quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Céu e inferno

Há o lado MARAVILHOSO (vejam, revejam, voltem a ver e voltem a rever....) do futebol ...
.
.
.... e depois há o lado TENEBROSO....

28 comentários:

Vímara Peres disse...

Tarik. Na exaltação de ver a jogada do teu golo das arábias, até pensei, a tua diferença para o Maradona é a velocidade, tu és mais rápido!

Outro ponto positivo. Que comentadores! Porque é que não há cá disto? Por momentos fizeram-me lembrar os escoceses do Aberdeen a comentarem o golão do Vermelhinho. Para eles o futebol é uma arte, e eles apreciam-na!

Nos antípodas disto temos a arrepiante entrada do Binya. Se as faltas dele nesta tragicómica liga que por cá temos fossem castigadas, talvez o Benfica não fizesse esta triste figura na Champions!

Dois pontos acerca disto. Primeiro - Uma atitude destas com um colega de profissão, diz o sonso do Carlos Manuel (penso que é ele).
Com um colega de profissão? Nem com um animal! A entrada foi selvática!

Segundo - Se não se passassem coisas incriveis neste país, com uma comunicação social completamente tendenciosa e encobridora e as coisas completamente injustas e parciais que acontecem à volta de apitos dourados, etc, talvez os clubes ricos de Lisboa não se limitassem a queixas e a esperarem a protecção divina dos poderes instituídos e crescessem um pouco.

Podiam assim talvez representarem-nos um pouco melhor lá fora e serem melhores e mais competitivos cá dentro. Todos ganhariam com isso.

Por último, e para me despedir com um ponto positivo.

Obrigado Tarik!

O Situacionista disse...

Caro Justiceiro,

"Tarik. Na exaltação de ver a jogada do teu golo das arábias, até pensei, a tua diferença para o Maradona é a velocidade, tu és mais rápido!"

...tu és mais rápido....:-)))))))))))) MAGNÍFICO !!!

Paulo Pereira disse...

Bem, eu até queria escrever algo, mas depois do brilhante comentário do justiceiro azul [ e friso o brilhante) fiquei sem palavras. Tá tudo dito. Apenas e só um dos mais mágicos momentos vistos no Dragão, com o monumental slalom de Tarik e o inverso, noutra participação anódina e anónima dos benfiquistas. Bynia, louvado pelos comentadores e paineleiros de pacotilha cá do burgo, k adoram utilizar termos como "tenaz e jogador de fibra", viu k na UEFA a apologia da violência é liminarmente castigada: a vermelho!

Anónimo disse...

Binya foi muito bem expulso. Por mim, o meu clube não lhe pagava o ordenado durante dois meses e só jogava futebol em 2008. Espero que a UEFA o faça parar pelo número máximo de jogos, cinco.

Justiceiro: "Nos antípodas disto temos a arrepiante entrada do Binya. Se as faltas dele nesta tragicómica liga que por cá temos fossem castigadas, talvez o Benfica não fizesse esta triste figura na Champions!" - Concordo totalmente. Só gostava que incluísses nesta análise as várias faltas desse género com que o Quaresma brinda os adversários na nossa Liga. Curioso... na Champions ele não faz isso. Se Binya é apenas estúpido (e portanto fá-las tanto na Liga como na Champions), será que Quaresma (mais experiente e sabedor da dura atitude dos árbitros na Europa e da moleza tradicional na Liga) se sente tão defendido que acha que pode fazer estas faltas em solo português? Porque se estamos a criticar Binya, parece-me justo criticarmos o Quaresma (ainda esta semana vimo-lo, contra o Belenenses fazer uma entrada assassina. Não houve nem sequer cartão amarelo e a falta foi marcada... a favor do FCPorto). É só isto que peço: menos palas nos olhos. Meus amigos, vejamos de uma forma mais abrangente o que se passa nos nossos clubes mas também nos dos outros. Vejamos futebol com paixão e menos óculos de cabedal.

Azzulli disse...

O golo do Tarik é fabuloso!

E nós que estavamos na bancada do Dragão, algo preocupados com a exibição menos conseguida do FC Porto, fomos apanhados de surpresa por este lance.

E foi uma explosão de alegria fantástica!

Golaço!

Quanto ao Binya, já vimos outros lances dele bem violentos por cá. Só que cá o slb é protegido, lá por fora é igual aos outros...

