domingo, 2 de março de 2008

Gestão de esforços

Estádio do Bessa, no Porto
21ª Jornada da bwin Liga 2007/2008
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
.
BOAVISTA: Peter Jehle; Gilberto Silva, Moisés, Marcelão e Brayan Angulo; Fleurival, Diakité e Jorge Ribeiro (Bruno Pinheiro, aos 87 m); Zé Kalanga (Luís Loureiro, aos 78 m), Laionel (Hussaine, aos 67 m) e Mateus;
.
FC PORTO: Helton; Fucile, Stepanov, João Paulo e Marek Cech; Lucho Gonzalez (Ricardo Quaresma, aos 46 m), Paulo Assunção (Raul Meireles, aos 77 m), Kazmierczak e Mariano Gonzalez; Adriano e Farias (Tarik Sektioui, aos 70 m);
.
Resultado final: 0-0;
Disciplina: Cartão amarelo a Adriano, Diakité, Lucho Gonzalez, Luís Loureiro, Raul Meireles, Tarik Sektioui e Hussaine; Cartão vermelho (2º amarelo) a Diakité (aos 76 m);
.
Sexta-feira, 29 de Fevereiro.

Acabo de ler um post do Situacionista.
O engraçadinho faz uma “provocação” aos amigos administradores: “como é, não vamos ao Bessa?”
Que brincalhão. Bem sabendo ele do estado da minha perna.
Enfim, quando puder novamente correr vamos ter que “conversar”.

