segunda-feira, 1 de setembro de 2008

COACÇÃO, para alguns clubes, deu 2ª divisão ... E agora Ricardinho, que pena vais aplicar ao teu clube ? Ou ... vale tudo, incluindo tirar olhos ?

15 comentários:

Fanático disse...

Não nos caleremos!!!!.

Aliás, vou mandar já o link para corja do costume:fpf, lpfp, rascord, bolinha, correio de merda (nunca tinha reparado como correio da manhã rimava tão bem com correio de merda),24 minutos e outros!!!

Aliás, acho que este fulano enquadra muito bem o típico adepto ensanguentado...

Bem, pelo menos desta vez, não vão poder dizer que não é ensanguenatado: tem barba, corninhos, é encarnado, é grosseiro e, claro, muito bom pai de família....só lhe falta ser...como dizia o Soldado em certa e determinada deslocação à capital dos 6 milhões...

Azzulli disse...

E o sumarissimo ao Luisão?????

É evidente a agressão!
O árbitro não viu.
Mas todo o Mundo vê na televisão!

O Situacionista disse...

Até o Record avança com a sanção:


"Um caso bicudo para a Liga

COACÇÃO SOBRE ÁRBITRO CUSTOU DESPROMOÇÃO AO BOAVISTA

Pode o Artigo 54.º do Regulamento Disciplinar da Liga aplicar-se ao caso da agressão de um adepto do Benfica ao árbitro assistente José Ramalho ? Só a Comissão Disciplinar da Liga poderá fazer alguma luz sobre um assunto que ontem, pelo menos, foi levantado em diversos fóruns.

Este é o artigo relativo à coacção que custou ao Boavista a despromoção à II Liga.

Diz o mesmo que os clubes são responsáveis, directa ou indirectamente, pelo factos cometidos pelos seus dirigentes ou representantes, sócios e funcionários quando estes “exerçam violências físicas ou morais” nomeadamente sobre elementos da equipa de arbitragem.

“A construção deste ilícito terá de coincidir com o momento em que o acto de coacção – violência física ou moral – chega ao conhecimento do destinatário”, lê-se num desses acórdãos.

A violação corresponde ao momento “em que a vítima se depare com um comportamento que evidencia a intenção de ocasionar condições anormais na direcção do encontro”.

A CD da Liga considera ainda que não é necessário que, “em concreto, o árbitro tenha sido afectado na sua liberdade de actuação e conduzido anormalmente o jogo” para que seja preenchido o ilícito disciplinar.”

( http://www.record.pt/noticia.asp?id=802884&idCanal=11 )



SERÁ QUE OS REGULAMENTOS VÃO SER APLICADOS ?

Vermelhos na 2ª !

Fanático disse...

bicudo? Só se formos inocentes!

Pata Negra disse...

Vamos pressionar até não poder mais, para ver até onde consegumos ir! Para colocar a CD em Sentido!
Apesar de ter a certeza que não vai dar nada se não nos calarmos e se os nossos representantes nos programas televisivos falarem disto, pode dar uma boa sarilhada.

O Situacionista disse...

Vejam bem que até este chanfrado de cabeça gelosa e mãos maiores do que a carantonha consegue perceber o óbvio:


“Carta ao diabo

Sr. Diabo, presumo-o detido e a minha dúvida prende-se com o facto de, à hora da leitura desta missiva, já ter sido, ou não, presente a um juiz.

Presumo, também, ser um fervoroso e incondicional adepto das cores vermelhas e um habitual frequentador do Estádio da Luz.

Espero que deixe de o ser e o juiz lhe imponha a sua apresentação periódica em esquadra, nos próximos tempos, à hora dos jogos, sempre que o Benfica intervenha. E espero que, na respectiva esquadra, se isso acontecer, os polícias não o deixem ver os jogos (nem) pela televisão.

É o maior castigo que lhe podem aplicar, no âmbito da lei que combate a violência em recintos desportivos, de 2004.