Eterno Dragao disse...

Vocês não estão a ser justos com o Binya: ele está a conseguir fazer esquecer o Petit! :-)

Eterno Dragao disse...

Caro Ricardo: a crítica que dirige ao Quaresma faz todo o sentido e já por várias vezes o tema tem sido referido aqui no nosso blogue (ou seja, não usamos "palas"). No entanto, impõe-se uma correcção: no jogo contra o Belenenses, o árbitro não marcou a falta ao contrário; marcou sim (correctamente) uma falta anterior à entrada violenta do Quaresma (mas devia ter havido cartão amarelo na mesma, obviamente).

Anónimo disse...

Eterno dragão: amarelo? acha que aquela entrada merecia apenas amarelo? Quanto a mim é vermelho óbvio. Ainda bem que discutem a violência das entradas do Quaresma. Eu discuti-las-ei também e a dos jogadores da minha equipa. Contudo, se acha que aquela falta é passível de amarelo, desculpe dizer-lhe mas encontro aí uma pala ou outra ;)

Abraço

Vímara Peres disse...

Ricardo.

Esquecendo isso dos óculos de cabedal (talvez de aplicação mais consentânea com outros públicos que não o portista), e aproveitando o que o Eterno Dragão já lhe respondeu. Veja com abrangência! Como já percebeu, a falta a que alude não foi marcada ao contrário (mas se a Maria José Morgado visse o que escreveu, já mandou investigar. Essa usa palas de certeza).

As faltas do Quaresma também são criticadas por nós. Mas veja bem que ele também sofre muitas (algumas passam em claro, veja o escândalo em Leiria o ano passado). Quanto ao Binya, e ao seu precursor Petit, o seu historial fala por si. Não compare. É claro que não verá isso muito documentado nos pasquins deste país...

Abrangência, abrangência!

Soajeiro disse...

Apoiado

Eterno Dragao disse...

Ricardo: eu até admito que seja vermelho, mas isso implica que os árbitros portugueses comecem a actuar de outra forma. Em Portugal, não se mostram vermelhos em lances como aquele, seja jogador do FCP, do SLB, do Sporting, da Naval ou do Infesta. Só muito raramente isso acontece.

Se passar a ser um procedimento de aplicação generalizada, em Portugal, estou de acordo que deve ser vermelho.

O Situacionista disse...

O Binya, segundo titula em grandes PARANGONAS ABola (podem conferir no lado direito do blog), CHOROU no balneário logo após o jogo.

Ora bem, como conheço de ginjeira a corja jornaleira, fui investigar a choradeira.

Resultados da investigação:

O pobre do Binya chorou .... mas foi de tanto rir...
Infelizmente.
Só pode.

Passo a explicar:
Segundo noticiou ontem o “insuspeito” Record, o Binya, já depois de sair do balneário, disse isto:

“(... ) Elevei o meu pé direito ao jogador adversário mas fi-lo sem intenção de o magoar. Foi apenas um lance de forte virilidade”, disse o camisola 18 das águias.

No sentido de ter uma noção mais aprofundada sobre a entrada que mereceu atitude disciplinar por parte do árbitro, o médio disse que vai rever o lance pela televisão. “Vou ver as imagens mas desde já asseguro que não tentei lesionar ninguém”, frisou.”

Ora bem, finda a minha investigação, só não consegui apurar se depois de lá ter saído o Binya voltou ao balneário e, vendo o lance na televisão, entrou numa choradeira compulsiva...

Soajeiro disse...

Grande investigação "situacionista" isso é que devia fazer parte dos cardápios da investigação policial.
Racionalíssima e demonstra a intelegência que tens.É de homens como tu que o Porto precisa para se tornar independente.Continua, o mundo precisa de ti.

Barba azul disse...

É óbvio que o Binya não está com atenção nas acções de formação ministradas na Caixa Academia!
Devia estar a ler algum Patinhas quando estavam a visionar o filme "Como partir uma perna ao adversário", com interpretação a cargo de Katsouranis, na acção de formação intensiva dedicada ao tema "Objectivo Benfica Campeão - técnicas auxiliares quando o futebol não chega".
Depois, dá nisto: na altura de aplicar as competências adquiridas, a técnica está mal assimilada, os resultados não são atingidos plenamente, etc, etc...
Assim o país não avança!

Anónimo disse...

