segunda-feira, 31 de março de 2008

O Compensan e os que não ganham no campo têm que ter justificações...

Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

A administração da F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta segunda-feira um comunicado, no qual anuncia ter sido notificada pela LPFP de notas de culpa referentes a dois jogos da temporada 2003/04.

COMUNICADO

1 – A F.C. Porto – Futebol, SAD e o presidente do seu Conselho de Administração foram notificados, esta segunda-feira, pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), das notas de culpa emitidas relativas aos processos disciplinares decorrentes dos jogos F.C. Porto-Estrela da Amadora e Beira Mar-F.C. Porto, da época desportiva 2003/04;
2 – O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD entregou de imediato o processo ao Departamento Jurídico desta sociedade para análise, tendo o Presidente do Conselho de Administração encaminhado o mesmo para os seus advogados.

Porto, 31 de Março de 2008O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD

Só mais um...

Estádio do Restelo (Lisboa)
24ª Jornada da bwin Liga 2007/2008
Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)

BELENENSES: Júlio César; Amaral (Fernando, aos 89 m), Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Ruben Amorim, Gabriel Gomez, Silas (Rafael Bastos, aos 84 m) e José Pedro; Roncatto (João Paulo Oliveira, aos 79 m) e Weldon;
Treinador: Jorge Jesus;

FC PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles (Kazmierczak, aos 87 m); Lisandro, Farías (Adriano, aos 67 m) e Quaresma.
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 1-2;
Marcadores: 1-0 por Weldon (aos 40 m); 1-1 por Lisandro (aos 48 m); 1-2 por Lucho (aos 90+3 m, gp);

Disciplina: cartão amarelo a Pedro Emanuel (aos 72 m) e Hugo Alcântara (aos 90+2 m);

Não vi o jogo. Mas desta vez não foi por não ser transmitido na TV.
Obrigações familiares retiveram-me em casa. E não... não tenho SportTV. Era só o que mais faltava. Como diz o povo na sua imensa sabedoria: “eu cá não ando a roubar…”
Mas… às vezes faz falta. Enfim… (suspiro)

Quanto ao jogo em si, confesso-vos que ainda estou a recuperar do choque.
Isto não se faz! Pelo menos sem avisar! É que já não se conta com isto! E depois queixam-se de um tipo ser vítima de um ataque de coração! Uma grande penalidade? A nosso favor? Chiça… terá havido fruta ou chocolate?
Esta agora fez-me lembrar o “pregão” dos vendedores de gelados de praia da minha meninice. E que bem que eles sabiam (os gelados, claro). Por um gelado daqueles até eu aceitava favorecer uma qualquer equipa. Já por uma peça em acrílico nem me mexia. É que aquilo não sabe a nada…

Adiante…
Já li por aí opiniões escandalizadas sobre o lance. Que jogou a bola, dizem eles. Reservo-me para depois de ver o resumo num qualquer canal da TV.

Para a semana vamos encher o Dragão. Não há desculpas para ninguém (isto vindo de um tipo que foi com a perna partida ao estádio).
E, no final do jogo, se tudo correr com a normalidade do costume seremos TRICAMPEÕES!!!
Se haverá chocolate não sei. Mas, conforme já li por aí, fruta vai haver com certeza. Já que, pelo menos, não faltarão MELÕES um pouco por todo o País quando virem os nossos cachecóis a esvoaçar nas janelas dos carros.
.
Ecos do Jogo:
A Bola
"O FC Porto deu hoje mais um passo para antecipar os festejos do título, vencendo o Belenenses, por 2-1. A equipa do Restelo até marcou primeiro, mas os «dragões» deram a volta na segunda parte, com golos dos argentinos Lisandro e Lucho, este através de grande penalidade, já em tempo de descontos. A equipa de Jesualdo Ferreira está, assim, a apenas uma vitória de poder festejar a revalidação do título, podendo acontecer, independentemente dos restantes resultados dos adversários, já no próximo sábado quando receber o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão. Mas, verdade seja dita, não foi nada fácil colocar-se hoje nesta posição..."

O Jogo
"O FC Porto ganhou já nos descontos esta noite ao Belenenses, no Restelo, por 2-1, e pode festejar o tricampeonato já no sábado, no Dragão, frente ao Estrela da Amadora. Em Belém, os campeões nacionais fizeram o suficiente para ganhar, embora apenas o tenham conseguido no último dos três minutos dos descontos num penálti apontado por Lucho, após Hugo Alcântara ter derrubado claramente Ricardo Quaresma dentro da área belenense."

Maisfutebol
"O F.C. Porto pode sagrar-se tricampeão na próxima jornada frente ao Estrela da Amadora no Dragão. Esta é a conclusão da vitória dos portistas no Restelo por 2-1, conseguida após penalty, já nos descontos finais. O Belenenses até esteve a vencer e quem assistiu ao jogo não viu uma grande exibição dos portistas, mas como noutras ocasiões a eficácia foi determinante. É isso que conta para ser campeão, não é?"
.
FC Porto (site oficial)
"O arranque dividido da disputa serviu apenas como inusitado preâmbulo para mais uma demonstração de classe dos Bicampeões Nacionais. O Dragão partiu de trás, mas foi capaz de inverter um destino enganadoramente nivelado, colocando em prática um domínio recuperado à justiça, em cima do apito final, pelo redentor pé direito de Lucho. A ambição do título renovado como meta mais premente do horizonte azul e branco, funcionou como pilar de sustentação para a recuperação encetada e concluída com sucesso na partida de Belém pelos comandados de Jesualdo Ferreira."

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"O F.C. Porto foi melhor durante os 90 minutos. O Belenenses por vezes conseguiu equilibrar. Tivemos mais posse de bola, mais remate, fomos mais agressivos e quisemos ganhar desde o primeiro minuto até ao fim. O Quaresma falhou o segundo aos 90, mas mesmo assim os jogadores não desistiram. Querem ganhar sempre. Hoje demonstrámos porque somos melhores e porque vamos ser campeões".
"Para a semana vamos tentar ganhar para marcar a história do clube, sendo campeões a cinco jornadas do fim. Isso vai ajudar-nos a rodar alguns jogadores, a projectar já a próxima época. Queremos fazer a festa com os nossos adeptos e deixo já um apelo para que encham o Dragão para festejarmos o tri".

