quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Frustrado

Voltando ao jogo jogado … ou que nos deixaram jogar.
Ainda não percebi como é que não ganhamos o jogo.
Antes do jogo vim aqui sugerir o sistema táctico e a minha equipa:
Sistema - 4x3x3
Equipa:
Helton, Sapu, B. Alves, P. Emanuel e Fucile,
Fernando, Meireles e Luxo,
Rodrigues, Lisandro e Candeias.

Sugeri o sistema tendo em conta que, sendo o ideal, para a esmagadora maioria dos jogos de dificuldade mais elevada (designadamente com os grandes e na Champions e especialmente fora), jogarmos em 4x4x2, uma vez que este nunca tinha sido ensaiado, o prof. não deveria arriscar.

Sugeri aquela equipa (Fernando, Fucile e Candeias), porque temos de jogar com um trinco PURO e no plantel “só” (refiro-me à quantidade e não há - muita - qualidade) havia um – Fernando. Logo, este teria de entrar.

Depois, o Fucile deveria jogar, em detrimento do Benitez, por 3 ou 4 motivos:
- grau de dificuldade do jogo
- é bom jogador
- já está entrosado.
- o facto de ser destro só o iria beneficiar em face de ir enfrentar, mais do que previsivelmente, um canhoto (Reyes ou o “olímpico mergulhador ” Tia Maria). Ambos teriam tendência a jogar para dentro.

Por último, o Candeias, atendendo ao sistema 4x3x3 e face às ausências de Tarik e Mariano. Ainda por cima vai ser um craque. Como há muito não saía da formação.

O prof., surpreendentemente, surpreendeu…positivamente. Pela primeira vez, que me lembre. Sim, não tenho dúvidas, pela primeira vez.

De facto, a entrada do Rolando foi cirúrgica (nunca mais ninguém o tira de lá, nem mesmo o Grande Pedro Emanuel – este, a propósito, nas declarações após o jogo, mostrou que é um verdadeiro Dragão. Vai ter um futuro muito risonho quando, daqui a uns anos, abandonar a carreira).

Rolando parece Dragão desde pequenino. Pequenino, pequenino. Personalidade à prova de bala, alto, forte no jogo aéreo, rápido,… (o meu obrigado ao comissionista que o trouxe !).

Rolando, juntamente com Fernando (que agora terá a concorrência do Pele – será uma luta muito interessante e, como há muitas competições, ambos deverão ir jogando) vieram colmatar o desequilíbrio no miolo do terreno e ao nível da velocidade (o Zé era um F1 e o Assunção um pêndulo).

Não contente, o prof. resolveu arriscar também uma alteração do sistema táctico. De 4x3x3 para 4x2x2. Que RISCO ! Se corria mal….

Mas correu tudo tão bem.
Ou melhor, bem. Quiçá, mais ou menos. Mais ou menos, uma figa ! Porra, empatamos. Como é possível ??? Que me*** de resultado. Confesso-vos que acabei o jogo furibundo. Aquilo não estava a acontecer. Parecia que tínhamos perdido. Melhor, que tínhamos sido goleados… eu sei que foi contra os vermelhos, na cestinha, que empatamos, mas ... para nós, nas condições em que foi, já não é suficiente !

Eu dá-me ideia, embora isto seja pura especulação, mas dá-me a ideia que o prof., sabedor dos riscos que tinha corrido, quando se viu a jogar muito bem, empatado e com mais um jogador durante 30 minutos ficou …. DESLUMBRADO.

E tal estado de espírito passou-se para os jogadores. Que simplesmente deixaram de jogar. Ou, se quiserem, a fazerem precisamente o contrário daquilo que mandam os livros. Então quando estamos em superioridade numérica não é quando temos, obrigatoriamente, de… acelerar o jogo, não correr com a bola e trocá-la ?

Fizemos tudo menos isso. E, assim, não ganhamos.

Luxo, incansável como sempre, mais livre para construir e atacar e ainda mais motivado por ter passado a ser, de forma mais do que justa e em mais um acto brilhante do NGP, o jogador mais bem pago do FC Porto, fez um jogo FABULOSO !

Rodrigues, mostrou simplesmente que é um ….CAMPEÃO ! Está no clube certo.

E depois há um jogador que me parece que foi um pouco esquecido e de quem eu gostei muito – Tomas Costa. Nem sequer percebi muito bem a substituição. Tê-lá-ia percebido muito melhor, por ex., depois da expulsão. Mas enfim, como dizia Mestre Pedroto, também está bem…

Adorei a ATITUDE da equipa. Um colectivo IMPRESSIONANTE. Puro ESPÍRITO DE DRAGÃO.

