quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Decisão adiada

Fica tudo para decidir na última jornada.
E sendo primeiro classificados, e jogando em casa com o Besiktas, temos as esperanças de continuar na Champions intactas.
Seria excelente ter decidido a qualificação já em Anfield, mas não foi possível.
Culpa do Liverpool, pois é o “culpado” do grupo estar tão equilibrado, por ter perdido com o Besiktas e Marselha, e agora estar em recuperação.

Quanto ao jogo, há coisas incompreensíveis….
O que passa pela cabeça do Stepanov para provocar penalties, em lances que não são de golo eminente?
Aquele penalty foi o fim do jogo para nós.
Até esse momento, foi o jogo esperado, com o Liverpool a querer vencer a todo o custo, e nós a discutir o resultado.
Esse momento, afasta-nos da disputa do resultado, e cria um sentimento nos restantes 10 jogadores de “PQP o gajo! Outra vez a F****! Para quê andarmos aqui a esforçar-nos?”…
Daí o quarto golo.

Mas voltemos ao inicio.
Ao ouvir na rádio o onze inicial, também me passou pela cabeça um “PQP o gajo!”, mas dirigido ao Jesualdo.
Kaz no onze?!?! Stepanov no onze?!?! Mariano no onze?!?!
É verdade. Fomos a Anfield e não fomos jogar com os 11 titulares habituais.
É um risco. Mas lá terá de ser.
Mas o Kaz… o Mariano… o Stepanov… Não poderiam ser outros…?

Mas o Kaz até me surpreendeu, e fez um jogo interessante.
Mariano perdeu muitas bolas, e só após o nosso golo é que conseguiu alguns lances razoáveis.
Stepanov para além do dito, também fez muitos passes errados. Entretanto, lá teve algumas boas intervenções.
As perdas de bola da equipa foram imensas. Demasiadas.
Mas mesmo assim, fomos equipa, tivemos grande entreajuda, e tivemos lances bons e alguma troca de bola.
Não fomos abaixo ao sofrer o primeiro golo, e chegamos ao empate num excelente golo do Lisandro.
Perdemos o 1-2 logo a seguir pelo mesmo Lisandro.
Com o 2-1, mantivemo-nos no jogo.
Depois… foi esperar o fim do jogo.

Poupamos o Tarik, o Raul Meireles e o Fucile.
Espero que o Pedro Emanuel não tenha jogado por não ter capacidade de fazer 3 jogos em 6 dias.
Não são todos os clubes que vão a Anfield e abdicam de 4 titulares.


Quanto à SportTV, porque razão fizeram os comentários pela televisão, a partir dos estúdios de Lisboa, com um dos olhos no ecran que transmitia o jogo dos vermelhos????


FANTASY LEAGUE

Entretanto, a nossa liga continua com mudanças nos lugares do topo, embora o Pedro Resende e o Ivo Silva mantenham as duas primeiras posições.

fantas5

14 comentários:

Eterno Dragao disse...

Sempre defendi que se devia ir jogar a Liverpool com a segunda equipa. Creio que, em qualquer circunstância, seríamos sempre derrotados.

Jesualdo Ferreira, como é habitual, não teve coragem de assumir essa decisão e ficou-se por algo que "nem é carne, nem é peixe".

O treinador esteve muito mal, inclusivamente na entrevista final. Parece que perdemos por causa das substituições do Liverpool. "Olhe que não, Professor Jesualdo, olhe que não!". Tenho ideia que o senhor deu uma ajudinha!

Eterno Dragao disse...

Azzuli: permite-me utilizar as tuas sábias palavras para reforçar a ideia "PQP o gajo!".

Eterno Dragao disse...

Fomos muito prejudicados pela arbitragem. Há um erro pode custar-nos a qualificação: ao não expulsar Stepanov (como era da mais elementar justiça), o árbitro italiano permite que o Professor Jesualdo o ponha a jogar contra o Besiktas, podendo, assim, comprometer a nossa época europeia. Isto sim, são "roubos de igreja"!

O Contista disse...

Desta vez (só desta vez…) não estou nada de acordo quanto às críticas. Quer ao profe, quer ao Stepa. As alterações que foram feitas no onze inicial até acabaram por resultar: Kaz acabou por me surpreender pela positiva, apesar de achar que podia ter ajudado mais Cech (e até já li algures que Meireles estaria cansado, pelo que não escandalizaria a sua saída), Mariano fez a melhor exibição da época e Stepa errou, é verdade. Mas em função do volume de jogo do adversário, não o vejo como grande responsável. E Lucho no primeiro golo? Ah, mas esse é uma vedeta. E Bruno Alves no 4.º? Pois, esse também é. E o meio campo no segundo golo, que permitiu ao defesa esquerdo (creio eu) percorrer todo o campo na condução da bola, sem que nenhum médio lhe saísse ao caminho? Mas Stepa foi o responsável. Não concordo…

O que me ficou do jogo de ontem foi muito simplesmente o facto de o Liverpool fazer um jogo como há muito não via: pressão constante, trocas de bola rapidíssimas entre os seus jogadores, futebol apoiado, e em alguns momentos chegou a ser brilhante (para eles, claro) a forma como obrigaram os nossos a despejar para onde estivessem virados (e sempre para os pés deles…).

