevistado.
E que, nem de propósito, termina com o NGP a dizer isto:
“No que diz respeito à minha saída, de qualquer maneira, já fixei uma data.
Mas só lha desvendarei na véspera.”
.
Nas habituais entrevistas de António Tavares-Teles (ATT) publicadas ao Sábado no jornal OJogo, este semana o entrevistado foi Miguel Sousa Tavares (MST).
Que, entre outras coisas, disse isto:
“ATT - Duas perguntas ingénuas, agora: este ano o FC Porto vai ser campeão e Pinto da Costa será ainda presidente por muito tempo ?
MST - É provável que o FCP volte a ser campeão, porque a cultura de vitória enraizada naquele clube é muito forte e é o seu principal argumento face à concorrência.
Quanto ao Pinto da Costa, suponho que queira ser presidente até morrer. É uma característica bem portuguesa: não saber sair dos lugares a tempo e por cima.
Tenho pena, porque acho que ele merecia ter saído em grande, e isso teria sido em 2004, depois do título europeu e da inauguração do Estádio do Dragão.
De então para cá, basicamente só fez asneiras. As pessoas não percebem que tudo tem um prazo de validade - e nós também.” (realçados meus) (se quiserem conferir é aqui)
Miguel Sousa Tavares tem TODA A RAZÃO. Pinto da Costa, de 2004 para cá, SÓ FEZ ASNEIRAS !!
Faz algum sentido, de então (2004) para cá (2007), em 3 anos, nós termos sido apenas 2 vezes Campeões Nacionais, sendo actualmente Bicampeões ?
Faz algum sentido termos ganho uma Taça de Portugal ?
E uma Supertaça Nacional ?
E termos estado dois anos na fase de eliminatórias da Champions ?
E faz algum sentido estarmos em primeiro lugar no Campeonato há ... 41 jornadas....ou seja, há quase ... DOIS ANOS ?
E termos bastantes hipóteses de repetirmos um feito até agora apenas UMA vez alcançado pelo nosso clube que é sermos Tricampeões Nacionais ?
E estarmos em primeiro lugar da Champions ?
Quando, no mesmo período, os vermelhos e os verdes ganharam muito, muito mais, a saber:
Vermelhos - um campeonato (todos sabemos como...) e uma participação na fase de eliminatórias da Champions.
Verdes - uma Taça e uma Supertaça de Portugal.
Claro que não faz nenhum sentido.
É humilhante para o nosso Clube.
Uma vergonha.
RUA COM O PINTO DA COSTA !!
MISERÁVEL !!! SÓ FAZ ASNEIRAS !!
QUEREMOS O MIGUEL SOUSA TAVARES !!
O ILUMINADO !!!
O VISIONÁRIO !!
Até digo mais, o Clube se continuar assim, terá de fechar as portas.
Não tem alternativa.
Aliás, a este propósito creio que o Rui Moreira me dará toda a razão.
Pelo menos assim parece.
Digo isto de acordo com o que o Rui Moreira escreveu no cada vez maior blog do Zirtaev, na 6ª feira passada, num artigo, intitulado "Para não perder o futuro", onde analisou as contas do FC Porto, análise essa feita, na minha opinião, no pressuposto de que o fim do mundo pode estar aí à porta. Ora leiam:
“Conhecem-se muitos exemplos de clubes europeus que atingiram sucessos desportivos através de uma política de expansão não sustentada e que depois se afundaram por não terem sedimentado o seu modelo económico e financeiro. Alguém tem ideia por onde anda o Nottingham Forest, por exemplo ?
Conhecem-se também clubes portugueses e até portuenses, ainda que de muito maior (aqui creio que será um lapso de escrita do autor) dimensão, que por terem os “olhos maiores do que a barriga”, estão em tremendas dificuldades.” (parêntesis e realçados meus).
Ora bem...nem sei que dizer ....
É que ... eu QUASE NÃO DURMO .... MAS É A PENSAR QUE AINDA NOS FECHAM O CLUBE ... PORQUE .... GANHAMOS MAIS DO QUE TODOS OS OUTROS JUNTOS .... O QUE, DE FACTO, PARA ELES (OS OUTROS), É INTOLERÁVEL....
Olhem, vou deixar-vos com a transcrição/tradução de uma entrevista, “raptada” (com consentimento presumido do autor do post e do administrador do blog) no também cada vez maior blog do Blue Boy, que o NGP concedeu a um jornal de renome MUNDIAL - L´Équipe - que, certamente, está com grandes dificuldades financeiras, pois de outra forma não teria escrito as “alarvidades” que escreveu, muito menos teria concedido as honrarias que concedeu ao entrevistado.