Lisandro López
"Estou muito contente não pelo golo, mas pelo esforço da equipa para conseguir o resultado. Lutámos muito e foi uma vitória justa".
"Esta temporada está a correr-me muito bem, tanto a nível pessoal como de grupo. Espero festejar o título na próxima jornada e só depois, se for possível, ser o melhor marcador. Esperamos ganhar em casa com os nossos adeptos".
"É difícil falar sobre ter jogado pouco na selecção. Fiquei muito satisfeito por ir e sei que a Argentina tem muitos bons jogadores. Como todos, quero jogar mais, mas fiquei contente por ter ido na mesma. De mim não se fala para sair. Veremos o que acontece depois, primeiro quero festejar o campeonato".

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

sábado, 29 de março de 2008

Estamos a GANHAR O PAÍS !

Num ritmo frenético, só ao alcance de um GIGANTESCO DRAGÃO, e depois de colocar mais uma lança em África (Marrocos - Tanger), o NGP foi recebido em apoteose na região onde teve lugar a maior fraude à verdade desportiva dos últimos 30 anos.

Nem mais, no
ALGARVE.

Nem o atraso de cerca de 3 horas, devido a questões burocráticas que retiveram Pinto da Costa na fronteira de Marrocos e Espanha, demoveu os portistas de Quarteira, que ontem esperaram em delírio a visita do líder do clube para apadrinhar a inauguração da nova sede da casa do FC Porto. Pinto da Costa veio directamente de Marrocos, onde esteve nos últimos dias num périplo que contemplou a inauguração da delegação de Tânger. “Não vi por lá nenhum camelo, ao contrário de Portugal, em que estou farto de os ver”, registou com ironia já no jantar
(conferir
aqui)

Euforia no Algarve. Entre cânticos e palmas de centenas de adeptos e o olhar de espanto de alguns turistas, Pinto da Costa inaugurou ontem a Casa do FC Porto da Quarteira, a 120.ª do clube. O cansaço da viagem de Tânger - mais de 400 quilómetros, em que se cruzou com milhares de "motards" a caminho de Jerez de La Frontera - desapareceu num ápice quando o presidente portista percebeu que a tinha um mar de gente à sua espera.”
(conferir
aqui)

No Sul do país, o líder portista foi recebido pelo presidente da Junta de Freguesia da Quarteira, José Mendes. O autarca agradeceu a presença de Pinto da Costa, tendo lembrado que as cores da cidade da Quarteira, bem como do clube local, o Quarteirense, são as mesmas do F. C. Porto azul e branco. Daí ter dito que sua cidade está "talhada" para receber os portistas. Na resposta, o presidente do F. C. Porto afirmou que não se tratava de uma questão de clubismo, mas sim de uma questão de "bom gosto", a opção pelo azul e branco. Pinto da Costa também sublinhou que é tradição da Quarteira "receber bem as gentes do Norte". Rodeado por muitos adeptos, que não lhe deram descanso, tantos foram os pedidos de autógrafos, ritmados pela letra "campeões,campeões", Pinto da Costa apadrinhou, depois, a inauguração da filial, o Covil do Dragão, ontem oficializado e já com 100 sócios inscritos. A visita terminou com um jantar, em Boliqueime. "Vamos continuar a trabalhar para que os nossos amigos sejam obrigados a reconhecer a grandeza do F. C. Porto", afirmou, no discurso.”
(conferir
aqui)
.
Não há dúvidas, com este andamento, mais 15 anos, e somos o Clube (português) com mais adeptos em Portugal e no Mundo.
.
É por isso que PINTO DA COSTA é o T-E-R-R-O-R dos antiportistas. Eles sabem que com este líder o Futebol Clube do Porto não para de CONQUISTAR O PAÍS E O MUNDO !
.
Por fim, registo especial para a cidade onde esta semana estivemos a recrutar futuros craques no âmbito do projecto "Dragon Force" - LISBOA (só foi pena o estádio... )!
.
“Futuros talentos debaixo do "olho do dragão"
Vítor Baía e Luís Castro, director técnico da formação do clube, observaram cerca de uma centena de jovens que mostraram as suas qualidades no Jamor. Para o antigo 99, "a grandeza do FC Porto não se resume apenas à zona Norte, é um clube universal", disse, sublinhando que "o importante é o clube estar perto dos jovens talentos de todo o país".”

(confira
aqui)
.
Utilizando o nome de um grande bl(ue)og, diria que somos cada vez mais PORTO...GAL !
...
P.s. – Já agora, duas últimas palavras para a conferência de imprensa do prof. de ontem – sublime e brilhante !
.
P.s. 2 - Ontem o Vitória ganhou. Se amanhã os vermelhos passarem para 3º lugar, já sabem quem é o culpado, não sabem ? Na dúvida, eu ajudo - Jorge Nuno Pinto da Costa...

quinta-feira, 27 de março de 2008

BOLAS PARADAS

Queria pedir um favor ao prof.:

Mande os marcadores dos livres e dos cantos, numa palavra, mande o Quaresma jogar só para o rei das alturas, em duas palavras, para o BRUNO ALVES !

terça-feira, 25 de março de 2008

O culpado de tudo...

O Tribunal Instrução Criminal do Porto decidiu levar o NGP a julgamento no âmbito do processo Apito Dourado relativo ao jogo Beira Mar – FC Porto, na época 2003/2004, no qual é acusado do crime de corrupção activa desportiva, pelo facto de, alegadamente, ter dado, em sua casa, um envelope com dinheiro ao árbitro dois dias antes do jogo em questão. Jogo que, relembro, terminou empatado sem golos(!?!).
.
A acusação, que teve como base o depoimento da “Carol”, refere que foi pago o montante de 2.500 euros.
O que, para um empate, acho caro.
.
Realço, ainda, que a juíza de instrução, Anabela Tenreiro, desvaloriza a alegada falta de credibilidade da referida testemunha, cujas declarações determinaram a reabertura do processo. O que demonstra toda a "coerência persecutória" deste processo. Então não é que as declarações da mulher servem para tudo, menos para a acusar a ela própria?
Mas enfim… devo ser eu que estou a ver mal a situação.

Continuo sereno e, até prova em contrário, totalmente solidário com o NGP.
Ainda para mais sabendo que a decisão se alicerça na principal testemunha do “costume”. Que afirma que sabe o que sabe (isto quando a memória não a atraiçoa) porque… o NGP lhe contou. E assim, bem vistas as coisas, tenho que concluir que a principal testemunha contra o NGP… é o NGP!!!