Justiceiro azul: Não é pelo facto de um jogador sofrer muitas faltas que ganha o direito a entrar de uma forma violenta sobre outro jogador. O Quaresma é um excelente jogador, como tal muitas vezes a única forma que defesas menos tecnicamente evoluídos arranjam para parar as suas deambulações é em falta. Todos repudiamos isso. Agora... há leis. O Quaresma não pode beneficiar (como beneficia hoje em dia, em Portugal, por ser o "mágico") de estatuto especial, estatuto esse que lhe permite "entrar a matar" porque tem a desculpa de sofrer muitas faltas. Não acho esse argumento válido. Se entrasse por aí desculparia o Rui Costa ou o Rodriguez quando fossem violentos com outros jogadores (porque também eles sofrem muitas faltas... não é só o Quaresma) ou - IMAGINE-SE - desculparia o Binya naquele lance absurdo em Glasgow porque na segunda parte os escoceses fartaram-se de massacrar os jogadores benfiquistas. Claro que não desculpo. Nunca desculparei. Quero ver futebol. Não é o vale tudo.
Eterno dragão: discordo totalmente de ti. Os árbitros em Portugal expulsam muitas vezes em lances desses. E mesmo que nem sempre o façam, devemos pedir que o façam sempre. Não acho que a melhor solução seja dizermos quando são os nossos a cometê-las que têm desculpa porque nunca ninguém expulsa e dizer quando são os jogadores das outras equipas que deveriam ser expulsos. O lance do Quaresma é para vermelho. Ponto final. Como o é o do Binya. Gostaria, no entanto, de lembrar que nem o Binya era virgem nessas entradas nem o Quaresma o era. São jogadores que algumas vezes têm entradas sem preocupação com a carreira de colegas de profissão. E isso, para mim, é indesculpável. Seja um jogador esforçado e lutador de meio-campo (Binya), seja um virtuoso (Quaresma). Não há leis diferentes para os virtuosos.

Abraço

Fanático disse...

Caro Ricardo, mais uma vez bem vindo.

Mas desta vez para lhe dizer que já há muito (desde que o Petit está lesionado!!!) que não via uma patada animalesca desta estirpe.

E se neste blogue já repreendemos o RQ, e inclusive o Soldado Azul já defendeu a sua exclusão da equipa titular e sanções económicas, só lhe peço que seja justo e me diga se alguma vez viu algo parecido com o lance do Bynia?

Anónimo disse...

Obrigado, Fanático.

Já vi, mas poucas vezes. Lances destes, em que se vê uma "patada animalesca desta estirpe", como diz, não são - felizmente - habituais no futebol. Não é a primeira vez, não será a última, mas isso não importa. Sou justíssimo, caro Fanático, já vi mas repudio. TOTALMENTE. A-B-S-O-L-U-T-A-M-E-N-T-E.

Atrás tentava apenas falar em casos passíveis de expulsão e, como sabemos, seja a patada animalesca (caso do Binya) ou uma entrada muito violenta (caso de Quaresma), a sanção segundo as leis é a mesma: cartão vermelho. O que pode - e deve - ser diferente é a posterior multa ou castigo. Nunca quis dizer que os casos são iguais. Não são. Diria que Quaresma deveria ter sido expulso e ficar dois jogos sem jogar; Binya deveria ser expulso (como foi) e ficar dois meses sem jogar. É essa a diferença. Dentro de campo a solução é que é a mesma: RUA! Banho mais cedo! Fora daqui, patife! JÁ!

Abraço

Eterno Dragao disse...

Ricardo: às vezes, por escrito, é difícil perceber a posição de cada um - ao contrário do que diz, eu acho que estamos de acordo!

Procurando resumir: desde que os procedimentos disciplinares sejam uniformemente aplicados pelos árbitros, não tenho qualquer dúvida que o lance do Quaresma também é para expulsão. O que eu quis dizer é que, em Portugal não se costuma aplicar a lei com esse rigor. Mas devia!

Como costumam dizer ao Rui Moreira: o Ricardo nem parece benfiquista (estou a brincar - não leve a mal!!!!).

Soajeiro disse...

Ainda vai nascer um grande amor entre um Bicampeão do Mundo e um ensanguentado.

Vímara Peres disse...

EXCLUSIVO!!!

Tive acesso a uma escuta efectuada nos balneários de Glasgow após o jogo do Benfica!

É comovente.