E que, nem de propósito, termina com o NGP a dizer isto:
“No que diz respeito à minha saída, de qualquer maneira, já fixei uma data.
Mas só lha desvendarei na véspera.”
.
Aqui fica a imperdível entrevista:
.
.
"Pinto da Costa, O Homem do Porto.
Debaixo do reinado do seu inamovível presidente, começado em 1982, o FC Porto mudou de dimensão.
.
No seio da confraria dos presidentes dos grandes clubes, Jorge Nuno Pinto da Costa é um dinossauro. Ele dirige o FC Porto desde Abril de 1982 e a sua longevidade excepcional neste cargo vai de par com um incomparável palmarés pessoal: 15 campeonatos de Portugal, 9 taças de Portugal, 15 supertaças de Portugal, 2 ligas dos campeões (1987 e 2004), 1 taça UEFA (2003), 2 taças intercontinentais e 1 super taça europeia.
Ele até resistiu à operação “apito dourado” (1) (siflé doré). Uma vasta investigação que visava provar delitos, indo do tráfico de influências à corrupção de árbitros. Com quase 70 anos, continua a alinhar os sucessos.
Dentro de quatro dias, vai casar de novo com, Philomène (2), sua ex-segunda esposa. Ele evoca, para nós, os momentos mais marcantes da sua presidência.
Debaixo do reinado do seu inamovível presidente, começado em 1982, o FC Porto mudou de dimensão.
.
No seio da confraria dos presidentes dos grandes clubes, Jorge Nuno Pinto da Costa é um dinossauro. Ele dirige o FC Porto desde Abril de 1982 e a sua longevidade excepcional neste cargo vai de par com um incomparável palmarés pessoal: 15 campeonatos de Portugal, 9 taças de Portugal, 15 supertaças de Portugal, 2 ligas dos campeões (1987 e 2004), 1 taça UEFA (2003), 2 taças intercontinentais e 1 super taça europeia.
Ele até resistiu à operação “apito dourado” (1) (siflé doré). Uma vasta investigação que visava provar delitos, indo do tráfico de influências à corrupção de árbitros. Com quase 70 anos, continua a alinhar os sucessos.
Dentro de quatro dias, vai casar de novo com, Philomène (2), sua ex-segunda esposa. Ele evoca, para nós, os momentos mais marcantes da sua presidência.
. .
A (Con)Sagração de Viena (1987)
Em 27 de Maio de 1987, em Viena, o FC Porto derrota o Bayern Munich (2-1) na final da Taça dos Campeões. "Lembro-me de tudo: Da viagem, do que fizemos no dia do jogo, do que falámos com o Artur Jorge. Estávamos muito confiantes mas, tacticamente, convinha-nos, perfeitamente, chegar na condição do “pequenino”. As pessoas não nos davam 10% de chances contra o Kiev (na meia final) e, depois, contra o Bayern. Lembro-me do presidente Bávaro me pedir um prognóstico, aquando do jantar oficial. Respondi-lhe: "Sabe, se perdermos por 2-0 já não é mau". Mas, na minha mente, eu pensava: Falaremos amanhã. A ideia já era ganhar, ganhar sempre. Em seguida, ganhamos a Taça intercontinental e anunciei, aquando do jantar de celebração desta vitória, que deixava a presidência. Aí, todos me disseram: “Ninguém terá a coragem de te suceder”. Então, fiquei. Não queria que acreditassem que eu tinha medo de não tornar a ganhar. E o meu maior orgulho, hoje, é ter dado estruturas ao clube, é ter incutido junto de cada assalariado esta cultura da vitória. Há sempre recordes a bater. Já em 1987, todos diziam que seria impossível ganhar uma segunda Liga dos Campeões".
.
