segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Se fossem o treinador do Bicampeão do Mundo ....


Como colocavam a jogar a nossa equipa amanhã ?
Como resolviam e ultrapassavam a ausência do Luxo ?
Porquê dessa forma ?

Os (19) convocados são:
Helton e Nuno,
Bruno Alves, Cech, Fucile, Pedro Emanuel, Stepanov e Zé,
Bolatti, Kazmieczak, Leandro Lima, Mariano, Paulo Assunção, Raul Meireles e Tarik,
Adriano, Postiga, Lisandro e Quaresma.

P.s. – Apesar de no passado mês de Outubro este blog ter atingido um novo máximo de visitas, os comentários e os comentadores andam algo desaparecidos. Venham daí dar a vossa opinião neste tema eminentemente futebolístico.

11 comentários:

Eterno Dragao disse...

Bolatti no onze inicial; Raul Meireles nas funções de Lucho.

Mas qualquer coisa que não passe pelo Mariano Gonzalez a titular está bem!

Azzulli disse...

H; Zé, Stepa, BA e Fuc; PA, RM e Cech; Tarik, RQ e Lisandro.

O Cech esteve muito mal a defesa esquerdo, mas costuma jogar razoavelmente no meio-campo e aparece a fazer uns centros interessantes.

O Situacionista disse...

Teoricamente existem 5 alternativas – Kaz, Cech, Bolatti, Tarik e Mariano.
O primeiro não tem ritmo de jogo.
Com Cech ou Bolatti, seria jogar com 3 médios defensivos.
Sobram Tarik e Mariano.
Tarik tem de jogar na ala direita.
Logo...

O Soldado Azul disse...

Eu aposto para titular no Tarik, Mas não na posição do Lucho...
Corremos o risco de jogar muito à defesa se colocarmos ao lado do Meireles e do Assunção o Bolatti! Fica um triângulo muito defensivo, mesmo considerando-se teoricamente que o Meireles avança... Ele naturalmente defende, não ataca...Mas remata bem de longe...
Mas não vejo alternativas...
Poderia considerar o Cech se estiver melhor... embora não deixe de concordar que joga muito melhor no meio-campo que a lateral...
Temo é que não vamos ter quem faça a transição... Mas dadas as ciscunstâncias arriscava a titular no Meireles, Assunção e Bolatti...
Agora o Tarik tem que jogar..., juntamente com o Quaresma e com o Lisandro! Na defesa o costume, incluído o Bosingwa, claro!
Saudações

O Soldado Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Penta disse...

Meus caros,

Não queria estar na pele do JF.

De facto, é para todos uma evidência que o Lucho é essencial nesta equipa e que não existe um substituto que preencha de forma satisfatória a sua ausência, nomeadamente a nível de transições rápidas para o ataque e posse bola de qualidade.

A mera presença de Lucho em campo é uma referência tranquilizadora para os seus colegas.

Em todo o caso (e como quem não tem cão caça com gato) lá teremos que arranjar uma alternativa.

Neste último jogo entendo que a opção do JF pelo Tarik foi a que resultou menos mal.

A sua colocação no centro com liberdade para fugir para as alas, aliadas à sua experiência, técnica e velocidade conseguiu com que o FCP subisse de rendimento, faltando apenas um pouco de lucidez (principalmente na colocação para evitar os fora de jogo) para materializar em golos o nosso domínio.

Não optaria pelo Bolatti por ser mais uma opção defensiva e cujo futebol não tem ainda dimensão atacante.

Mas acho que será mais provável que o JF opte pelo Mariano e se o fizer que resulte é o que todos esperamos.

Assim sendo, acho que o onze provável será:
Helton, Zé, Stepanov, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles, Mariano, Tarik, Lisandro e Quaresma.

Um abraço e... POOOOORTOOOOO!!!

Fanático disse...

Não há dúvida que este Lucho (o da boa forma física) o FCP é vinho de outra pipa!!!

Por responsabilidade prória (isto é qualidade), por sistema de jogo (escolhido/por não haver melhor, em que não temos nº 10), por estar resultar o Luxo assumiu a posição de insubstituível, pelo menos por agora.Tanto mais que o Leandrinho não passa(ou) ainda disso mesmo...inho!!!

Face a isto o que fazer? Não acredito ainda no Leandrinho, no marianinho ou no Bolattão, ou seja, a m/opção passaria pelo MC em posição que não a 8, mas a de 6+1 ou se preferirem de 8-1, com o PA a 6 e o RM 7+1.

Confusos? é fácil, então: H, ZB, S, BA, PA, RM (mais como médio interior), MC (na ajuda ao RM, a atacar e a defender), Lixa, RQ e T.

E coisa é certa: VAMOS GANHAR POR 2-0!!!!

Ricardo disse...

Olá portistas, sou benfiquista mas esse facto não me impede de ver o futebol até dos rivais naturais e, com paixão pelo jogo, gostar de descobrir as melhores equipas. Além disso, o F.C.Porto tem tudo para passar à próxima fase, situação que me deixaria feliz. Está na hora de apoiarmos as equipas portuguesas (todas elas dependem do resultado das outras, a curto-médio prazo). Deixemo-nos de traumas e de boçalidades.