Mas, meus amigos, eles tem razão numa coisa. E só nos fica bem admiti-lo. O NGP é, efectivamente, o culpado de tudo.
É o culpado de tornar o FCP no maior clube a nível nacional e um dos maiores a nível mundial;
É o culpado de (quase sempre) trilhar o caminho certo para mantermos a hegemonia a nível nacional, enquanto que os outros não sabem a quantas andam;
É o culpado do Jardel, do Deco e do Maniche terem vindo para o FCP;
É o culpado da azia que grassa pelos ditos 6 milhões de “milhafres” e não só;
É o culpado do sorriso de felicidade que, quase todos os anos, trago estampado no rosto;
É o culpado da canseira que me faz passar quando me dirijo à Avenida dos Aliados, à Alameda da Antas e ao Aeroporto para festejar os muitos (mas mesmo muitos) troféus que conquistamos; And so on…

E se querem perceber melhor o segredo do sucesso do nosso FCP aqui ficam alguns excertos das palavras do NGP e do Mítico Vítor Baía (MVB) aquando da sua visita às obras do complexo da Constituição:

NGP
"Há pessoas a tratar das renovações. Está a ser tudo tratado há muito. Quase diria que tenho tido conversas não para a próxima época, mas já para a seguinte. As coisas são feitas a longo prazo e não em cima do joelho. Sobre quem vai para estágio, temos as ideias formadas, tenho isso conversado com o treinador, mas não o vou referir agora, com o campeonato a decorrer".

MVB
"O segredo do F. C. Porto baseia-se num conjunto de factores, a começar pela organização. Também temos um líder máximo, uma pessoa extremamente importante, que é o nosso presidente. As pessoas que o ajudam são, igualmente, de grande qualidade. Há uma estrutura sólida e com funções bem definidas. Todos sabem o que têm a fazer. A juntar a tudo isso, há a aliar a qualidade dos técnicos e dos jogadores. A estabilidade é uma mais-valia importante. Criada essa estabilidade junto dos jogadores e das pessoas que estão mais próximas da equipa, é mais fácil atingir os objectivos".
"A mentalidade e a maneira de pensar o futebol neste clube e a este nível, obriga-nos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para sermos campeões. Sabemos o que temos que fazer e qual é a fórmula".
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

sábado, 22 de março de 2008

Estorilgate... (foi) no estádio do Algarve

Hoje, a final da Taça da Liga vai-se disputar num estádio onde teve lugar um dos maiores escândalos do futebol português dos últimos 30 anos.
E que ainda está por desvendar e por …
investigar.
Basicamente, houve um clube que estava na luta pela manutenção no escalão principal e que, com um jogo em casa contra um candidato ao título, aceitou alterar o local desse jogo para um estádio onde … não tinha adeptos…. e onde o adversário tinha … milhares….

“Curiosamente” esse clube (Estoril) era ... SECRETAMENTE … propriedade … do director desportivo do … outro clube (Vermelhos)…

NUNCA VI TAL !!!!

Agora, aos poucos e de forma encapotada, lá se vai sabendo a
verdade.
.
(nota - Imagem surripiada, sem qualquer autorização mas com consentimeno presumido, ao Portogal)
.
P.s. – Para aqueles que acompanham os meandros da corja jornaleira, sugiro a leitura deste artigo do Geloso Santos hoje no Correio da Manhã. Já estou a imaginar o Cão Raivoso (vulgo, José Manuel Delgado) com as orelhas (nem de propósito…) a arder…

quarta-feira, 19 de março de 2008

DRAGON FORCE ou O FUTURO É JÁ AMANHÃ!!!

Vão ser investidos 3 milhões de euros na remodelação do complexo da Constituição, o qual irá ser apetrechado com dois novos campos, um de futebol de onze e outro de futebol de sete (coberto), ambos com piso sintético, uma loja, um café bar, balneários, edifício de apoio e espaço de treino pelado. A fachada irá ser mantida e o bar servirá de ponto de encontro para os sócios. A conclusão das obras está prevista para Julho.

O NGP visitou o local e afirmou que "é um sítio histórico do F.C. Porto, por isso vamos manter a fachada exactamente como está há 60 ou 70 anos, para que isto seja uma ligação entre o passado, o presente e o futuro. Se no passado se formaram neste recinto grandes jogadores, sem as condições que estamos a projectar, no futuro estamos certo que o FC Porto irá recolher o rendimento deste investimento. Vão nascer aqui muitos craques para o nosso clube", garantiu ainda o NGP.
.
André, Bandeirinha, Capucho, Frasco, João Pinto, Lima Pereira, Paulinho Santos, Rolando, Semedo e Vítor Baía foram outros dos participantes na visita às obras na Constituição, projecto global denominado por "Dragon Force" e que movimentará mais de dez mil jovens candidatos a futebolistas.

Vítor Baía relembrou que assinou o primeiro contrato (como juvenil) após um jogo na Constituição: "Recordo-me perfeitamente. Naquela altura não era titular e qual foi o meu espanto quando, passados uns dias, um director disse-me que o F. C. Porto queria assinar um contrato profissional porque o presidente tinha-me visto jogar e ficou impressionado. Fiquei muito satisfeito. Como sabem, acabou por ser uma história com final feliz". Pudera!!!
.
Outros caminhos passam pelo projecto "Dragon Force", nomeadamente campos de férias, acções no terreno (denominadas Road Shows) e o acesso a espaços restritos do F.C. Porto através dos "Dragon Force Clinics".

Um vez que a nível orçamental não podemos competir com outros emblemas europeus, esta aposta transversal no sector de formação, aliado a um incremento na qualidade e eficácia do sector de prospecção, não só junto do mercado nacional, mas também dos mercados internacionais "naturais" da América Latina e África, serão fundamentais para que, de uma forma sustentada, se consiga obter a tal dimensão europeia que todos desejamos. Aliás, uma maior dimensão europeia. Assim está mais correcto.
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

Família PORTISTA. Só visto !!!