A (Con)Sagração de Viena (1987)
Em 27 de Maio de 1987, em Viena, o FC Porto derrota o Bayern Munich (2-1) na final da Taça dos Campeões. "Lembro-me de tudo: Da viagem, do que fizemos no dia do jogo, do que falámos com o Artur Jorge. Estávamos muito confiantes mas, tacticamente, convinha-nos, perfeitamente, chegar na condição do “pequenino”. As pessoas não nos davam 10% de chances contra o Kiev (na meia final) e, depois, contra o Bayern. Lembro-me do presidente Bávaro me pedir um prognóstico, aquando do jantar oficial. Respondi-lhe: "Sabe, se perdermos por 2-0 já não é mau". Mas, na minha mente, eu pensava: Falaremos amanhã. A ideia já era ganhar, ganhar sempre. Em seguida, ganhamos a Taça intercontinental e anunciei, aquando do jantar de celebração desta vitória, que deixava a presidência. Aí, todos me disseram: “Ninguém terá a coragem de te suceder”. Então, fiquei. Não queria que acreditassem que eu tinha medo de não tornar a ganhar. E o meu maior orgulho, hoje, é ter dado estruturas ao clube, é ter incutido junto de cada assalariado esta cultura da vitória. Há sempre recordes a bater. Já em 1987, todos diziam que seria impossível ganhar uma segunda Liga dos Campeões".
.
O Penta (1995-1999)
Entre 1995 e 1999, o FC Porto sagra-se campeão de Portugal cinco vezes consecutivas. Mais um recorde, talvez o recorde mais querido para Pinto da Costa: “É um momento muito especial porque mesmo o Benfica, no tempo do Eusébio, nunca tinha ganho mais de três títulos consecutivos. O Clube inteiro tinha bem em mente que era um objectivo único na nossa história, uma oportunidade que não podíamos deixar passar. Pessoalmente, tinha tomado um grande risco: Para suceder a Bobby Robson e depois a António Oliveira que tinham, cada um, ganho dois títulos, tinha escolhido Fernando Santos que nunca tinha treinado uma grande equipa. Fui enormemente criticado, dizia-se que ele não seria capaz de aguentar uma tal pressão, mas tinha confiança nele. E, depois, tínhamos elementos muito bons como Jardel, Vítor Baía ou Drulovic, uma equipa muito unida. De antemão, tínhamos menos meios que os grandes clubes europeus. Mas a nossa política foi sempre de vender os jogadores que nós podíamos substituir. Este Verão, por exemplo, cedemos Pepe ao Real Madrid (30 milhões de euros) porque sabia-se que Stepanov seria um substituto fantástico ao fim de alguns meses. Em contrapartida, recusámos uma oferta de 16 millhões de euros pelo nosso capitão, Lucho, porque é um jogador diferente, muito importante para a equipa, e não tínhamos alternativas.
.
O Estádio do Dragão
É a sua obra de referência. Um magistral golpe de génio. Com a prespectiva do Euro 2004, Pinto da Costa pressente que tem uma oportunidade única para modernizar o seu clube. Imagina o projecto dum novo estádio, construído em contrabaixo do antigo (Das Antas) (3). Na altura, era o único a acreditar. Os bloqueios administrativos e financeiros pareciam insuperáveis. Mas o presidente do FC Porto adora impôr as suas ideias ao resto do mundo: O FC Porto integra o cofre das jóias em pleno Inverno 2003-2004, alguns meses antes de arrebatar a sua segunda Liga dos Campeões contra o Mónaco, em Gelsenkirchen (3-0): Quando comecei a pensar no assunto, todo a gente me dizia que era impossível. Tive muitos problemas, nomeadamente, com o Presidente da Câmara da cidade. Foi uma grande luta com todas as barafundas possíveis. Mas a inauguração foi um dia fantástico, uma emoção indescritível no plano pessoal.Aliás, 90% da direcção do clube queria que o estádio tivesse o meu nome. Convenci os seus membros com um argumento simples : “Sou contra o facto que a pessoa que detem o poder dê o seu nome a qualquer coisa. Se dão o meu nome ao estádio, para ser coerente com o que digo, páro aqui o meu mandato”. No que diz respeito à minha saída, de qualquer maneira, já fixei uma data. Mas só lha desvendarei na véspera.
Obs :(1) Em Francês no texto.
(2) e (3) Assim transcrito no texto"
Esta entrevista foi publicada pelo PortoMaravilha num post cujo nome é - "Pinto da Costa, O Homem do Porto".
Ps. – Espero que tenham tomado a devida nota do seguinte: eu não posso criticar minimamente, pelo contrário, quem não gosta de Pinto da Costa por isto, por aquilo, ou por aqueloutro. Está mais do que no seu direito.
Agora, causa-me espécie o criticar porque .... só faz asneiras ..... ou porque .....as contas, mesmo quando são positivas em milhões de euros e se verifica a redução do passivo também em milhões de euros, ..... podem levar o clube ao "Nottingham Forest II".