Finalizo com uma MARAVILHOSA imagem de TRI…(PLOS)-CAMPEÕES:

.

15 comentários:

O Situacionista disse...

Complemento só dizendo que com a ATITUDE que vi na nossa equipa, acredito que temos possibilidades de derrotar os verdes na luta pelo título. Apesar de tudo estar a favor deles. Até a grande equipa que têm.

Acredito a tal ponto que eles são os nossos grandes concorrentes que até vou querer que eles percam no derby da 2ª circular. Por isso, nem sei se é bom ou não que o Luisão possa jogar contra eles...

Azzulli disse...

Vá Situacionista... vai almoçar.
Então colocas a hipotese de querer que os rosinhas vençam???
Nem à bisca!

Pentadragão disse...

Masn não se pode deixar passar a palhaçada que houve em branco!!


1ª parte

http://www.youtube.com/watch?v=h_-ofDCk5IY

2ª parte

http://www.youtube.com/watch?v=ayfye54dWPQ

Azzulli disse...

Concordo com tudo que dizes.

E acho que a entrada do Hulk encravou o nosso sistema de jogo.
Ele joga pelo meio, e aparecia muito atrás.
O Candeias seria a hipotese ideal, para abrir o ataque.

Eterno Dragao disse...

Situacionista: não serias tu o indivíduo mais indicado para substituir o Carlos Azenha?

Sempre que o Jesualdo estivesse a adormecer (acontece com frequência, como sabemos), tu soltavas aquele teu grito: PORTISTAS, ACORDEM!

Vou lançar uma "vaga de fundo"!

O Situacionista disse...

Azzulli,

Eu não vou torcer pela vitória dos rosinhas, apenas pela derrota dos verdes....


Pentadragão,

Mal posso vou ver esses vídeos.


Eterno,

Pensei que me tinhas em melhor conta ... o homem já não tem idade para "acordar" ...

Azzulli disse...

E os verdes?

Queixaram-se do penalty contra, na primeira jornada. Com razão.

Mas nesta já tiveram a compensação!

Vejam-se os segundos 35 a 50 do video:
http://www.youtube.com/watch?v=7E_Hosp9V9Y

O Situacionista disse...

É por essa e por outras, Azzulli, que me parece que os verdes, este ano, estão muito fortes.

Mas mesmo assim só o Bruno Paixão conseguiria transformar aquele penalty a favor do Braga em falta a favor dos verdes, como se nada se tivesse passado...

P.s. - Lembram-se de Campo Maior ??!

O Situacionista disse...

Ah, e atenção, a "compensação" de que tu falas não é bem assim. O penalty a favor do Trofende foi quando os verdes estavam a ganhar 3-0 !!

Agora, se tivesse sido marcado penalty, seria o 1-1...

Azzulli disse...

Mais ainda:
eu acho que o penalty contra foi só para dar que falar, "justificar" outros a favor, e para equilibrar a balança entre penaltys a favor/contra...

Na época passada, se não me engano, tiveram 10 a favor e 1 contra!!!!!!!

Azzulli disse...

Isto quer dizer que, como este penalty afecta directamente o resultado, os verdes têm mais 2 pontos que a realidade.

Há que contabilizar isto até ao fim do campeonato.

dragao vila pouca disse...

Um excelente post com uma análise, na minha opinião, correcta.
Jogamos melhor e mereciamos ganhar, mas as razões para o insucesso foram:falhanços de Helton e de Lisandro, egoísmo na parte final do jogo, com todos a quererem ser heróis e a quebra física do Lucho, que o impediu de ter o discernimento necessário, para ser decisivo no último passe.
De qualquer forma o jogo mostrou um F.C.Porto forte e capaz de ser protagonista, isto claro, se o espírito for sempre aquele.
Um abraço

Vímara Peres disse...

O mais espantoso no penalty de Braga é que o Bruno Paixão estava exactamente à frente dos jogadores, sem ninguém a tapar, pertíssimo. Só mesmo de má-fe´não se marcava aquele penalty.

worceht disse...

Boa noite dragões!
só para dizer que este blog está espectacular, sem dúvida feito por pessoas nas quais me revejo futebolísticamente falando. prefiro visita-lo para andar a par das coisas sobre o meu clube do que o próprio site do FCP. Eu também tenho um blog (mas é só mesmo para irritar a mouralhada), se quiserem façam uma visita http://ocorvoazul.blogspot.com/
Abraço!

Fanático disse...

Muito boa a análise, complementada com a do Vial Pouca.

Eterno, e depois como ia ser no blogue? Obrigávamos o Situacionista a mudar de nome para Despertador?