Domingo passado, 4 horas da tarde.
Cometo uma estupidez.
Uma tremenda estupidez.
Em pleno centro da cidade onde vivo, a circular de carro, fico sem gasolina.
Inacreditável. Tudo porque, por comodismo e porque a máquina ainda mo “permitia” (depois foi o que se viu !), estiquei demasiado a corda.

De repente dou por mim parado no meio da rua.
Nem queria acreditar.
(Claro que descarreguei logo, muito injustamente, em quem me acompanhava).

E agora ??!!, pensei.

Lá me convenci que tinha que começar a “dar à perna”.

A minha primeira preocupação foi tentar encostar o carro à berma da estrada, mas tinha dois problemas: a direcção que, sem motor, fica pior do que nos tempos em que não havia direcção assistida e o facto de eu circular numa rua inclinada em sentido ascendente (e não podia recuar porque não dava para estacionar).

Ainda estava a dizer mal da minha vida, quando acontece uma …. coisa única !

Olho para o lado e deparo-me com um táxi que havia parado paralelamente ao meu carro e cujo condutor me fazia sinal para eu (que, entretanto, já estava fora do carro) abrir a porta do lado do “morto” do carro dele para podermos falar.
Era um senhor na casa dos sessentas.
Abri a porta do carro dele, e saltou logo a primeira pergunta:
- Ó amigo, então ? Bateria ?
- Não, gasolina !
- Ó diabo, se fosse bateria eu tinha os cabos, assim, vai ser mais complicado, mas espere lá.

Nisto, segue mais uns metros, estaciona o carro dele à frente do meu, sai do carro e vem ter comigo.

- Tem um garrafão ?, pergunta mal se aproxima de mim.
- Sim, tenho, porque já pedi para me irem buscar um.
- Então vamos começar por estacionar o seu carro e depois vamos à bomba de gasolina.

Aqui, eu, perante tamanha e tão inusitada bondade e generosidade, não resisti:

- Olhe lá, deixe-me agradecer o que está a fazer.
- Não precisa !, responde-me de forma pronta e prossegue sem hesitar:
- Eu também só estou a fazer isto por um motivo muito simples.
- Como assim ?, pergunto sem entender o que ele me queria dizer.
- É simples, eu só parei para o ajudar porque vi o que o tem por cima do tabuleiro da mala do carro.

Fiquei perplexo com a resposta. E sem tirar os olhos do homem fiquei a pensar no que é que eu tinha em tal lugar. E só me lembrava de uma coisa. Olhei para lá e confirmei. Voltei a olhar para o senhor e ele sorria ...

Sabem o que é que eu tenho por cima do tabuleiro da mala do carro ?

O cachecol do FUTEBOL CLUBE DO PORTO !

Ainda estava eu a reagir com um enorme sorriso, muita surpresa e uma alegria imensa, quando ele me diz:

- Sabe, um portista nunca deixa outro portista apeado !!!!

Fiquei pela minha vida. Ele há coisas do arco da velha !

Claro que me levou à bomba de gasolina, me trouxe de volta ao carro, me ajudou a empurrar o carro, tudo depois de uma conversa de tema único em que me contou as alegrias que as vitórias do Futebol Clube do Porto lhe dão e as alegrias que as derrotas dos vermelhos (os vermelhos, pelo facto de ter bem presente que tudo era pré-determinado nos tempos do regime), também lhe proporcionam.

Antes de nos despedirmos mostrei-lhe o meu cartão de sócio. Os olhos dele até brilharam.
Despediu-se de mim dizendo - "Nós ainda nos vamos voltar a encontrar" (em alusão aos jogos no Dragão…ou quem sabe, noutro lado qualquer).

Não podia deixar de partilhar convosco este episódio da minha vida.

domingo, 16 de março de 2008

Mais perto...

Estádio do Mar, Matosinhos
23ª Jornada da bwin Liga 2007/2008
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

LEIXÕES: Beto; Nuno Silva (Pedro Cervantes, aos 75m), Elvis, Joel e Bruno Amaro; Filipe Oliveira, Castanheira, Bruno China e Hugo Morais (Jorge Duarte, aos 62m); Jorge Gonçalves e Roberto (Diogo Valente, aos 75m);
Treinador: António Pinto;

FC PORTO: Helton; Fucile, Pedro Emanuel Bruno Alves e Cech (Kazmierczak, aos 75m); João Paulo (Tarik Sektioui, aos 53m), Raul Meireles e Lucho; Quaresma, Lisandro e Farias (Adriano, aos 67m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 1-2;
Marcadores: Roberto (aos 52m), Lisandro (aos 77m) e Sektioui (aos 85m);

Disciplina: cartão amarelo a Bruno China (aos 27m), Fucile (aos 83m) e Elvis (aos 90m);

Vitória sofrida.
Arbitragem sofrível.
.
Mesmo com a Liga quase no papo e a necessitar de uma injecção de motivação a cada jogo que passa, a nossa equipa apareceu dominadora e encurralou, no início da 1ª parte, o Leixões na sua defesa.
.
Apartir dos 20 minutos de jogo permitimos, com alguma passividade, que o Leixões equilibrasse o jogo. E só após o golo do Leixões e das rectificações efectuadas por Jesualdo (principalmente com a entrada de Tarik) é que, finalmente, apareceu a “máquina” de jogar futebol do Dragão. Felizmente a tempo da reviravolta. Aliás, a nossa primeira nesta época.

Notas para:
Helton, com diversas intervenções de grande mérito;
Tarik, cuja entrada foi absolutamente decisiva para a reviravolta;
Lisandro, mais uma vez um guerreiro incansável e indomável;
Lucho, a bússola que orienta a equipa.
.
Boa sorte para o Leixões. Que consiga a manutenção. Os seus adeptos vibrantes bem o merecem.
.
Para nós… bom… para nós foi mais uma vitória a caminho do TRI!!
.
P.S.: Não obstante a entrega de João Paulo, a equipa sentiu a falta da “omnipresença” de Paulo Assunção.