Rui Costa: Bininho! Estás doido ou quê? Não te dissemos que estas entradas eram só lá em Portugal?

Binya (Bininho para os amigos): (choro convulsivo) Eu... eu não sabia... eu pensava que(choro convulsivo) pensava que estávamos em Portugal...(choro)como me disseram que eles eram os celtas(choro convulsivo).

Rui Costa: Os celtas!!??

Bininho: Siiim... pensava que fossem os... os.. Pauliteiros de Miranda (choro convulsivo). Pensava que nos tinham dado mais uma...(choro) hipótese na Taça da Liga... (choro convulsivo).

Camacho: Cojones!!! Este gajo é mais coño do que eu pensava!!
Já viste como estão as tuas chuteiras?? Ainda têm sangue dos coños do Setubal!
Onde é que está o roupeiro?? Ricaaardo!! Larga já o computador e vem já cá limpar os pitones do Bininho!! Coño, sempre na internet!!

Ricardo: Porra, que sorte a minha. Logo agora que eu estava a falar com uns portistas porreiros! Estes gajos ainda por cima percebem disto!

Barba azul disse...

Ricardo, o facto de estarmos todos de acordo em que todo o tipo de entradas violentas, sobretudo as que podem levar a lesões graves, merecem a sanção imediata adequada (cartão vermelho ou amarelo, consoante a gravidade) e que devem merecer a reprovação dos adeptos, indiferentemente de serem feitas por jogadores doutros clubes ou do nosso, não quer dizer que se concorde em meter tudo no mesmo saco, equiparando o que tenha diferentes "indicadores de intenção malévola" ou diferentes graus de gravidade nas consequências sofridas.
Nos casos em questão, não queiras comparar a violência da entrada do Binya com a do Quaresma! Quando consegui ver em boas condições a entrada do Binya, sem sacões na imagem, lembrei-me de já ter feito algumas vezes o mesmo gesto, mas para tentar partir galhos grossos encostados a uma parede!
A propósito, envio excerto de declaração do árbitro do Celtic-Benfica:
"A expulsão de Binya não deixou quaisquer dúvidas a Martin Hansson, árbitro que apitou o confronto entre Celtic e Benfica, da última terça-feira. O juiz sueco revelou ontem que acredita ter tomado a melhor decisão ao mostrar o cartão vermelho ao médio encarnado, destacando a agressividade da entrada de Binya. "Já apitei muitos jogos e já vi muitas faltas duras. Esta foi uma das entradas mais graves que já vi e não tenho dúvidas que justificou o cartão vermelho directo"

Já agora, quero dizer que embora seja difícil para mim, por superior gosto pela paz e boa vontade entre os homens e como sinal de apreço pela tua simpatia e bom carácter, me vou abster de comentários que possam ser ofensivos para a tua sensibilidade benfiquista quando estiveres presente.

Bem hajam!

Azzulli disse...

Eu vejo uma enorme diferença entre o Binya e o Quaresma.

A função do Binya é distribuir lenha pelos avançados adversários, a do Quaresma é criar lances de ataque.

O Binya entra duro desde o inicio do jogo, o Quaresma entra duro após ter sofrido várias faltas duras, e algumas não assinaladas pelo árbitro.

Todos nós vamos ao estádio para ver os Quaresmas, e não os Binyas.

Com isto não quero dizer que não se deva mostrar os cartões de igual modo, mas sim que se se mostrar bem os cartões, o Quaresma não terá tempo de ter paragens cerebrais e fazer entradas duras, pois os adversários, e justamente, já não estarão em campo.

Mouro(inho) disse...

El gitanito é um anjo, assim como todos os jogadores tripeiros. Maus, maus são os outros. Percebem suas sentinas ambulantes?

Barba azul disse...

Não desconverses, Mouro(inho)!
Põe-te a ti próprio esta questão: preferia levar a calcadela do Quaresma ao belenense ou a patada do Binya ao celta? (dasss...)

Mouro(inho) disse...

A minha resposta é:Eu preferia não apanhar nenhuma.
A del gitanito ao M.Veloso também não, entre outras.

Anónimo disse...

