quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Só para contistas

A SAD do FCP emitiu um comunicado com o resumo das contas (económico-financeiras) da última época.

Quem quiser, pode ver aqui.

5 comentários:

O Situacionista disse...

Eterno,

Desafio-te publicamente a preparares um post para logo à noite ou amanhã com os aspectos essencias e, especialmente, com a tua opinião em relação às contas.

Estou muito curioso.

Noutra perspectiva, desafio também todos os COMISSIONISTAS a virem cá mandar o seu bitaite.

Eterno Dragao disse...

Situacionista: o comunicado ontem divulgado é um resumo que antecede a aprovação do relatório e contas na Assembleia Geral.

O relatório e contas, para já, não está disponível no site da CMVM, pelo que, neste momento, é prematuro emitir uma opinião.

Deixo apenas duas notas para reflexão (não são críticas):

1) os custos com o pessoal ascenderam a 34 milhões de euros. Sustentável?
2) o resultado equilibrado é conseguido com a venda de 80% do Anderson, do Ricardo Costa e do Hugo Almeida (creio não estar a cometer nenhum lapso).

O Situacionista disse...

Diz o JN de hoje:

“SAD volta aos lucros nas melhores contas de sempre

A SAD do F. C. Porto apresentou um lucro de 2,3 milhões de euros, referente ao exercício de 2006/07. Nos números, ontem divulgados e que reflectem a boa saúde financeira da Sociedade Desportiva, de salientar a redução em 6,2 milhões do passivo, o cash flow positivo de 21,3 milhões de euros (em 2005/06 era negativo, na ordem dos quatro milhões de euros) e o EBITDA de 28,5 milhões de euros.

O cash flow equivale à capacidade de gerar dinheiro, enquanto que o EBITDA, talvez o indicador mais importante da situação económica de uma empresa, representa o lucro antes do pagamento de juros, impostos e amortizações. A propósito, é bom referir que o lucro final (2,3 milhões de euros) até podia ser maior, porém a administração liderada por Pinto da Costa, fiel às ùltimas promessas, aproveitou para abater 6,2 milhões ao passivo - em Junho de 2007 este item fixava-se nos 126,3 milhões de euros, inferior aos 132,5 milhões de euros contabilizados em Junho de 2006.

Estas são as melhores contas de sempre da SAD portista, pois pela primeira vez a sociedade apresenta custos com o pessoal abaixo dos 50% dos proveitos e as receitas ordinárias cresceram quase 20% em relação ao último ano, atenuando a dependência das receitas extraordinárias, que são a venda de passes de jogadores. De resto, os 30 milhões da transferência de Pepe só serão contabilizados no exercício deste ano.

Entre outros dados significativos também há a destacar a redução dos custos com pessoal (leia-se jogadores). Em 2005/06, este item absorvia 66% do total dos proveitos operacionais, verificando-se, neste último relatório,um meritório avanço, pois a absorção situa-se nos 42%. É um facto determinante, na medida em que, para os especialistas, o ideal para aferir a viabiliade de uma SAD é ter a rubrica dos custos com pessoal baixo dos 50% dos proveitos.

Excluindo o dinheiro conseguido mediante a transferência de jogadores, como a venda de Anderson ao Manchester United à cabeça e por 24 milhões de euros, de registar, igualmente, uma subida nos outros proveitos, designadamente na bilheteira, TV e provas da UEFA. O salto foi de 46,2 milhões de euros para 54,9 milhões de euros, sinal do esforço da SAD para atenuar a dependência da venda de futebolistas.

Passivo reestruturado

Finalmente, a reestruturação do passivo transformou um terço em dívida a longo prazo, o que permite uma gestão mais folgada, com os pagamentos diferidos para prazos mais dilatados.

Entretanto, a administração portista vai anunciar, provavelmente hoje, a escolha para a presidência do Conselho Fiscal da SAD. Adolfo Roque, patrão da Revigrés e que já preside ao Conselho Fiscal do clube, deve ser o eleito para substituir Domingos Matos”

P.s. – A Uefa chumbou o Binya com seis jogos. Teve sorte...

Eterno Dragao disse...

Estas notícias são sempre uma delícia. Os jornalistas são brilhantes a escrever sobre estes temas de economia.

A frase: "A propósito, é bom referir que o lucro final (2,3 milhões de euros) até podia ser maior, porém a administração liderada por Pinto da Costa, fiel às ùltimas promessas, aproveitou para abater 6,2 milhões ao passivo" é um absoluto disparate!

O Situacionista disse...

Todos sabem qual é a minha opinião em relação às contas.
É olhar para a tabela classificativa e ver se estamos em primeiro ou não. Se estamos, as contas são MAGNÍFICAS, se não estamos .... ALARME !

Quanto às contas dos contistas são importantes, embora acessórias face às outras.
Já disse isto o ano passado. Já nessa altura não vi nada de mal nas contas.

E não é por este ano as contas dos contistas estarem, na minha modesta opinião SOBERBAS (apesar de aguardar a todo o momento o parecer mais sabedor do Eterno) que vou mudar de opinião.
Aliás, repito o que já dizia quanto aos passivos e que agora ainda é mais saliente:

Vermelhos - 310 milhões
Verdes – 270 milhões

Nós – 125 milhões.

Querem melhor ?

Claro que podendo as contas estar magníficas e as contas dos contistas soberbas, melhor ainda.

P.s. – Mas continuo à espera de ver os comissionistas virem a terreiro. Se o ano passado estavam insuportáveis e vaticinavam horrores, este ano devem andar eufóricos e exuberantes.