Porque o sr. não é do Benfica. O sr., se fosse do Benfica, sabendo que, ao abrigo do artigo 136, “o clube é responsável pelas alterações da ordem e da disciplina provocadas pelos seus sócios e simpatizantes”, não arriscaria uma sanção com consequências gravosas para o emblema que diz defender.

O sr. não merece o respeito dos verdadeiros benfiquistas e daqueles que têm preocupação com a protecção do futebol. Porventura sem o saber, o sr. diabo fez o que fez sem medir muito bem os efeitos do seu acto. Dir-se-á, até, que foi “invulgarmente inteligente”.
Coagiu o árbitro assistente sem se dar por isso.

Dir-se-á que conhece muito bem os regulamentos do futebol, porque, sem ter havido interrupção do jogo (superior a 5 minutos) e sem haver danos físicos na pessoa do dito assistente, não haverá lugar a interdição nem a perda de pontos.

Mas o sr. Diabo pode agradecer ao fiscal de linha (José Ramalho) ter reagido sem exibir afectação.

Bastar-lhe-ia fazer o que fazem muitos jogadores (simular lesões) para o sr. arrastar consigo o Benfica para as profundezas do inferno.

E mais: os regulamentos contêm uma parte tão subjectiva que até se poderia afirmar que o Benfica só não desce de divisão se o sr. Ramalho não quiser. Bastar-lhe-ia confessar-se coagido.

Estimo-lhe as melhoras – a si e ao nosso futebol, que ainda permite coisas destas. São coisas do diabo...”

http://www.record.pt/noticia.asp?id=802913&idCanal=2478



Vermelhos para a 2ª !


P.s. – Subscrevo todas as letrinhas do último comentário do Pata Negra.

P.s. – Hoje passei o dia a atormentar cabeças vermelhas. Eles estão preocupados. Diria até, assustados. Muito assustados.

dragao vila pouca disse...

"Vou fugir ao tema proposto para lhe dizer o seguinte:o senhor disse que tudo no clássico da Luz correu bem que as medidas foram as correctas e que apenas aconteceu aquele incidente com o adepto.
Como o senhor não é cego e esteve na Luz, eu pergunto-lhe: como é possível tantas tochas, tantos petardos e tantas cebolas terem entrado no estádio e terem sido atiradas para o relvado? Aliás, já na época passada era a mesma coisa e em Guimarães a rede foi queimada e jogo interrompido, tendo o Benfica sido castigado, já no defeso e apenas com uma multa.
Estou curiosíssimo para ver qual o castigo que a Excelentíssima C.Disciplinar, sempre tão preocupada com as regras e com a justiça, quando se trata do Campeão, vai dar ao clube da simpatia do Dr,Ricardo Costa."

Meus amigos acabo de deixar este comentário no blog do presidente da Liga e vou aguardar para ver o que acontece.
Um abraço

O Situacionista disse...

Vila Pouca,

Depois diga-nos se teve alguma resposta.

Ricardo disse...

Que o homem é um imbecil e um grunho, já todos sabemos. Agora comparar um clube de corruptos (que já bate os costados na segunda divisão e com toda a justiça) com um clube que é completamente alheio a um acto estúpido de um seu adepto(?) é coisa que não lembra a ninguém. Ou o Porto também é responsável por aquele outro idiota que, no final do jogo, agrediu (e esse agrediu mesmo, não empurrou) um jornalista? Haja alguma lucidez.

Abraço aos menos parciais.

O Situacionista disse...

Ricardo,

Compreendo a sua preocupação. Diria mesmo, pânico. Não me lembro de ver assim os vermelhos. Estão literalmente... borrados !!!

Olhe, sou-lhe sincero, parece-me manifestamente escusado, ou não fosse o presidente da CD um vermelho doentio, parcial e telecomandado.

Mas também lhe digo, se não passou de um acto estúpido praticado por um vermelho imbecil e grunho (nas suas palavras), então explique-me ... porquê é que o Boavista desceu ? Não foi por causa de um telefonema (simples telefonema...) feito por um ... simples accionista ? Que tinha, segundo diz a CD ... uma acção ! Uma !!

Em jogos que o Boavista perdeu, em que não foram detectados erros com influência no resultado e em que os árbitros confessaram que não se sentiram coagidos ?