NÃO ENTENDO. Palavra que não entendo.
(A não ser que haja quem queira, no caso das coisas tomarem um rumo negativamente imprevisto, poder dizer do alto da sua sapiência: EU BEM AVISEI. EU NÃO VOS DISSE ??!! EU É QUE PERCEBO DISTO !
Esta entrevista foi publicada pelo PortoMaravilha num post cujo nome é - "Pinto da Costa, O Homem do Porto".
Ps. – Espero que tenham tomado a devida nota do seguinte: eu não posso criticar minimamente, pelo contrário, quem não gosta de Pinto da Costa por isto, por aquilo, ou por aqueloutro. Está mais do que no seu direito.
Agora, causa-me espécie o criticar porque .... só faz asneiras ..... ou porque .....as contas, mesmo quando são positivas em milhões de euros e se verifica a redução do passivo também em milhões de euros, ..... podem levar o clube ao "Nottingham Forest II".
NÃO ENTENDO. Palavra que não entendo.
(A não ser que haja quem queira, no caso das coisas tomarem um rumo negativamente imprevisto, poder dizer do alto da sua sapiência: EU BEM AVISEI. EU NÃO VOS DISSE ??!! EU É QUE PERCEBO DISTO !
Claro que se tudo correr bem, como todos, sem excepção, esperamos, poderão sempre recorrer às sábias palavras de Mestre Pedroto - Também está bem...)
Mas à cautela, e como o problema deve ser da minha medicação, ... já telefonei para o médico para marcar consulta...
Mas à cautela, e como o problema deve ser da minha medicação, ... já telefonei para o médico para marcar consulta...
10 comentários:
Ceguetas. Onde foram parar os milhões do Paulo Ferreira, R. Carvalho, Deco, Maniche, etc etc etc. Abri a pestana.
Tou a ser amigo.
Boa tarde,
Como sócio do FC Porto, de facto, custa-me ouvir/ler essas críticas ao presidente Pinto da Costa.
Agora, também não deixa, na minha opinião, de ser um facto que o futuro poderia (poderia e não deveria já que o FC Porto não é, claro, uma monarquia ou empresa familiar) ser acautelado. Poderão os meus amigos promotores do blog dizer que isso já está a ser feito (por exemplo com o Vítor Baía), mas nada é certo.
Quanto ao resto, nem oito nem oitenta, digo eu. Isto é, nem a presidência de Pinto da Costa é completamente isenta de erros (mas quase...),e o exemplo de algumas vendas chorudas de jogadores não terem efeitos na contas da SAD é verdadeiro, nem o comentário do MST está completamente errado (e convém não esquecer que o comentador tem defendido o nosso clube na capital como poucos).
Um abraço e parabéns pelo blog,
Aquiles Pinto
Caro Bicampeão do Mundo Aquiles Pinto,
Seja bem-vindo.
Obrigado pelo sua opinião.
Que seja a primeira de muitas.
Sabe, apesar de eu entender que, até ver, o melhor para o FUTEBOL CLUBE DO PORTO é o Nosso Grande Presidente continuar a liderar os destinos do Clube, apesar disso, dizia eu, há muita coisa que está errada e que deveria ser alterada/melhorada.
E, portanto, (apesar de tudo....) muito há a criticar.
Mas o que é que eu constato aos “cavalheiros do apocalipse” ?!!
Constato que, aparentemente, criticam por criticar ... como é possível dizerem que só se fazem asneiras ???? como é possível dizerem que apesar de termos lucro este ano e de ser possível que tenhamos também no próximo ano (venda de Pepe), se venha dizer que o clube tem de ter cuidado porque senão poderá correr o risco de desaparecer ????
Não entendo.
Nos últimos 15 (QUINZE !!) anos os verdes foram campeões 2 (DUAS) vezes.
Nos últimos 15 anos os vermelhos foram campeões 1 (UMA) vez.
NÓS FOMOS CAMPEÕES .... 11 (ONZE) VEZES !!
Mas só se fazem asneiras ...
Não entendo.
Os vermelhos têm uma passivo de 300 milhões.
Os verdes têm uma passivo de 270 milhões.
NÓS TEMOS UM PASSIVO DE .... 125 MILHÕES, O CLUBE DEU LUCRO ESTE ANO E HÁ PROBABILIDADES DE TAMBÉM DAR PARA O ANO.
Mas temos de ter cuidado para não sermos o Nottingham Forest II....