Eterno dragão: Nós, benfiquistas, também temos muitas vezes essa impressão; a de que não há gente civilizada nos outros clubes para se poder, tranquilamente, discutir futebol. É uma generalização abusiva, obviamente. Haverá sempre pessoas civilizadas, que verdadeiramente amam o seu clube e que não são estúpidas ao ponto de achar que todos os adeptos dos outros clubes não podem ter razão ou não sabem ver futebol. É pena que assim seja. Até porque, pelo mau adepto, pagam todos. Deixo a pergunta: será tão estranho e difícil sermos civilizados e gostarmos de discutir (porque amamos) apenas e só o Futebol?
Já agora, já que fala no Rui Moreira, digo-lhe que o acho um portista de grande nível. É pela primeira vez (que eu tivesse visto, pelo menos) um adepto do Porto que defende o seu clube na televisão que verdadeiramente me agrada. E estendo a grande parte das pessoas que têm comentado neste blogue o elogio. É bom podermos falar de futebol.

justiceiro azul: Embora agradecendo a oportunidade que me deste de entrar nessa pequena peça de teatro que inventaste, confesso-te alguma tristeza: esperava que me desses um lugar de maior realce no argumento. Limpar os pitones do Bininho parece-me trabalho tão pobre. Não me podes arranjar trabalho mais digno? Fica a ideia... :)

Barba azul: eu disse atrás que as faltas eram de intensidade diferente. Sem dúvida. E obrigado pelas palavras. Acho que podemos falar sem começar aos berros e às ofensas, como vejo por aí espalhados na blogosfera. Agora... podemos brincar. Não quero que percas a famosa ironia tripeira. Quando bem metida, tem a sua graça...

azzulli: eu confesso-te uma coisa: gosto muito do Quaresma. Acho que ele é um jogador fora-de-série, em certos aspectos mais genial do que o Cristiano (entenda-se: capacidade para fazer magia; quanto a mim, o Ronaldo consegue unir quase todas as características físicas e técnicas e por isso é um jogador explosivo, um comboio de velocidade e repentismo, mas há qualquer coisa no Quaresma que não vejo no Ronaldo... é a minha opinião, qualquer coisa que não tem nome). Mas sempre que o vir entrar de forma violenta, nunca o irei desculpar, mesmo que leve pancada o jogo todo (espera-se, obviamente, que não leve). Até por aquilo que disse atrás, custa-me ver um jogador da sua qualidade entrar como um qualquer sarrafeiro.

Abraço a todos

O Situacionista disse...

Por mera curiosidade... diz o “insuspeito” Record:

“Binya BRANQUEADO

A BÁRBARA agressão de Binya a Scott Brown foi a nota mais do que negativa da semana.

Como explicar a entrada ASSASSINA do camaronês sobre o jogador escocês ?

O médio do Benfica, não só deu uma imagem de mau profissional, como prejudicou a equipa.

Binya merecia ser castigado duramente. A UEFA não vai perdoar.

Mas do clube da Luz não chegaram notícias de qualquer castigo. E aqui é que está o problema.

Os responsáveis do Benfica, que deveriam ser os primeiros a rejeitar lances como aquele, e penalizar os jogadores por acções IGNÓBEIS, quase sempre limitam-se a afagar o atleta. (...).” (maiúsculas minhas)

Anónimo disse...

Ainda não sei se haverá punição por parte do meu clube ao jogador Binya. Talvez ainda venhamos a saber sobre esse assunto nos próximos dias. De qualquer forma, já estão atrasados. Como adepto, exijo que, nestas situações de irresponsabilidade, a resposta seja rápida e certeira. Não pactuo com "paninhos quentes" nem com formas mais ou menos hipócritas de atenuar a atitude do atleta. A não-responsabilização por parte do clube só vem prejudicar o próprio Binya, que pensará que afinal o que fez até nem foi tão errado assim. No meu Benfica, estas situações não podem acontecer. Não quero saber se noutros clubes fazem o mesmo, se não responsabilizam os seus atletas por actos irreflectidos, se passam por cima desses mesmos actos para fingir que não é nada com eles. Na minha visão de clube, o atleta deve ser punido. Não é crucificá-lo, é ensiná-lo (o rapaz vem de outro continente, onde entradas dessas não são assim tão anormais) a perceber que para jogar no Benfica deve ter respeito por colegas de profisão e, acima de tudo, por homens. Como tal... espero uma resposta (que já vem tarde) da direcção do meu clube, embora não acredite que ela chegue. É que será o próprio Binya o mais prejudicado se não tiver qualquer repreensão pelo gesto animalesco, patético e estúpido que cometeu.