sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Parabéns a você...









.
.
.
O Estádio do Dragão celebra esta sexta-feira, 16 de Novembro, o seu quarto ano de existência.
Depois de 51 anos de emoções vividas no mítico Estádio das Antas, “nasceu” em 16 de Novembro de 2003 o nosso Estádio do Dragão e com ele um símbolo imponente da cidade do Porto.

Mas o caminho para aqui chegar nem sempre foi pacífico.
As obras de construção do Estádio (projectado pelo arquitecto Manuel Salgado) arrancaram a 8 de Maio de 2001.
.
. No entanto, durante a construção, o “caso” do Plano de Pormenor das Antas (PPA) chegou a ameaçar o projecto e deixou marcas.
De facto, a câmara do Porto, através do seu presidente Rui Rio, e o nosso FCP envolveram-se numa «guerra» sem precedentes, iniciada e alimentada pela 1ª parte, a qual provocou diversas paragens na obra e constantes adiamentos, pelo que, em consequência, a inauguração, prevista inicialmente para 15 de Agosto, aconteceu no referido dia 16 de Novembro de 2003, com uma noite de gala e o triunfo do F.C. Porto sobre o Barcelona, por 2-0.


Mas valeu a pena o atraso…
Alvo de reconhecimento por todo o Mundo como um dos mais belos exemplos de arquitectura aplicada em estádios de futebol, hoje, passados que estão 4 anos sobre o inesquecível dia da inauguração, o nosso palco de todas as emoções já viveu inúmeros momentos de glória (quem não se lembra, por exemplo, do magnífico jogo contra o Manchester United).
Mas, o mais importante, é que todos eles prenunciam que mais ocasiões e momentos de glória estarão, certamente, por acontecer.

Em todo o caso, neste dia de festa aproveite a ocasião para visitar o Dragão.
E não se esqueça que os associados e os menores de 12 anos têm direito, ao longo desta sexta-feira, a visitas grátis.
.














Por mim nunca irei esquecer o orgulho que senti quando entrei no Estádio, nem a emoção quando vi o relvado pela 1ª vez, bem como as bancadas repletas de adeptos e de felicidade, tudo ao som da música Alegria do Cirque du Soleil.
.
E vocês como viveram esse dia?

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

7 comentários:

O Situacionista disse...

Penta,

Onde é que tu andavas ??!!!

Mais um excelente post.

Para já só digo o seguinte - para mim o Dragão é o nosso SANTUÁRIO !

E como tal deveria, por todos os portistas, passar a ser designado.

O SANTUÁRIO DO DRAGÃO !

Parabéns !

O Situacionista disse...

É um orgulho ter estado na inauguração do Santuário.

É um orgulho ter o meu nome inscrito num azulejo do Santuário (cuja cópia guardo religiosamente). Já agora, obrigado Penta.

É um orgulho ter o meu nome no livro sobre a inauguração do Santuário (que também guardo religiosamente). Já agora e novamente, obrigado Penta.

O nosso hino a ser cantado ao vivo...SUBLIME !

Ainda hoje quando ouço o “Alegria” associo a esse dia.

P.s. – Confesso que temi quando vi o helicóptero descer. Parecia que ia cair. Era magia !

O Situacionista disse...

Pinto da Costa e o aniversário do Santuário do Dragão:

“Em apenas quatro anos de existência, já festejámos três títulos nacionais, mais do que qualquer outro clube português nos últimos 15 anos.”

Penta disse...

E não podemos esquecer que "o Palco de Emoções portista é, a partir de hoje, data do seu quarto aniversário, o primeiro estádio de cinco estrelas do Mundo com os certificados de Qualidade e Ambiente, títulos entregues por Miranda Coelho, presidente da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), que fazem do anfiteatro azul e branco um exemplar único a nível planetário"

Conforme refere no site do FC Porto, no decorrer do breve discurso com que assinalou a data, o presidente do F.C. Porto sublinhou o vanguardismo azul e branco, referindo-se ao facto de o Estádio do Dragão ser o único certificado em Portugal e o único de cinco estrelas certificado no globo. "Somos pioneiros e, para não variar, este título ninguém nos poderá tirar", observou, aproveitando a ocasião para revelar o fascínio recente do Marselha, disposto a enviar uma equipa de especialistas para adoptar o conceito do palco portista.


E continuou o NGP: "Todos que cá vêm dizem que este é o estádio mais bonito e o melhor", acrescentou o presidente, seguro dos poderes de sedução e magnetismo exercidos pelo «aniversariante», que continua a atrair uma vasta legião de admiradores. Com projecto para a construção de um novo estádio, o Panathinaikos, da Grécia, chegou a propor um decalque ao arquitecto Manuel Salgado, antes de enviar um grupo de projectistas ao Dragão, e vários clubes brasileiros mantêm o propósito de adaptar a concepção portista

FCP sempre à frente!!!

Sérgio de Oliveira disse...

Penta :

Parabéns por esta excelente apresentação .

VIVA O PORTO !

Penta disse...

Caro azul dragão:

Obrigado e volte sempre.
O comentário, a participação e o debate com quem tem coração de Dragão é sempre um prazer.
Mesmo que tenhamos pontos de vista diferentes temos sempre algo em comum: O querer mais e melhor para o FCP!!!

Quanto à apresentação digo apenas que vale sempre a pena o esforço extra quando se fala da "nossa casa".

Aproveito para deixar aqui algumas curiosidades retirei da Wikipédia:
- O Dragão é considerado, pela FoxSports.com, como um dos "25 Football`s Hallowed Grounds", ou seja, um dos 25 Estádios mais sagrados do futebol mundial;
- O Dragão já recebeu um prémio da "European Convention for Construction Steelwork";
- O Dragão foi o primeiro estádio europeu a conseguir a certificação "GreenLight". Esta é uma certificação da Comissão Europeia (através da ADENE - Agência para a Energia), premiando o esforço em termos de utilização racional de energia e na qualidade da iluminação;
- O Dragão está equipado com dois painéis electrónicos, que contém a resolução mais elevada em Portugal e uma das mais elevadas do Mundo;
- O Dragão está equipado com a tecnologia mais avançada em termos de controlo de acessos a bilheteira, tendo torniquetes instalados que permitem a validação de um ingreso adquirido, por exemplo, através do telemóvel;
- O Dragão é de Grau A, o que significa que pode ser palco de qualquer evento futebolístico nacional ou internacional;

O meu orgulho não pára de aumentar.

Uma abraço a todos.

Fanático disse...

Tal como diz o Situacionista, e bem, onde andavas amigo Penta?!!!

Mais um execelente post, pleno de emoção, fabulosa apresentação digital e um grande orgulho de ser admnistrador de um espaço que tem gente desta!!!

A inauguração foi um dos dias mais emocionantes e felizes da minha vida, apenas comparáveis ao dia de nascimento das minhas filhas e ao dia em que FCP foi campeão europeu pela primera vez no mítico dia 27 de Maio de 1987!!! É preciso dizer mais?