Ecos do Jogo:
FC Porto (site oficial)
"Os jogadores vêm expressando o desejo há algum tempo, Jesualdo Ferreira reiterou-o ainda há dois dias e este sábado à noite a intenção ficou a menos três pontos de distância. Frente ao Leixões, o F.C. Porto conseguiu uma exibição condizente com a aspiração que tem de conquistar o título e revelou, mais uma vez, com muita alma, ser uma equipa extraordinária em todos os domínios."
.
O Jogo
"A primeira reviravolta do FC Porto no campeonato espevitou a revolta de um Leixões que só tinha perdido em casa uma vez. As duas coisas estão interligadas, porque a equipa de Jorge Sousa não esteve à altura das outras duas. O golo de Tarik, que partiu de posição irregular, fica como símbolo de outras asneiras, que só foram menores pela importância desse lance no resultado. Aliás, na contagem de foras-de-jogo mal assinalados, os portistas acabaram goleados. Adiante, que o árbitro aparece onde merece: no fim. Recupere-se o essencial, o golo que resolveu, para assinalar a certeza de que ainda está para nascer o dia em que Tarik marca um que seja normalzinho. Com este, soberbo na execução, o marroquino ajudou a encurtar a distância para o título. Eventuais ajudas da concorrência à parte, claro."

Maisfutebol
"Um susto dos grandes. Um aviso sério ao F.C. Porto. Pode haver champanhe na reserva do Dragão, mas a hora ainda não é de celebração. No Estádio do Mar, a equipa de Jesualdo conquistou mais três pontos, mas esteve irreconhecível até aos 60 minutos. O Leixões esteve a ganhar, poderia ter feito o segundo golo, mas acabou por não resistir à ofensiva dos portistas na última meia-hora. Ficou, ainda assim, o alerta ao líder incontestável da Liga Bwin: o campeonato ainda não acabou."

Jornal de Notícias
"Terminou com a vitória do F. C. Porto o dérbi disputado no Estádio do Mar. Uma conquista muito sofrida do bicampeão nacional, que chegou mesmo a estar em desvantagem, e teve de jogar os trunfos todos para superar a tremenda alma leixonense. No final, fica uma ideia são jogos como este que enchem as bancadas. Houve de tudo, golos, emoção e até casos."

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"O início da primeira parte do F.C. Porto foi forte, tivemos algumas claras ocasiões e não sei por que razão o assistente tirou três foras-de-jogo inexistentes que nos podiam fazer chegar ao golo. Quando se joga pelas alas, os jogadores da frente têm que de jogar próximos dos defesas contrários e para que esse trabalho tenha efeito é necessário que os assistentes tenham uma boa avaliação das jogadas. Quando se tiram foras-de-jogo inexistentes desta forma é normal que a equipa se divida e se parta. Por isso, e pela forma como se chegou ao intervalo, sabíamos que a segunda parte não ia ser fácil. O que se confirmou. O Leixões marcou cedo e a partir daí o F.C. Porto teve carácter, teve querer e, num sistema táctico ao qual nos vamos adaptando, conseguiu chegar à vitória. Estamos a poucas vitórias de podermos ser campeões, vamos lutar por isso e por conseguir as vitórias o mais rapidamente possível. Até para nos podermos concentrar melhor no outro objectivo que é a Taça de Portugal."

Lisandro López
"Já sabíamos que iria ser um jogo difícil. O técnico avisou-nos durante a semana, isto porque eles precisam de pontos. Nós trabalhamos muito e acabamos por conseguir a vitória. É sempre positivo ganhar, é a primeira vez que damos a volta a um resultado. Faltam sete pontos, mas estamos tranquilos, sabemos a obrigação que temos a cada jogo e aos poucos estamos a chegar o nosso objectivo. Acredito que posso ser o melhor marcador, falta pouco, a minha vantagem é boa, se isso acontecer será bom para o F.C. Porto e para mim."
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOOO!!!

sábado, 15 de março de 2008

Ainda não ganhamos nada

Não me canso de o referir. Até porque é a mais pura verdade.

Para logo, num jogo muito importante e que temos de vencer, a equipa deve ser:

Helton,
Fucile, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Cech,
JOÃO PAULO, Luxo e Meireles,
Quaresma, Lisandro e FARIAS.

Ainda para mais, temos, em caso de vitória, uma forte probabilidade de aumentar a distância para o 2º classificado. Há que lutar por esse objectivo.


P.s. 1 – Estou curioso para ouvir as declarações do Lazaroni depois do jogo de amanhã….

P.s. 2 – A escritora
vai voltar em força. Apesar de em Tribunal a memória já não ser o que era...

quinta-feira, 13 de março de 2008

Tem toda a razão ! Os vermelhos são muito ingratos.

Poderei, com o que vou escrever, chocar muita gente. Mas é a minha opinião. E dela não prescindo. Dito isto,
Depois do jogo de ontem dos vermelhos, que não tive oportunidade (nem vontade de a ter) de ver, já ouvi e li muitas críticas, imagine-se, ao Orelhas. Diria até que os vermelhos estão furibundos com o presidente deles. Até parece que lhes saltou a tampa !
Não percebo. O clube deles tem cada vez mais sócios, as finanças estão cada vez melhores, a marca atinge valores nunca vistos, o clube está, no geral, imparável, e, só porque não ganham títulos, os adeptos vermelhos já parece que não o podem ver à frente ??!!!
Não faz qualquer sentido.
Os vermelhos são muito ingratos !
Querem atirar para a valeta, em pleno andamento, o salvador do clube !!!
Eu, independentemente de ser portista, sei separar as águas e reconhecer quem faz trabalhos meritórios. Desculpem-me os portistas, mas sou assim. É a minha maneira de ser. E não sei ser de outra forma.
.
Portanto, estou totalmente de acordo, e aqui registo a minha solidariedade, com as palavras do Orelhas ditas ontem depois do jogo:
.
Perdemos hoje [ontem] mas as nossas vidas não acabam aqui. Se cometemos algum erro foi o de andar muito depressa com este projecto.”

Ora nem mais, foi sincero. O Orelhas foi apanhado, como muitos de nós, tão somente em excesso de velocidade.
Só não acontece a quem não anda na estrada.
E querem fazer disto um caso nacional !
Nada como parar para pensar e andar mais devagarinho.
Daí que não possa senão regozijar-me com esta frase dita também ontem pelo presidente dos vermelhos:


“…vou cumprir o meu mandato até ao fim…”

P.S.: Insisto, a maior alegria dos vermelhos este ano foi a derrota do FC Porto contra o Schalke.

terça-feira, 11 de março de 2008

A MÁQUINA do FC Porto....ou ...o FC Porto é uma MÁQUINA !

