domingo, 14 de setembro de 2008

LUXO - OBRIGADO !!!!



Hoje o GRANDÍSSIMO COMANDANTE dá uma entrevista ao jornal o Jogo.

Alguns destaques:

1) "Cheguei à conclusão de que o melhor era ficar"

O que foi preciso o FC Porto fazer para o convencer a ficar, depois de ter dito publicamente que gostaria de experimentar outro campeonato?

Nada. Desde o primeiro momento, defendi que o clube e as pessoas me trataram muito bem. Senti sempre muito carinho aqui. Disse que pensava ter chegado o momento de sair, mas, depois, conversei com os dirigentes da SAD e cheguei à conclusão que o melhor era continuar. E estou muito contente.

2) "Funcionamos sem Quaresma"

Quaresma era um jogador importante no FC Porto, mas nunca foi consensual. Notava-se em alguns jogadores um desconforto com a sua forma de jogar. Nesse sentido, a saída dele é positiva?

Tem pontos positivos e negativos. Ele era um jogador importante, que marcava a diferença. Mas, neste plantel, há jogadores com qualidade suficiente para anular a sua ausência. Há quem possa cumprir, tranquilamente, esse papel.

3) "Não rescindiria como fez o Paulo Assunção"


4) Não fomos tão elogiados como merecíamos"

Pelo que já viu, o FC Porto continua a ser o favorito?

Sim, não apenas pelo que se passou até agora, mas também porque somos os campeões, os tricampeões. Ganhámos o último campeonato com uma ampla vantagem e creio que não nos foi dado o reconhecimento que merecíamos. Penso que não fomos tão elogiados como devíamos.

E porquê, sabe?

Não sei. É uma questão de Imprensa. Parece que estão, muitas vezes, à espera de uma derrota ou de um empate para nos caírem em cima. Mas demonstrámos, uma vez mais, que somos fortes e unidos e que seguimos na frente.

5) Se temos perdido com o Sporting é porque fazemos alguma coisa mal"
Há alguma questão psicológica a limitar a equipa?

Não. Se analisarmos esses jogos que perdemos, tivemos sempre muitas situações de golo que não aproveitámos antes de sofrermos. Se tivéssemos marcado, tudo seria diferente. É mais fácil gerir as coisas quando elas estão a nosso favor e nunca tivemos essa hipótese com eles, porque saímos sempre a perder.

E nos jogos a eliminar, qual é o problema?

São partidas decisivas em que sabemos que não podemos cometer erros e que devem ser analisadas a frio. Vamos tentar não repetir isso esta temporada. Muitas vezes, sobretudo nos jogos da Champions, faltou-nos um pouco de sorte, mas não é tudo. Não existe qualquer trauma. Gostamos de actuar nesses jogos e queremos passar as próximas eliminatórias que nos surgirem.

6) "Distinção que me orgulha"

Foi eleito pelo barómetro de O JOGO como o melhor jogador do campeonato. Quer comentar?

É um orgulho. Dá-me forças para continuar a trabalhar e fazer as coisas bem para o clube. Este tipo de distinções é importante, até porque nem todos os que votaram serão adeptos do FC Porto.

Pode dizer que chegou um 8 e que agora é mais um 10?

Pode ser. O meu funcionamento na equipa foi mudando. Quando cheguei tínhamos outro treinador e outro sistema de jogo. Agora, tenho a liberdade para jogar mais no meio.

7) Grupo é difícil mas temos muitas hipóteses de seguir em frente"

Também é um dos nossos objectivos, mas, obviamente, o campeonato é o principal, até porque, para o ano, só há uma vaga directa na Champions. É importante assegurá-la. À margem disso, é evidente que essa é uma prova que todos sonhamos e o objectivo, para já, é superar o que fizemos na época passada, ultrapassando os oitavos-de-final.

Que análise faz ao sorteio e ao grupo?

Muito equilibrado e difícil. São três grandes equipas: já conhecemos o Arsenal; o Dínamo é forte em casa, onde vamos jogar com muito frio; e o Fenerbahçe cresceu muito nos últimos tempos e tem um grande treinador. Vai ser um grupo difícil, mas o FC Porto tem muitas hipóteses de seguir em frente.

8) Ele não gosta que lhe chamem "Comandante"

Afinal, o futebol é um desporto de equipa. Lucho não gosta que lhe chamem "El Comandante".

"Dá-me a sensação que sou só eu em campo", justifica. "Somos onze e não sou só eu quem comanda a equipa. Não gosto desse protagonismo. Não posso ganhar os jogos sozinho ."

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

O que foi preciso o FC Porto fazer para o convencer a ficar, depois de ter dito publicamente que gostaria de experimentar outro campeonato?

Nada.

Ó Lucho eu até gosto muito de ti , mas por favor não me trates como se eu fosse um tótó.
Nada?!...Uns bons milhares de euros a mais na conta bancária.
Um abraço

Eterno Dragao disse...

Exactamente, dragão vila pouca.

Já não ligo nada a estas entrevistas: as opiniões destes artistas são sempre ditadas por "razões pessoais" (leia-se uns euritos).

Não há "pachorra"! Eles deviam jogar à bola e estar calados, mas, nestas alturas, os jornais desportivos têm de vender...

O Situacionista disse...

Muito interessante a entrevista.

É fundamental o Luxo estar entre nós. Nem que seja o último ano.

Gostei muito de perceber que ele está com a cabeça limpa. E entusiasmado.

Também percebi nas entrelinhas que o grupo não vai sentir a falta do Quaresma (basta ver a resposta à pergunta das faltas...). O que é muito bom.

E mais uma vez o Luxo demonstra um aspecto muito importante - inteligência.

Ele sabia bem o valor do Assunção. Que, até ver (porque eu acredito, a médio prazo, no Pelé e no Fernando), faz muito mais falta do que o Quaresma.


P.s. - Vila Pouca e Eterno, deixem de ser líricos... mesmo assim, o homem ganha metade de Reyes, Zoros, Aimares e afins...

dragao vila pouca disse...

Não se trata de lirismo, meu caro Situacionista, eu até aceito e compreendo, que ele tenha passado a ganhar mais. Agora dizer que não foi nada?! Bastava dizer: chegamos acordo e vou ficar.Toda a gente sabe que ele passou a ganhar bastante mais e ele vem dizer que não aconteceu nada...
Um abraço