Relembro os regulamentos e chamo a particular atenção para o n.º 4 do art.º 54:

"Artigo 54.º

Coacção
1. Os Clubes que exerçam violências físicas ou morais sobre delegados da Liga, observadores de árbitros, dirigentes, jogadores, treinadores, secretários ou auxiliares técnicos, médicos, massagistas e delegados ao jogo do Clube adversário, que ocasionem inferioridade na sua representação aquando dos jogos oficiais e contribuam para o desenrolar deste em condições anormais, serão punidos nos termos do n.º 2 do Art.º 51.º.

2. Se os factos referidos no número anterior forem cometidos sobre qualquer elemento da equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direcção do encontro com consequências no resultado ou levem o árbitro a falsear, por qualquer modo, o conteúdo do boletim do encontro, os Clubes serão punidos nos termos do n.º 1 do Art.º 51.º.

(...)
4. Os Clubes são considerados responsáveis, nos termos dos números anteriores, pelos factos cometidos, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus dirigentes ou representantes, SÓCIOS e funcionários."


Artigo 51.º
Corrupção da equipa de arbitragem
1. O Clube que, através da oferta de presentes, empréstimos, promessas de recompensa ou de, em geral, qualquer
outra vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer elemento da equipa de arbitragem ou terceiros,
directa ou indirectamente, solicitar e obtiver, daqueles agentes uma actuação parcial por forma a que o jogo
decorra em condições anormais ou com consequências no seu resultado ou que seja falseado o boletim do
encontro, será punido com as seguintes penas:
a) Baixa de divisão;
b) Multa de € 50.000 (cinquenta mil euros) a € 200.000 (duzentos mil euros).
(...)"


Portanto, se só houver um critério (o mesmo do Boavista) e se todos estiverem sujeitos às mesmas regras, resta ao Ricardinho vermelho da CD .... mandar o seu clube para a 2ª divisão.

Infelizmente, todos sabemos que há clubes e clubes...

O Situacionista disse...

E digo mais, achei o critério e a forma utilizados pela CD da Liga e que levaram à condenação do Boavista (e do FCP) absolutamente ridículos.

Mas se é para uns, tem de ser para todos....

Ricardo disse...

Aceito que - ainda injustamente para o Clube, mas enfim, alguém deve ser punido - impeçam o Benfica de jogar no Estádio da Luz durante alguns jogos ou permitam jogar mas sem público, aceito uma multa, mais do que isso seria aberrante, como também tu, situacionista, deves achar (pelo menos sempre te "vi" como um homem lúcido). E que o grunho nunca mais possa entrar num campo de futebol e o Benfica cancele o seu cartão de sócio.

É que se é por isto: "Os Clubes que exerçam violências físicas ou morais sobre delegados da Liga, observadores de árbitros, dirigentes, jogadores, treinadores, secretários ou auxiliares técnicos, médicos, massagistas e delegados ao jogo do Clube adversário, que ocasionem inferioridade na sua representação aquando dos jogos oficiais" então o nosso futebol está cheio de clubes que deviam descer de divisão. E, bem mais grave, cometidos os crimes por jogadores!!! Já não te lembras dos anos 90, em que 10 jogadores do Porto andavam a correr atrás do bigodudo e o empurravam e o caluniavam até mais não? É lógico que isto não tem pés nem cabeça. Foi apenas um grunho com grunhices. Pague o Benfica, está certo, uma vez que tem nos seus quadros de associados uma besta quadrada, mas na medida correcta. Parece-me que também concordarás comigo e julgarás da mesma forma o exemplo que te dei. Ou achavas justo que o Porto de então fosse parar à segunda porque os seus jogadores faziam jogos de apanhada com o Pratas? Não, pois não?

Acho inadmissível que se tente comparar actos de corrupção, conluios, coacção de dirigentes e representantes de um clube corrupto com um acto de um adepto, mas enfim, posso ser só eu.

E nada em pânico, Situacionista. Qualquer pessoa minimamente imparcial consegue perceber a IMENSAMENTE menor gravidade (ainda que altamente reprovável) deste caso.