Vale a pena dar o devido destaque a uma entrevista de hoje ao prof. Carlos Queiroz (curiosamente um dos nomes falados para suceder a Camacho nos vermelhos) ao jornal OJogo a propósito da renovação do contrato entre o FC Porto e o prof. Jesualdo Ferreira:

No FC Porto, é só dirigir a máquina"
..
"Estabilidade" é a palavra-chave do discurso de Carlos Queiroz, técnico adjunto de Alex Ferguson no Manchester United, referindo-se ao FC Porto como uma espécie de "ilha" no panorama futebolístico português, o que faz dos portistas uma excepção.

Em declarações a O JOGO, Queiroz apontou, essencialmente, um factor para explicar esse aspecto que distingue os azuis e brancos, suportado nos sucessivos mandatos de Pinto da Costa e na edificação de um enquadramento desportivo sem paralelo nos clubes portugueses.

Os treinadores são integrados numa "máquina" lançada, o que, diz, coloca o FC Porto em vantagem sobre a concorrência
. Os ciclos de duas ou três temporadas que os técnicos costumam fazer à frente dos dragões não perturbam, de uma maneira geral, a marcha do clube.

"Os critérios institucionais seguidos pelos clubes portugueses devem ser avaliados e a história do FC Porto prova que essas mudanças de treinadores, ao fim de ciclos de dois ou três anos, não têm tido uma grande influência no rendimento, porque é a instituição que garante a continuidade", apontou, antes de concretizar a sua ideia:

"Enquanto que no FC Porto os treinadores entram para emprestar os seus conhecimentos técnicos,
nos outros clubes, eles, muitas vezes, têm de se substituir aos dirigentes, em frentes que não seriam as suas e que obrigam, até, a atitudes e declarações que acabam por ser pouco saudáveis para a própria imagem".

Esta organização e o facto de Pinto da Costa estar há mais de 25 anos na presidência tornam tudo mais simples para quem chega ao clube.

"O FC Porto é como um comboio que está sobre os carris. Basta perceber o seu engenho para dirigir a máquina
, enquanto que nos outros clubes os treinadores desgastam-se muito rapidamente.

Por outras palavras, numa corrida de 100 metros, se eu partir 40 metros mais à frente, é indubitável que estarei em vantagem em relação à concorrência e é o que acontece com o FC Porto", sustentou.

Salvaguardadas as devidas distâncias, Queiroz traçou mesmo um paralelo entre Pinto da Costa e Alex Ferguson para alicerçar a questão.

"Repare-se que os 21 ou 22 anos que o Alex Ferguson tem no Manchester United se assemelham muito ao período de tempo de Pinto da Costa no FC Porto e são ambas situações que não primam pela generalidade, mas que explicam muita coisa", apontou.

Para o técnico, esta cultura futebolística dos dragões não colide com aquilo que tem sido regra na Europa. "Os exemplos de estabilidade no futebol inglês não são os mesmos exemplos que vemos na Europa; Portugal está em linha com aquilo que é a normalidade europeia, em termos de frequência de substituição de treinadores, nos clubes e não só", esclareceu, excepção feita a casos pontuais de técnicos que duraram mais tempo nos seus clubes, como Carlo Ancelotti, no Milan.”
(Jornal OJogo)
..
P.s. - Só não concordo com a comparação com o Ferguson. Por um motivo muito simples - se o NGP fosse, desde que é presidente do FC Porto, ao invés presidente do Man United, por esta altura já tinha sido pentacampeão ... mas da europa ! No mínimo...

domingo, 9 de março de 2008

De ressaca...

Estádio do Dragão, no Porto
22ª Jornada da bwin Liga 2007/2008
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)

FC PORTO: Helton, Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Cech, Paulo Assunção, Raul Meireles (Lino, aos 90m), Lucho, Tarik (Farias, aos 71m), Lisandro e Quaresma (Mariano, aos 80m);

ACADÉMICA: Pedro Roma, Pedro Costa, Orlando, Kaká, Cléber (Lito, aos 75m), Paulo Sérgio, Tiero (Ivanildo, aos 46m), Nuno Piloto, Joeano, Cris (Miguel Pedro, aos 46m) e Luís Aguiar.;
Treinador: Domingos Paciência;

Resultado final: 1-0;
Marcadores: Quaresma (aos 31m);

Disciplina: Cartões amarelos para Quaresma (aos 69m), Lito (aos 79m) e Paulo Assunção (aos 81m); Cartão Vermelho para Mariano (aos 90m);

Ainda em recuperação de uma tristíssima eliminação contra o Schalke, os jogadores pareciam necessitar mais de um divã psiquiátrico do que de um relvado.

Felizmente do outro lado esteve um adversário praticamente inofensivo. Ideal para o estado anímico do Dragão.

Foi, por isso, um jogo tristonho. Praticado por uma equipa triste. Mas... antes assim. Pelo menos, esta nunca será uma triste equipa. Como outras que por aí andam.

Contrariamente ao que o jogo e o adversário poderiam possibilitar, Jesualdo, cautelosamente, preferiu apostar nos mesmos jogadores. Para exorcizar fantasmas. Acho que fez bem.
.
E não foi necessário forçar muito o andamento do jogo para que o golo surgisse com alguma naturalidade.
.
Só me resta dizer: Mais uma vitória a caminho do TRI!!!
.
Ecos do Dragão:
O Jogo
"O FC Porto venceu esta noite a Académica, por 1-0, em encontro da 22ª. jornada da Bwin Liga disputado no Estádio do Dragão. Foi um jogo de sentido único por parte dos portistas que tiveram nos seus adversários uma equipa bem arrumada, estóica até, no capítulo defensivo, mas que pouco preocupou as linhas recuadas dos “azuis e brancos”."
.
Maisfutebol
"Este seria sempre um jogo ingrato para o F.C. Porto. Pelas dores da injusta eliminação europeia, pelo peso da inevitável desmotivação causada pela mesma. No que realmente interessa, os bicampeões nacionais colheram mais três pontos e têm agora catorze (!) de vantagem sobre o segundo classificado."
.
FC Porto (site oficial)
"De golos há apenas registo de um, da autoria de Quaresma, mas ao jogo sobram dados dignos de nota e, sobretudo, de arquivo. A começar pelos pontos de vantagem que passam a separar o campeão do segundo classificado, agora a 14 pontos de diferença, e terminando nas cerca de 18 horas de futebol em que o F.C. Porto repele o dissabor de sofrer um golo no Dragão. O minuto 1000 perpassou discreto, a meio de um encontro com mais para contar."