Por isso, como é óbvio, não fui ao Bessa.
E desta vez nem precisei de me arrastar (com o raio das canadianas) até ao café. O jogo dava em sinal aberto e, por isso, fiquei a ver em casa.
Quanto ao jogo confesso que gostei. Aberto e de ritmo dinâmico e elevado. Emotivo até ao fim.
E no qual fomos os melhores. Mesmo com uma equipa bastante desfalcada e sem ritmo competitivo. Faltaram apenas os golos.
Lucho demonstrou uma vez mais o quanto é imprescindível. Mariano confirmou a sua recuperação.
Uma nota para a festa nas bancadas. Impressionante.
.
Ecos do Dérbi:
O Jogo
"Segundo dérbi da jornada e segundo empate a zero. Mas esta noite o FC Porto, amputado de muitos titulares devido ao importante jogo da Liga dos Campeões com o Schalke, na quarta-feira, fez o suficiente para ganhar a partida com o Boavista no Bessa. Teve mais e melhores oportunidades, embora seja justo destacar a combatividade e o bom jogo dos
axadrezados, que mesmo reduzidos a dez elementos a um quarto
de hora do final, só sofreram a sério nos minutos finais."
.
Maisfutebol
"O segundo derby do fim-de-semana terminou como o primeiro: num nulo sensaborão. Que não desmerece tudo, porém. Perante seguramente mais de vinte mil espectadores, o jogo prendeu até ao fim e entreteve também até ao fim. Entreteve mesmo que Jesualdo o tenha esvaziado um pouco de emoção com um onze inicial maioritariamente de segundas linhas. Sem Lisandro, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Quaresma ou Raul Meireles. O que podia fazer toda a diferença. Não fez porque o barulho que chegou das bancadas nunca o permitiu. Impressionante a festa que se instalou num topo a rebentar pelas costuras, cheio de gente que já cheira e já celebra o título. Deu para tudo, aliás. Para gritar o nome dos que estava em campo e do
que não estavam. Do treinador também. Deu para cantar, para pular e para mostrar em casa de um vizinho que já foi mais rival a força do campeão."
.
A Bola
"Boavista e FC Porto empataram (0-0) hoje no Estádio do Bessa, em jogo da 21.ª jornada da Liga portuguesa de futebol. Foi interessante e emotivo o «derby» da Cidade Invicta. Só faltaram os golos... Vem aí o Schalke 04 (quarta-feira, no Estádio do Dragão), para a Liga dos Campeões, e o FC Porto apresentou-se no Bessa sem alguns dos seus «pesos-pesados» (Lisandro, Bosingwa, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Tarik Sektioui e... Quaresma). Jesualdo Ferreira sentiu que era necessário gerir o esforço dos jogadores e lá terá as suas razões, face aos vários compromissos da sua equipa. Ainda assim, o FC Porto esteve perto de alcançar os três pontos e este empate em nada compro-
mete as suas aspiraçaões. A «almofada» (13 pontos!) para o segundo classificado permite-lhe prosseguir a caminhada sem sobressaltos."
.
Jornal de Notícias
"Tanto futebol, tanta emoção, tanta beleza num dérbi dos antigos, protagonizado por Boavista e F. C. Porto, ontem à noite, no Bessa. Nenhuma das equipas saiu a rir, pois ambas queriam ganhar, mas os adeptos só podem agradecer, pois o ambiente esteve fantástico e assistiu-se a enorme jogo de futebol. Mesmo a aplicar o plano de gestão - deixando, entre o banco e a bancada, sete titulares de fora -, Jesualdo Ferreira construiu um onze capaz de empolgar os muitos adeptos portistas que presenciaram o dérbi da Invicta, sendo que, do outro lado, estava o melhor Boavista que se viu esta época, ao nível do que derrotou o Sporting no Bessa."
.
As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"O FC Porto mereceu ganhar. Fomos melhores, dominámos mais, controlámos o jogo praticamente desde o primeiro até ao último minuto e tivemos mais ocasiões de golo. Fica um sabor pouco doce em relação àquilo que queríamos, que era ganhar, mas fica a satisfação de que o plantel do FC Porto, neste momento, é homogéneo e permite-me gerir com segurança, até ao fim da época, os nossos objectivos. O que se passou hoje aqui não foi subestimar o Boavista nem tirar interesse àquilo que queríamos, que era vencer. Verificou-se que a equipa foi sempre melhor e mostrou capacidade para ganhar. Neste momento, face à densidade de jogos que tivemos nos últimos tempos, era necessário fazer uma gestão adequada para que possamos garantir os nossos objectivos."
Sobre se a equipa será outra frente ao Schalke 04: "É natural que sim. Temos rotinas com outros jogadores que são mais seguras, mas essas rotinas que favorecem o nosso jogo táctico em nada retiram brilho à grande maioria dos jogadores que esteve aqui hoje. Todos eles, a partir de agora, têm consciência de que podem jogar sem que a equipa oscile. Hoje apresentámos uma defesa completamente nova e voltámos a não sofrer golos. Não conseguimos marcar, mas criámos situações suficientes para vencer. Temos consciência de que a partir de agora será mais difícil, porque o campeonato aproxima-se do fim e o desgaste é maior, mas temos mais soluções do que tínhamos há quatro/cinco meses."

Mariano González
"Não era este o resultado que esperávamos. Queremos sempre ganhar mas hoje, lamentavalmente, não conseguimos. Tivemos boas ocasiões para marcar mas não tivemos a sorte necessária. Demonstrámos durante todo o tempo que podíamos ganhar, perante um Boavista que jogou muito atrás, e isso é o mais importante para o grupo. Se foi o melhor jogo que fiz no F.C. Porto? Sinto que estou a melhorar todos os dias e que fiz um bom trabalho, mas sentia-me melhor se tivéssemos ganho. Antes de mais está o grupo. Estaria muito mais contente se saíssemos daqui com os três pontos. Agora vem aí o Schalke 04, é uma final que todos queremos jogar. Vamos procurar fazer as coisas melhor, entrarmos fortes no jogo e conseguirmos dar a volta à eliminatória, que para nós neste momento é o mais importante."

Ricardo Quaresma
"Nunca jogamos para perder ou empatar, jogamos sempre para ganhar. Criámos muitas oportunidades, não marcámos, mas mostrámos que somos uma grande equipa e há que continuar em frente."
Sobre o afastamento da equipa titular: "Parei porque decidi, com o treinador e com o departamento médico, que devia parar. Não parei por opção do mister. Sentia-me mal fisicamente, mas neste momento sinto-me bem e estou preparado para ajudar a equipa. Nunca estive afectado psicologicamente como chegaram a escrever durante a semana. Agora há que pensar no Schalke 04."
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

11 comentários:

Eterno Dragao disse...