Já agora: e aquela senhora que muito fala e muito sorri para as câmaras de televisão, não paga? Não era ela a responsável pela Polícia e, por consequência e em sintonia, pelos stewards? Como é que o grunho consegue sair tranquilamente da bancada, empurrar um fiscal de linha e voltar, como se nada se passasse, para a bancada outra vez? Atirem a Polícia para segunda divisão, já agora! E a senhora devia ser... presa.

O Situacionista disse...

Ricardo,

Como já disse e pelas razões que acima referi, se o seu clube fosse parar à 2ª divisão isso significava 4 coisas:

- lei igual para todos (Boavista e FC Porto, vermelhos)

- igualdade de critérios - (Boavista, FC Porto, vermelhos)

- julgador (aparentemente) isento -(Boavista, FC Porto, vermelhos)

- critério e forma decisórias utilizados pela CD ... perfeitamente aberrantes -(Boavista, FC Porto e vermelhos)


Mas faz bem em não estar em pânico (embora tal seja algo contraditório com aceitar vários jogos de interdição ou "às moscas"), pois, como já lhe disse, há clubes e clubes...

E há filhos e enteados...

E há o clube do regime e os outros...


P.s. 1 - Lembro-me bem da perseguição que os jogadores vermelhos fizeram ao Benquerença no célebre jogo do remate do Petit que não entrou.

P.s. 2 - Hoje não voltarei a comentar, por total impossibilidade.

Ricardo disse...

"Mas faz bem em não estar em pânico (embora tal seja algo contraditório com aceitar vários jogos de interdição ou "às moscas")"

- Não vejo onde está a contradição. Sou a favor de uma punição ao clube de que é o criminoso adepto. Qual a dúvida? Não estou em pânico em relação a possíveis sanções radicais (como seria a descida de divisão), estou chateado com o grunho que fez o meu clube ter de pagar de alguma forma o seu acto, embora seja a favor de uma multa ou castigo de acordo com o sucedido. Entendido?

"Lembro-me bem da perseguição que os jogadores vermelhos fizeram ao Benquerença no célebre jogo do remate do Petit que não entrou."

- Folgo em saber que viste o lance melhor do que toda a gente. Portanto, tens a certeza que não entrou, é isso?
Em relação à perseguição, entendo então que não viste muito futebol nos anos 90. De qualquer forma, e ainda que as perseguições tenham sido bastante diferentes (com clara vitória portista, nos 100 metros em fúria e com baba atrás do Pratas bigodudo), não percebo qual a tua teoria. Então aceitas que, pela lei (a mesma lei que usas para argumentar que o Benfica deveria agora descer de divisão), o Porto nessa altura devia ter descido? Resolve-te, rapaz.

Abraço e até amanhã!

Pata Negra disse...

Á luz da lei todos devem ser iguais tanto valor deve ter um simples accionista, com uma acção, como um associado!
Coacção Física, vista por todos. CD tenha coragem e faça o que tem de fazer, coloque os vermelhos na segunda divisão!
Ou então assumam, que mais uma vez o VERDADEIRO SISTEMA está a funcionar!
Sim, porque o verdadeiro sistema é o que durante anos dominou a presidência da FPF, com a rotatividade entre presidentes indicados pelo SLB, Sporting e Belenenses;
O verdadeiro sistema proibiu a inclusão em orgãos da Federação elementos que não vivessem a mais de 50 KM da capital do Império!
O verdadeiro sistema foi aquele que lhes permitiu dominar Conselhos de Justiça, de disciplina, e de arbitragem anos e anos seguidos!
Era desta derrota em toda a linha que o saudoso Adriano Pinto falava quando dizia que tinha dado "um chito", a verdadeira democratização do futebol português!
Relembremos quantos portistas estiveram à frente dos Conselhos de Arbitragem, da Comissão Disciplinar da Liga, da Comissão de Arbitragem da mesma?
Muito poucos, um no máximo, nós temos sempre de lutar contra tudo e contra todos, por isso cada uma das nossas vitórias vale por vinte das dos outros!