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"Foi evidente para todos que a nossa equipa quis sempre, ao longo do encontro, ganhar o jogo e jogar bem. Gostei da exibição, da atitude séria e do empenho dos jogadores e poderíamos ter conseguido um resultado mais alargado. Ficou expresso também que a equipa superou o resultado de quarta-feira e continua a evoluir positivamente. Era importante ganharmos este jogo para que todos consigamos ultrapassar a fase menos positiva desta semana. Ambicionámos sempre a vitória para agradar aos adeptos, mas também para mostrarmos a nós próprios que somos capazes e podemos continuar a ganhar."
Sobre o campeonato: "Agrada-me qualquer cenário e situação para chegar ao título. Reforço a ideia de que nada está decidido e ainda há 24 pontos para disputar, mas temos como certeza a vontade de ganhar o campeonato o mais rapidamente possível. Nesse sentido o nosso quadro motivacional está em alta. Queremos continuar a ganhar para conquistarmos o campeonato e chegarmos à final da Taça. Vamos trabalhar para isso até ao fim."
Sobre a expulsão de Mariano: "Tendo em consideração todo o lance, parece-me que o árbitro teve rigor a mais na expulsão."

Quaresma
"São muitos jogos. Houve jogos que não me andavam a sair como eu queria. Sinto-me muito bem. Estou feliz por ter regressado aos golos e ajudado a minha equipa a ganhar. Um dos meus objectivos é fazer golos e assistir os meus colegas. Mas o mais importante é a equipa e precisávamos desta vitória. Viemos de uma derrota que não merecíamos, mas a equipa reagiu muito bem e justificou os três pontos. Mostrámos que somos fortes e que somos a melhor equipa do campeonato."

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

sábado, 8 de março de 2008

Há que baixar as expectativas

Tinha prometido ao Situacionista um post com uma reflexão sobre a "estratégia empresarial" do Futebol Clube do Porto.

Sucintamente, o que eu pretendia dizer é que temos dois caminhos possíveis:

  1. continuamos como temos estado e "somos os maiores da nossa terra";
  2. tentamos dar o salto competitivo e ganhar a tal "dimensão europeia" de que tanto se tem falado nos últimos dias.


Os acontecimentos anteciparam-se ao meu post e hoje é anunciada a renovação do contrato com Jesualdo Ferreira. As coisas não podiam ser mais claras. Passo a citar o "Mestre" Jesualdo Ferreira:

"Vamos acabar com especulações. Sou treinador do FC Porto (para a próxima época) há mais ou menos um mês. Fui convidado pelo presidente e aceitei com muito prazer".

(...)

"O que posso prometer, como sempre fiz, é muito trabalho e dedicação para o FC Porto atingir os seus objectivos, que normalmente são: ser campeão, ganhar a Taça de Portugal e chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões".

Para o ano, temos de nos lembrar do excerto que destaquei, para evitar desilusões como a de quarta-feira passada.

Na minha opinião, talvez pudéssemos ser mais ambiciosos, mas... o rumo está traçado. Não o vou criticar - talvez seja o "realismo" de quem olha para a conta bancária, em confronto com os meus sonhos de adepto.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Morgado abre investigação aos animais domésticos...

.
E lá continuamos nós de arquivamento em arquivamento.
Haverá mais alguma coisa para investigar sobre o FC Porto ?
(E digo FC Porto porque os procuradores foram investigados sob o pretexto de alguns que congeminaram uma "associação" da Justiça ao Clube. Logo, digo eu, se os procuradores foram ilibados, também o Clube o foi).
Eu suspeito que só faltará abrir uma investigação ao Bobby e ao Tareco...
.
P.s. - Ainda acredito, e podem-me chamar crente, que depois disto tudo os investigadores terão, finalmente, tempo de investigar outras cores ...
.
P.s. 2 - Mais uma vez, a este propósito, ainda há cerca de dez dias, a corja titulava em grandes parangonas, para gáudio dos pobres de espírito:
.

.

quinta-feira, 6 de março de 2008

FOMOS DIGNOS ! FOMOS HONRADOS ! TIVEMOS ATITUDE À DRAGÃO !

Estádio do Dragão, Porto
Oitavos de Final da UEFA Champions League (2ª mão)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
.
FC PORTO: Helton; Bosingwa (Mariano Gonzalez, aos 53 m), Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção e Raul Meireles (Marek Cech, aos 96 m); Tarik Sektioui (Farias, aos 58 m), Lisando Lopez e Ricardo Quaresma;
.
SCHALKE 04: Neuer; Rafinha, Bordon (Howedes, aos 114 m), Krstajic e Westermann; Grossmuller (Rakitic, aos 111 m), Jones, Ernst e Kobiashvili; Altintop e Kuranyi (Asamoah, aos 78 m);
.
Resultado final após prolongamento: 1-0 (Lisandro Lopez, aos 85 m);
Grandes penalidades (1-4): 0-1, Rafinha; 1-1, Lucho Gonzalez; 1-2, Rakitic; Bruno Alves falhou; 1-3, Altintop; Lisandro falhou; 1-4, Jones;
.
Disciplina: Cartão amarelo a Kuranyi, Jones, Westermann, Lucho Gonzalez e Kobiashvili; Cartão vermelho a Fucile (aos 82 m);
.

FOMOS DIGNOS ! FOMOS HONRADOS ! TIVEMOS ATITUDE À DRAGÃO !

E, quando assim é, qualquer crítica que me pareça ajustada, especialmente em relação a erros individuais, quer dos jogadores, quer do treinador, fica desprovida de sentido. De qualquer sentido.

Fico marado quando o FC Porto perde. Mas quando perde depois de deixar a pele em campo, eu … BATO PALMAS ! Como fiz ontem. E eles bem mereceram !

Esta eliminatória não quis nada connosco. As coisas não saíam, pura e simplesmente. Mas nós, neste segundo jogo, tudo fizemos para mudar o destino que parecia já estar traçado. Não conseguimos. A lotaria nada quis connosco. Acontece aos melhores.

Mas,
A luta, o querer, a vontade, a solidariedade, o sacrifício, o esforço, foram EXEMPLARES ! Tive orgulho naqueles jogadores ! Tive, mais uma vez, orgulho no meu Clube.