Um excelente jogo da "segunda equipa" do FCP. A vitória seria um justo prémio e não aconteceu por manifesto azar, na parte final do jogo.

Proporcionámos mais um bom espectáculo de futebol (começa a ser regra, mesmo quando não conseguimos ganhar).

Não devemos esquecer que este Boavista, com jogadores em "leasing", não tem nada que ver com o do início da época. Por exemplo, a dupla de centrais é de muito bom nível.

De entre os menos utilizados, o destaque vai, na minha opinião, para Mariano Gonzalez. Há uma coisa que é certa: a velocidade e a grande disponibilidade física estão a aparecer (o que é excelente, num extremo). Continua a perder muitas bolas, mas isso... também acontece com o Quaresma. Começo a voltar a acreditar que podemos ter ali um bom jogador. Em termos de entrega ao jogo, é, sem sombra de dúvida, um "jogador à Porto".

Venha o Schalke. Em condições normais, com a dinâmica de jogo e a atitude competititiva que temos demonstrado, o resultado só pode ser o que nos interessa!

O Situacionista disse...

Antes de mais uma palavra para o ambiente que se vivia no estádio - excelente !

Depois, uma constatação que me deixou muito, mas mesmo muito, satisfeito - a prestação da "segunda equipa", como lhe chama o Eterno. O melhor elogio que lhe posso fazer é que quase parecia a primeira.

Nunca pensei que com aquela equipa e naquele estádio, a exibição fosse tão agradável.

MÉRITO AO PROF. !

E À QUALIDADE DOS JOGADORES (ao contrário do que, ainda recentemente estava na moda apregoar. Para já não falar nos comissionistas...)!

Atentem bem na necessidade de dar, pelo menos, uns meses (senão mais)para que os jogadores se possam adaptar às exigências de um colosso mundial. Jogar no FC Porto nada tem a ver com jogar, inclusive, nos vermelhos ou nos verdes. Os nossos patamares de exigência são incomparáveis.

Os resultados estão à vista.

E ontem só por manifesta falta de sorte não vencemos.

Isto para além do lance do golo anulado, que foi mesmo à minha frente, e que me deixou muitas dúvidas, sobre se estaria ou não em fora de jogo.

4º feira o Dragão vai estar ao RUBRO ! O ambiente vai ser fenomenal e, quiçá, decisivo.

P.s. - Penta, temos de começar a preparar o "plano de cholque" para te deslocares na 4º feira ao Dragão. Quero-te à minha beira com o cachecol da sorte !

O Situacionista disse...

Um pormenor delicioso no jogo de ontem:

Minuto 93 - jogada de ataque do FC Porto e a bola sai, aparentemente cortada por um jogador Boavista, pela linha de fundo.

O árbitro, no entanto, marca pontapé de baliza.

Tarik, discordando, protesta com o árbitro.

O árbitro (com razão, mesmo que não a tivesse) não gosta e amarela Tarik.

Tarik não se conforma.

Até que, de repente, surge o capitão do FC Porto para chamar à razão Tarik e pôr cobro à situação.

Sabem quem era o capitão do FC Porto ?

Quaresma...

Penta disse...

Meus amigos,

Já publiquei o comentário ao jogo. Pequeno, porque tenho visitas em casa.

Um abraço.

dragao vila pouca disse...

Primeiro gostaria de salientar que ontem no Bessa lembrei-me das tardes de futebol com o F.C.porto arrastar grandes multidões no apoio à equipa.Depois apesar das poupanças com as quais estou, basicamente estou de acordo, mereciamos ter ganho.
Quarta-feira cada Dragão, tem de se um Super-Dragão no apoio à equipa.
Um abraço

O Situacionista disse...

“O que eu queria era o Paulo Paraty"...

Ao ver hoje o derby lisboeta, lembrei-me desta escuta do Orelhas no Apito Dourado. E percebi-o perfeitamente.