Não tenho dúvidas: para mim, resultado justo! Apenas espero não ter influência para Sábado…
Já agora, também me apercebi que, na minha opinião, estamos ainda muito longe do que é necessário para ir mais além numa CL!

O Contista disse...

Não posso deixar ainda de, publicamente, apresentar o meu veemente protesto quanto ao desempenho das principais equipas desta CL. A saberem que tenho diversos jogadores deles na minha equipa da Fantasy Football, foi lamentável a sua prestação. Alguém vai ter de pagar isto... E aquela de Vagner Love não estar sequer no banco, não me entra!

Azzulli disse...

O Stepa cometer dois penalties desnecessários, repito, desnecessários, em dois jogos seguidos, é para deitarmos as mãos à cabeça...
E muitos passes falhados.

Está em baixo de forma.
Sai da equipa, passa um periodo de recuperação, e volta daqui a umas jornadas quando estiver melhor.
Parece-me pacifico.

O Situacionista disse...

Ontem, num embate entre dois colossos mundiais, perdemos.
Também estou, naturalmente, muito triste. Pela derrota.
E mesmo humilhado. Pelo resultado.
Mas confesso-vos uma coisa, custou-me muito mais a derrota, o ano passado, contra o Arsenal e até o empate este ano cá com o Liverpool do que o desfecho de ontem.
E a derrota com o Arsenal foi, creio, por 2-0.
É que dessas vezes o Prof. teve medo ou foi pouco ousado.

Ontem, NÃO !
4x3x3, coerência de sistema.
Não inventou. Não teve medo.
Arriscou, é certo, no onze inicial. Em demasia.
Mas esteve perfeito a mexer na equipa.
Correu mal.
Acontece.
Até porque houve muitos erros individuais (dou toda a razão ao Contista).
E jogadores nucleares manifestamente desinspirados – Assunção, Luxo, Quaresma.

Mas os números finais são francamente exagerados.

Em todo o caso, prefiro ter sido goleado e estar em primeiro lugar, do que ter empatado, estar a festejar, e estar fora da competição...
São critérios.

Estou totalmente de acordo com a política de rotatividade do Prof.
Apenas penso que exagerou.
O mais curioso é que sofremos o segundo golo já com o Meireles e o Tarik em campo ...

O Prof. correu riscos porque sabe que treina um Clube cujos adeptos querem ganhar e estar sempre em primeiro.
E, portanto, geriu, sabendo que esta semana tinha dois jogos muito importantes.
Sábado se saberá se fez bem.

Eu acredito que sim.

P.s. – Não foi por aí que perdemos, mas a arbitragem foi uma escandaleira. Viram bem a falta que o Stepanov sofreu ???? E o fulano marca penalty ????

P.s. – Apesar de estar perto de entrar no “top five”, ainda assim, alguém me explica como é que 3 (TRÊS !!) jogadores da minha equipa da Uefa não jogam nem sequer 1 minutinho ? E os suplentes também não ? Há aqui dedo de alguém....

Aquiles Pinto disse...

Boa tarde,

E em relação ao Hélton, sou só eu ou ele precisava de ir uns joguitos aquecer o banco e tocar cavaquinho?

Saudações portistas,
Aquiles Pinto

O Contista disse...

Azzuli,

Todos concordamos que Stepa tem estado mal. Se ontem me pareceu, honestamente, que a mão foi mais um acto instintivo, numa tentativa de se "manter à tona", quando alguém o tentou "afundar", contra o Estrela, não há desculpas. Ponto. E também não me digas que foi o penalti que nos derrotou, porque também não foi.

Apenas me parece algo fundamentalista crucificarem o rapazito. Certamente, existem muitas outras situações em que perdemos pontos por erros individuais (e muitas vão surgir, concerteza). E mantenho a minha opinião: pareceu-me correcta a opção por Stepanov, pela maior capacidade física que demonstra, que, sinceramente, não vejo em PEmanuel. E espero, sinceramente, que não o condenem sumariamente, já que acredito que temos ali uma dupla com (muito) futuro. É só uma opinião.