Portanto, resta-me dizer:

Tenho uma HONRA ilimitada e sinto um PRIVILÉGIO único em ser adepto do único clube português que é BICAMPEÃO DO MUNDO !

Viva o Futebol Clube do Porto !

P.S.: O nosso Clube é tão INCOMPARÁVEL que ontem devemos ter dado a maior alegria da época aos vermelhos e aos verdes. Ou seja, o Futebol Clube do Porto é, por razões diversas, a alegria e a tristeza de um país inteiro. No fundo, tudo gira em redor do Bicampeão do Mundo.


Ecos do Dragão:
A Bola
"O FC Porto podia ter resolvido a seu favor a eliminatória sem ter sujeitar-se à lotaria das grandes penalidades. Foi a melhor equipa durante os 120 minutos de jogo-jogado, mas foi traída pela teia defensiva montada pelos alemães, que quase se limitaram a defender (bem), com destaque para o guarda-redes Neuer, que foi gigante entre os postes, defendendo quase «tudo», incluindo os remates de Bruno Alves e Lisandro nas grandes penalidades."

O Jogo
"O melhor e o pior que há a dizer do FC Porto, nas exéquias de 2007/08, versão Liga dos Campeões, é que, antes de a perder nos penáltis, fez parecer fácil a qualificação para os quartos-de-final. Tarik, duas vezes (13' e 55'), e Quaresma (102') numa oportunidade que vale bem por dez, forçaram o pescoço dos alemães no cepo e depois pousaram o machado ao lado, de levezinho no caso do marroquino - porque o guarda-redes Neuer fez grandes defesas -, com estrondo, no caso do português, que até poderia personalizar sozinho o fracasso de ontem. E não será de estranhar que alguém lho ponha aos ombros. Acaba com custos reais - visíveis no campo, na época e nas finanças - a discussão que dura há mês e meio sobre o equilíbrio entre o deve e o haver de Quaresma. Ontem, é garantido, que ele não terminou no lado dos credores."

Maisfutebol
"Épico este Porto, só parado por um gigante que entra para a galeria dos malditos do futebol português. Manuel Neuer, um guarda-redes em ascensão que defendeu duas grandes penalidades depois de ter sido um milagreiro ao longo do jogo. A equipa de Jesualdo Ferreira sai de cena, deixando os jogadores portistas num pranto. Treze anos depois de ter perdido no Estádio das Antas com a Sampdoria também nos penalties (Taça das Taças), o F.C. Porto volta a não conseguir suplantar essa vertigem. Se em 95 foi Latapay a falhar o remate decisivo, numa noite gelada e molhada, desta vez calhou a Lisandro vestir a pele de vilão. E logo ele, que tanto tinha feito para alimentar o sonho. Ainda assim, os dragões foram gigantes, conseguiram suplantar a dificuldade de jogar quarenta minutos com dez elementos, num esforço que se tornou inglório. E manifestamente por culpa própria, porque falharam várias oportunidades para marcar."

UEFA.com
"Os "dragões" fizeram tudo ao seu alcance para impedir a eliminação, mas a falta de pontaria e uma exibição portentosa do guarda-redes Manuel Neuer pareciam ir cobrir a noite de desilusão para os campeões portugueses no tempo regulamentar. No entanto, o inevitável Lisandro López empatou a eliminatória a quatro minutos dos 90. Mesmo a jogar com dez durante todo o prolongamento, a equipa portuguesa foi a única que tentou evitar as grandes penalidades, sem sucesso. Chegado o momento da verdade, Bruno Alves e Lisandro López deitaram tudo a perder."



As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"Quem viu o jogo pode entender a nossa grande frustração. Direi que é cruel a forma como saímos da Champions, depois de perder nas grandes penalidades. O FC Porto foi melhor nos dois jogos, com excepção dos primeiros 20 minutos em Gelsenkirchen. Teve mais ocasiões de golo, foi uma equipa mais madura e mais versátil tacticamente. Hoje, conseguimos ter sempre o controlo do jogo, durante os 120 minutos, mas tivemos de lutar contra a falta de eficácia em relação a três ou quatro ocasiões claras, ainda na primeira parte e depois na segunda. Resistimos à lesão de Bosingwa; resistimos à expulsão [Fucile], quando passámos a jogar com dez. Ainda assim, conseguimos marcar o golo e tivemos, na primeira parte do prolongamento, ocasião de fazer por duas vezes o golo que nos colocaria fase seguinte. Não aconteceu e acabámos por pagar tudo isso, com alguma crueldade, nas grandes penalidades. Mas o registo que fica, e isso é o mais importante, é que os jogadores do FC Porto fizeram um grande jogo e quero felicitá-los por isso. Tiveram grande dignidade e não mereciam passar por esta situação. Por outro lado, é importante que os jogadores sintam que perder desta maneira custa muito, mas reforça ainda mais as nossas capacidades para ganhar os jogos seguintes e as competições que se seguem."

Raul Meireles
"Estamos todos tristes, mas orgulhosos. Mostrámos, uma vez mais, que somos uma grande equipa. Perder desta forma custa muito, pois sabemos que fomos verdadeiros campeões em campo. Isto, apesar da expulsão injusta do Fucile, como toda a gente viu. Fizemos tudo para passar à próxima eliminatória, por isso digo que toda a gente deve estar orgulhosa. Não vale a pena discutir se houve ou não lances duvidosos, porque a verdade é que tivemos muitas oportunidades que não conseguimos concretizar. É triste perder assim."

Bruno Alves
"Pelo que demonstrámos durante os noventa minutos mais o prolongamento fomos claramente superiores e tivemos de possibilidades para matar o jogo. Criámos muitas oportunidades, mas infelizmente não conseguimos. Ainda temos muita coisa para ganhar. Estou muito triste por ter falhado o penalty, mas também orgulhoso pelo que fizemos durante o jogo. Estou triste porque gostava de ter ajudado a equipa a passar a eliminatória, por isso agora resta-nos tentar recuperar o mais depressa possível. Treinámos bastante os penalties, mas naquela altura havia muita pressão. Assumi que ia marcar, mas falhei. Custa muito ser eliminado desta forma, ainda para mais depois de termos jogado em inferioridade numérica, mas isso já passou. Agora temos é que pensar em ganhar à Académica."