Não entendo.
Porque é que, pura e simplesmente, não se diz que se quer outra liderança ?
Porque é que, pura e simplesmente, não se diz que as contas deviam ser desta ou daquela forma ?
Não entendo.
Percebe, Aquiles Pinto, o que quero dizer ?
Mas, claro, pode ser da minha medicação.
Caro Amigo Situacionista, com a sua já habitual argumentação pró-PdC, com factos e números... o resto, são fait-divers para entreter e encher papel. Podes contar comigo numa coisa: enquanto houver PdC, 'nem hablar', se me faço entender!!!
Depois, obrigadaço pelos elogios ao blog e à tradução/entrevista por obra e graça do nosso colaborador de blog, o PortoMaravilha que tem feito um excelente trabalho a todos os níveis, mesmo estando longe do 'Reino do Dragão'.
Quanto às abordagens que fazes aos temas, apetece-me dizer apenas isto:
MST - de há algum tempo para cá, 'também só tem dito asneiras' e estamos por aqui encerrados!!!
RM - gosto muito pouco de meninos com cara de bem comportados, que ao Sul, são muito respeitados... só por isso, fico logo desconfiado, pelos motivos óbvios. Para mim, a co-participação e posterior justificação do "O bom, o mau e o vilão" da RTP em Agosto, foi a morte do artista para mim... não me engana mais, mas isso é a minha opinião!!!
Tudo isto espremido, resume-se a apenas uma coisa simples, directa e frontal: "enquanto houver PdC, nem hablar" e mai'nada.
aKeLe aBrAçO,
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
Meu caro Blue Boy,
Eu é que tenho de lhe agradecer (agradecimento que é extensivo ao PortoMaravilha).
Quanto à temática do meu post, penso que temos uma ideia muita semelhante, que eu definiria desta forma - enquanto, na minha opinião, para os superiores interesses do FUTEBOL CLUBE DO PORTO (que é quem me interessa) for melhor a permanência de Pinto da Costa, serei, como diz, pró-PdC.
Quando entender que o FCP estará melhor defendido por outra pessoa, não hesitarei em apoiá-la.
Situacionista:
Estou totalmente de acordo em relação ao que escreves sobre o Nosso Grande Presidente. A obra fala por si e eu até começo a estar convencido que ele vai conseguir deixar o clube em razoável situação financeira (com um passivo aceitável).
Contudo, creio que é injusto colocar Miguel Sousa Tavares (MST) e Rui Moreira (RM) "no mesmo saco". Para não ir mais longe, e independentemente de gostarmos ou não das opiniões que eles emitem, uma coisa me parece certa: MST é precipitado, não estuda, é superficial e muito agressivo. RM é ponderado, faz ou utiliza muito "trabalho de casa" (sério) e é, como sabemos, correctíssimo a expor as suas ideias.
Finalmente, uma nota que já te tenho transmitido pessoalmente: os passivos dos três grandes não são comparáveis de forma directa, mesmo que assumas que os activos são semelhantes (pressuposto que é falso). As SAD's estão em diferentes patamares na estrutura de participações de cada um dos três clubes, os estádios e respectivas dívidas também estão em sociedades diferentes... Há dívidas que estão na esfera dos clubes, outras dívidas nas SAD's... O Benfica, salvo erro, detém apenas 40% da sua SAD; o Porto e o Sporting, de forma indirecta, têm 51% (dados sujeitos a confirmação). Acredita que "a coisa" é complexa e não se pode fazer essa análise comparativa tão simples. Não há contas do "Porto Total" ou do "Benfica Total".
Já agora, uma nota para tentar explicar a dúvida ou suspeita do "Nelote", não tanto pela forma como é colocada, mas sim por ser uma questão recorrente.
O produto da venda dos jogadores do FCP que entra nos cofres da SAD é:
1) gasto para financiar o ENORME desequilíbrio de exploração: as outras receitas do clube mal chegam para pagar os salários;
2) reinvestido (agora não interessa se bem ou mal) na compra de novos jogadores;
3) utilizado para diminuir as dívidas (por exemplo, o Estádio é bonito, mas tem de se pagar!)
É nestas explicações que se deve pensar, em primeira linha (isto é, não pode haver aqui "buracos negros", até porque as contas são Auditadas, o que, não sendo uma garantia absoluta, permite admitir que "não se pega em dinheiro para levar para casa"!).