Então, a "minha" equipa seria:

Helton
Bosingwa, Alves, Stepanov, Fucile
Assunção, Meireles
Lisandro, QUARESMA, Tarik
Postiga


É isso mesmo. Quaresma a «10». Já há algum tempo que venho pensando nesta solução. Se partirmos do princípio que o Ricardo é um excelente extremo, devemos também interrogar a sua utilidade numa posição mais central. Repare-se: capacidade de remate acima da média (se é certo que Quaresma procura muitas vezes o remate como extremo, não é menos certo que nem sempre a oportunidade de rematar surge) - a «10» teria muitas mais oportunidades, execução rápida e capacidade de fazer passes a rasgar - enquanto a equipa com Quaresma a extremo parece, por vezes, coxa (ou seja, tem de rodar a bola entre 4, 5 ou 5 jogadores, muitas vezes de um lado ao outro do campo, até que esta chegue ao extremo), em que só de um lado parece vir a possibilidade de perigo, ao centro Quaresma estaria em contacto constante com a bola. Jogaria com e sem ela.
Com Paulo Assunção a assegurar a estabilidade defensiva, ajudado por Raúl Meireles, embora este esteja neste 11 incumbido de maior atenção às transições ofensivas (com Quaresma a «10» RM teria de fazer o que faz naturalmente e ainda procurar movimentos [alguns, não todos] de Lucho), restava a Ricardo a última linha de meio-campo, tendo a seu lado Lisandro e Tarik e À frente Postiga. À direita, a procura de zonas mais interiores por parte de Lisandro não se fará sentir tanto porque terá Quaresma como óbvio companheiro de trocas posicionais ao longo do jogo. Se Lisandro procura chegar-se ao meio, Quaresma flecte para o flanco (que é o seu "habitat" natural), nunca descompensando a equipa.

No fundo, FS fez isso o ano passado no Benfica com Simão e eu acho que resultou. É certo que, tacticamente, Quaresma perde alguns pontos para o ex-benfiquista, mas se eu fosse Jesualdo estaria muito inclinado a tentar esta nova abordagem. Claro que teria de ser numa situação em que a realidade assim me obrigasse. Ela chegou. Nenhuma outra alternativa me parece viável, o que só vem provar (sem veneno algum, apenas uma constatação) que ao FCPorto faltam peças para que se possa considerar um plantel equilibrado.

Um abraço a todos e Boa Sorte para amanhã. Quanto a nós lá tentaremos ganhar num terreno dificílimo...

O Situacionista disse...

Uiiii, um vermelho civilizado e, ainda por cima, com umas luzes de futebol ?!!?

Estou pela minha vida !!

Pensei que ainda estaria para nascer !

Apesar de este ser um blog que, mais do que sobre futebol, é (apenas) sobre o FUTEBOL... CLUBE DO PORTO, enquanto todos, independentemente da sua “cor”, cá vieram para falar, com correcção, do BICAMPEÃO DO MUNDO, nada a dizer.

Portanto, bem vindo Ricardo.

Claro que discordo totalmente da sua ideia. Cuja fundamentação, no entanto, aproveito para elogiar.
Mas, na minha opinião, Quaresma não é nem nunca será um 10. Nem mesmo, pelo menos para já, em casos excepcionais.

Sabe, um pouco na sua perspectiva, via com melhores olhos, que hoje jogasse a 10 o Lisandro. Ou até o Tarik, embora menos, porque não tem pilhas para 90 minutos.

Insisto, contudo, no Mariano. Até porque se a aposta correr bem, o Eterno vai-me pagar uma jantarada....semanal...

Termino com um pressentimento - hoje o Harry Potter vai andar pelo Dragão...

P.s. – Curiosamente, também estou a torcer pela vitória de todas as equipas portuguesas. É que a Champions dá um desgaste tremendo....e eu, nesse aspecto, gosto de equilíbrio.

O Contista disse...

Há já algum tempo que me colocava esta questão, e eis que surgiu "a doer": se Luxo (e já agora, Meireles...) não joga, quem temos para o substituir? Fácil, na minha opinião: ninguém!

Bolatti parece-me ser bom jogador, mas "só" dá para aquele lugar que é de Assunção. A Leandrinho não auguro grande futuro, dado que me parece poder render mais (?) num lugar que a equipa não tem. Cech poderá ser a opção mais razoável, mas na minha opinião tem estado longe de garantir o que quer que seja. Para além destes, não sei, honestamente, em que posição joga (?) Mariano. Que falta faz Ibson...

Daí que a minha equipa seria (e sublinho minha):

H, Zé, Step, BA e Fuc; PA, MC e RM; Licha, HP e Tarik. (Sim, sem Quaresma. Enchi-me dele, pura e simplesmente. Mesmo quando preciso dos pontos dele na UEFA Fantasy Football...)

A que, acho, irá jogar:

H, Zé, Step, BA e Fuc; PA,RM e Mariano; Licha, Quaresma e Tarik.

Fanático disse...

Ao contrário do que pretendia e espero estar enganado vai jogar o jogador do Situacionista.

Bem vindo Ricardo: com comentários desta natureza é possível a tolerância entre clubes e adpetos; SEJA BEM VINDO E VISITE SEMPRE!!!