Fanático disse...

Eu por mim estou furioso, por várias razões:

1) perdemos uma fantástica oportunidade de ganhar em Inglaterra, nomeadamente depois de termos estado a perder, depois de termos conseguido empatado e assim termos mantido até ao fatídico minuto 76. É inacreditável e vem provar que ainda não recuperámos a postura qualitativa e de espírito vencedores dos tempos de 2004, com o (e não um)outro treinador...

2)Não critico o JF pelas substituições, mas sim pela equipa inicial, e aqui divergindo frontalmente com o Eterno e o Azzulli. Como a testemunha idónea Situacionista pode atestar, defendi antes do jogo e em conversa com ele tida, que era um erro pôr uma equipa que não a melhor em campo, não só pelo prestígio da LC, pelo prestígio que é jogar em Inglaterra (até pela projecção da equipa adversária), mas também porque poderíamos/estararíamos em condições de ter conseguido o apuramento ontem.

Nesta perspectiva, disse, e assim infelizmente se confirmou, que era um erro jogar com Stepa, MC e com um jogador no meio que não pelo RM, quando além deste quem deveria ter jogado (pela experiência, pela qualidade e tranquilidade, pela rotina do lugar) seriam o PE e o Fucile.

A única alteração com que poderia concordar seria a entrada do MG, em vez do T, como aliás se confirmou, tendo sido a sua melhor exibição da época, o que até nem era difícil face ao que tem jogado...

Como disse antes, as substituições foram bem feitas, a 1ª porque ainda com 1-1, e depois com 2-1, seria sempre de buscar o empate e não fossem as b*** do MC, S e H, e não teria sido o descalabro posterior.

Mais, como também já o defendi antes, acho que já era altura, como diz o Contista, de o H ir tocar cavaquinho para o banco.

A esse propósito, recordem-me lá de uma defesa do H nos últimos jogos que tenha evitado um golo? Ou se preferirem vejam quantos golos (pelo menos Amadora e ontem no 4º golo)ajudou que entrassem.

3) Agora, lá vamos andar de calculadora e rezar que o L e OM não se lembrem de empatar...

Azzulli disse...

Olá Contista,

A mim parece-me que ontem o Stepa sente o contacto nas costas, e resolve dar mão ao mesmo tempo que se deixa cair. A mão é de braço esticado e na vertical. Até podia ser falta a nosso favor, mas a mão não é nada casual e deu muito nas vistas. E aí o árbitro assinalou o que dava mais jeito.

Esse lance não nos derrotou, mas acho que assinalou o fim do jogo, da resistencia, da tentativa de dar a volta ao resultado.

Não condeno o rapaz, mas também não me quero suicidar.
Como disse acima:
"Sai da equipa, passa um periodo de recuperação, e volta daqui a umas jornadas quando estiver melhor. Parece-me pacifico."

E eu também tinha o Love na equipa...
Desgraçado.
A esse sim, vou condena-lo sumariamente a abandonar a minha equipa!
:-)

O Situacionista disse...

Há certas e determinadas situações (como diz o Fanático em relação aos indivíduos...) que me aborrecem....

Por exemplo, a carteira cá do burgo é uma vermelha febril.

Felizmente que, ao longo dos anos, têm sido cada vez mais as vezes em que ela “não me quer entregar as cartas” do que aquelas em que eu “não as quero receber” !

Ele há segundas-feiras (e 4ª ou 5ªs) em que ela nem me fala... só ouve ....

Mas hoje ....

Não é que se lamentou que o registo n.º 4 não me fosse destinado ??!!!

Miséria !!

Tive que lhe responder ... “pena não haver correio no domingo”....

VAMOS GANHAR NA CESTINHA !

O Soldado Azul disse...

Eu não concordo com o Eterno quando afirma que em qualquer circunstância sairiamos derrotados! Demonstrámos que temos equipa para discutir o resultado! Até 15m do fim estávamos empatados... Agora com o Stepanov a cometer erros infantis é que ninguem aguenta! O 2º e 3º golos são da sua responsabilidade ... É evidente que não se deve culpabilizar apenas um jogador pelo resultado mas convenhamos que infelizmente ele ajudou e muito à festa inglesa...
Quanto à rotatividade considero que o Prof fez muito bem... Não nos esqueçamos que no caso de derrota continuaríamos tal como veio a suceder-se com as aspirações intactas... e não nos esqueçamos igualmente que no Sábado temos um jogo muito importante...
Saudações

Fanático disse...

A mim alguém me explica porque quase todos os meus jogadores apanharam cartão amarelo e os meus defesas cometem penaltis?

Isto cheira-me a esturro situacionista...