Se ainda hoje é assim, nem consigo imaginar o que seria nos tempos do clube do regime !

Azzulli disse...

A jornada correu-nos bem.
Arriscamos, como tinha de ser, a jogar com a 2ª equipa, e mantivemos as distâncias.
E só não dilatamos a distância para o segundo porque o Paraty jogou pelos vermelhos.

Gostei do nosso jogo. Não vencemos por falta de sorte.
Lucho fez um grande jogo. PA também.
RQ regressou bem. Parece com vontade de ser menos individualista.
Nos jogos fora temos tido dificuldades em marcar. Em casa, felizmente, temos sido goleadores. Que a regra se mantenha mais um jogo.
Fiquei com medo de uma lesão no lance do Hussein contra o Fucile. Mas o nosso uruguaio lá se aguentou. Vamos ver se não há mazelas para quarta-feira.

Em Alvalade, um penalty claríssimo contra os vermelhos, outro duvidoso, e um sem número de erros nas pequenas faltas a meio campo, equilibraram o jogo.
E é enervante a parcialidade dos comentários da SportTV. O silêncio nos lances que prejudicam os vermelhos, cada um à espera que um dos outros tire um coelho da cartola para desculpar o lance. O Litos, o verde convidado, quase se exaltou no lance do penalty…
Escutei esporadicamente a Antena1. O Coroado considerou penalty sobre o Simon, mas o seu colega relatador gritou de imediato “um a um em penaltys”. O “um” do Sporting era a mão do Veloso… ridículo. Já no lance do Nelson, o Coroado primeiro achou correcta a decisão, mas depois “vendo bem” achou errada. Isto é, se der mais jeito dizer que a entrada é brutal, fala-se que o árbitro não podia ver repetições, se der jeito o contrário, não se fala que o árbitro não podia ver…

dragao vila pouca disse...

Sporting-Benfica
Setúbal-F.C.Porto

03 Março, 2008

Penta disse...

Lá terá que ser.

POOOOORTOOOOO!!!

Fanático disse...

1) Devo confessar que não estava a espera de uma resposta tão positiva da equipa, a que não gostaria de apelidar de segunda equipa, desde logo por terem jogado 4 dos tidos titulares e porque os que jogaram (excepção ao Kaz) demonstraram que qualquer um deles está à altura de fazer parte do plantel do FCP.

2) Muito bom o nível exibicional do Mariano: ritmo, garra e capacidade física (aos 80 e muito ainda corria com se do início se tratasse, PA (que classe!), RQ (a demonstrar que quer arrasar na 4ª feira), Setpanov (merecia o golo, limpinho) e JP (muito seguros)

3)O Coroado: desonestidade intelectual, aliás, julgo que para estar bem enquadrado devia também estar a comentar na Sportv, fazendo (no sofá) companhia ao Paulo Paraty...que dupla vergonhosa!!!

4) Tive oportunidade de assistir in loco ao jogo, na companhia do Situacionista e com o Soldado Azul, num estádio que era todo nosso! Os resultados ajudam, mas dúvidas não há do crescimento exponencial de adeptos do FCP.

O Soldado Azul disse...

Com total sinceridade vos digo, sem qualquer sentimento azul inerente, que já somos CAMPEÕES há muito tempo !!!
O Prof tem feito uma excelente gestão do plantel! Jogámos no Bessa tal como já foi referido com uma equipa de "segunda" com alterações por jogadores da "primeira" e que ao longo do jogo demonstraram clara superioridade, faltando apenas o golo (que aconteceu e que aparentemente é válido...) !!!
Uma palavra de reconhecimento ao Mariano, pela exibição contra o Paços de Ferreira e contra o Boavista! Está mais "solto", mais "confiante", tem velocidade e começa a demonstrar que definitivamente não é o jogador que muita gente já vinha apelidando...
O jogo de 4ª feira é absolutamente cirúrgico pela "massa" e pelo prestígio! Temos que ganhar...
O Prof há 3 jogos que vem demonstrando qual a prioridade, poupando jogadores-chave para que possam estar no pleno contra o Shalke...
Vamos acreditar na vitória!
Saudações