Depois, é claro, podemos analisar as despesas e o valor das compras. Há gastos desnecessários? Há demasiadas benesses para a Administração? A situação é diferente da do BCP? É diferente da PT?
Qual é o valor do "salário" que paga aquilo que Pinto da Costa fez e faz pelo clube? Não deveria ser ele o "jogador mais bem pago do plantel"?
Todos os portistas sabem que, o gestor desportivo Pinto da Costa é o maior "Activo" que o clube possui. É por isso que estamos dispostos a pagar o que ele (e a sua equipa) custam.
Este post é poderoso!!!
Já há muito que o nosso Situacionista não tinha um post deste nível, até parecia que queria suceder ao RM no programa de 3ª feira...
Quanto às questões levantadas:
1) É evidente que o NGP é, foi e será (e pena é que não eternamente) o melhor e mais conquistador presidente que alguma tivemos e, espero enganar-me, alguam vez teremos!!
Não são só as vitória e títulos, ainda para mais num país da nossa dimensão, não se trata apenas de ter recentrado o futebol no Norte do país, não é apenas ter dimensionado o nosso clube e nome a uma dimensão galáctica, mas também, e pela soma de todas as razões anteriores, ter tornado o nosso clube numa realidade incontornável quando se fala do Porto, de Portugal, da Europa e do Mundo!!!
O orgulho de O ter como presidente e líder da nossa comunidade portista é incomensurável e apenas permite dizer: MUITO OBRIGADO!!!
Os erros cometidos são humanos e só pergunto: face às coisas magníficas que ele conseguiu, qualquer adepto de qualquer clube do Mundo gostava que o respectivo presidente também tivesse cometido esses erros, se tivesse ganho o que ganhou. Ou não?
2) Concordo com a análise comparativa que o Eterno faz entre o MST e o RM e mais não tenho acrescentar, ainda que gostava que o RM, como lhe já transmiti pessoalmente, fosse mais agressivo na defesa dos nossos interesses que não coicidem com a defesa apenas do NGP.
3) Ao blue boy agradeço o trabalho que tem desenvolvido no seu blogue na defesa da comunidade portista!
4) Aos adeptos dos outros clubes, apenas digo: roam-se de inveja!!!
Já falei com o teu médico de família e ele disse-me que a tua medicação é para manter.
Concordo com a tua ideia de fundo.
De facto, a crítica aceita-se, mas a crítica sem limites e sem coerência face ao passado, presente e prespectivas de futuro sob a liderança do NGP, fazem com quem a manifesta perca totalmente a razão. E é acima de tudo INGRATA!!!
No entanto, por parte do MST, portista que respeito, penso que não irá mudar o seu discurso tão cedo.
Afinal de contas foi ele mesmo quem afirmou que "As pessoas preferem quem é fiel às suas convicções, ainda que erradas e falsas, do que quem flutua ao sabor das verdades de cada momento".
Um abraço.
Muito bom tema para análise: melhor seria pessoalmente pois muito poderia e há para dizer... Vou apenas referir o seguinte:
- Concordo que os resultados fazem a história e na liderança do NGP temos resultados! Neste âmbito, enquanto estiver na plenitude das suas faculdades, porque razão pensar em mudar? Que continue com saúde, por muitos e bons anos !!!!
Quanto à análise comparativa MST / RM também concordo com o Eterno quando afirma que são diferentes, um é impulsivo e outro ponderado, que faz o Trabalho de casa! Contudo não posso deixar de transmitir que à parte das suas pontuais "paragens cerebrais", o MST tem sido coerente nos últimos anos (que não são apenas os 2 últimos...) quando critica o NGP quanto à gestão do plantel (contratações VS dispensas...)! Agora afirmar que só faz asneiras é nem sequer pensar no que diz..., um perfeito disparate...
Quanto ao RM, apenas pretendo transmitir com toda a sinceridade, independentemente de toda a sua dedicação e paixão pelo nosso clube, naturalmente louvável, a minha desilusão pelo facto de adoptar a postura do "politicamente correcto" nas suas performances semanais no Trio de Ataque, não sendo, tal como preferia mais impetuoso e objectivo quanto à defesa dos interesses do nosso clube, particularmente no que toca às arbitragens escandalosas, em prejuízo da nossa equipa, como no último jogo com o Setubal... ! Este comentário é extensível a outros comentadores das nossas cores...
Nesta matéria, as saudades do Pôncio Monteiro no "Jogo falado"...
Saudações
Enviar um comentário