quinta-feira, 27 de março de 2008

BOLAS PARADAS

Queria pedir um favor ao prof.:

Mande os marcadores dos livres e dos cantos, numa palavra, mande o Quaresma jogar só para o rei das alturas, em duas palavras, para o BRUNO ALVES !

14 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ó Situacionista eu acho que ele manda, o Quaresma é que não consegue colocar lá a bola.Quando o A.Jorge era treinador, eu assisti a vários treinos em que se treinavam cantos e era assim:ele dizia como queria ao marcador e até a coisa sair como ele queria, às vezes era preciso repetir quinze, sim quinze vezes a marcação do canto, apesar da azia dos jogadores, que como é óbvio, não gostavam nada de tantas repetições. Mas isso eram outros tempos.Agora manda quem pode e quem pode é o grande Harry Potter.
Um abraço

Ricardo disse...

Já agora faço outro pedido ao professor:

Diga ao Bruno Alves para não entrar de pitons em riste ao adversário, mesmo em frente à área. Pode haver uns Karagounis desta vida que marcam bem livres...

O Situacionista disse...

Ricardo,
Tem razão !
Efectivamente, o Bruno Alves é o culpado pelo facto do seu presidente ter cometido mais um acto de gestão exemplar - desbaratar o Karagounis.

E se não for o Bruno Alves é o Apito Dourado.

E, se nem assim houver culpado, voilá - Jorge Nuno Pinto da Costa.

Não há dúvudas, ter a cabeça suturada com 16 l-o-n-g-o-s pontos, dá cabo do "caco" a qualquer um !

O Situacionista disse...

Vila Pouca,
Mas se não consegue, tem de haver alternativas.
Porque é que é SEMPRE ele a marcar ?
Porque não há rotatividade, por exemplo, com Meireles ? Ou com Assunção ?

Faz-me espécie termos um dos melhores centrais da europa, com um poder BRUTAL de elevação, como o Bruno Alves, e não marcamos um golo de bola parada.

dragao vila pouca disse...

Pois é meu caro,mas isso só muda se um dos dois sair.
Eu já por várias vezes escrevi sobre isso a última foi no jogo do Leixões:"Quaresma; egoísta, a jogar quase sempre para ele, devia ter sido substituído, mas isso Jesualdo não é capaz de fazer. Continua a marcar tudo que são faltas e livres, sem que daí, a equipa tire qualquer proveito".
Como vês!...
Um abraço

Penta disse...

Não tive hipótese de, a tempo e horas, acrescentar o meu modesto contributo à discussão do último post. As minhas obrigações profissionais e o facto de ontem ter sido o aniversário da minha esposa impediram-me de cá vir mais cedo.
Assim sendo, publico como comentário a este post o que pretendia dizer quanto ao assunto anterior.

Não sei, Ricardo, se irá ou não ler este meu comentário, mas depois de já ter lido (e relido) os comentários reveladores de grande conhecimento futebolístico e de fina ironia que já fez neste Blog e os comentários que fez no post anterior relativamente ao NGP, não posso deixar de perguntar o seguinte:
Ó Ricardo, de certeza que não há ninguém que tem acesso à sua conta e publica comentários sem sua autorização?
É que parece estarmos perante 2 indivíduos completamente antagónicos. Na clarividência de raciocínio e no estilo.

Sendo o 1º alguém que conhece e gosta de futebol acima de tudo, sendo que o 2º mais parece um fanático, cheio de ódio, com um discurso de “pavlov” tal a forma “condicionada” como debitou frases que pareciam saídas da habitual “cassete” benfiquista de mais vale dizer que os outros ganham à custa dos árbitros do que admitir erros próprios.
Só faltou dizer com todas as letras que o futebol está no bom caminho quando o Benfica é campeão e podre quando é o FCP.
Ou ainda, como dizia o outro, “que o Jorge Nuno esteve envolvido em todas as trapaças do século XX, desde a falsificação das notas do Alves dos Reis até ao atentado falhado contra o Salazar em 1930. E … foi ele quem trouxe a peste negra e o maestro António Vitorino de Almeida para Portugal. E que o terramoto de 1755 só escavacou Lisboa e arredores porque ele mandou.”

Exactamente o Ricardo oposto ao que me levou a afirmar que “se existissem mais adeptos de futebol como você viveríamos todos na paz dos anjos. E certamente que o seu Benfica seria muito mais forte. Isto porque saberia encarar com frontalidade os seus erros e as suas fraquezas. E saberia corrigi-las atempadamente. Em vez de continuar a atirar areia para os olhos dos adeptos. Dizendo que tudo vai bem. Que a equipa é uma das melhores do século (presente e passado). E que o problema era o Fernando Santos e os malditos dos árbitros que “teimam” em fazer do Porto campeão. Nessa perspectiva e apenas nessa, felizmente (para nós) que nem todos têm a sua clarividência.”

Em vez de falar em árbitros, não seria mais honesto admitir como causa directa a desorganização e incompetência que grassa no futebol do Benfica desde há cerca de 2 décadas? Aliás, admitir que desde Fernando Martins que o seu clube não tem um presidente com conhecimentos de futebol dignos desse nome. E que, por isso, nós os queremos lá muitos e bons anos.

Mas se prefere falar de árbitros e "exige" que nós admitamos como possível a existência de corrupção, pelo menos admita como provável a hipótese do seu clube também ter jogado esse jogo durante estes anos. Erros suspeitos a favor do seu clube também existiram. Embora rapidamente suavizados pela “corja jornaleira” que por aí anda.
Mesmo nos anos em que foi não campeão. Até porque, que eu saiba, corrupção não é apenas corrupção quando se ganham títulos.
A honestidade intelectual que exige aos outros também a si é exigida.

Termino, por falta de tempo para mais.

Um abraço.

Ricardo disse...

penta,

uma única nota sobre o seu último comentário:

o facto de dizer o que disse no post anterior não muda, numa única vírgula, o meu pensamento e reflexão sobre a decadência do Benfica nos últimos 15, 16 anos. O amigo penta procura fazer uma sequência lógica entre aquilo que penso (e escrevo) sobre PC e aquilo que seria uma desculpabilização de todos os erros cometidos pelas sucessivas Direcções benfiquistas ao longo destes anos. Garanto-lhe que não há deste lado essa lógica. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Terei todo o gosto em discutir consigo a minha visão sobre o meu clube e as falhas gravíssimas em termos organizativos e profissionais que nele têm ocorrido, nestes últimos quase 20 anos. Se aqui não falo do Benfica é simplesmente porque o blogue é... do Porto. No entanto, tudo o que esteja ligado à minha reflexão sobre o Benfica não me cega a olhar a realidade e a ter uma opinião sobre várias coisas estranhas que se passam neste país; não só a nível desportivo, mas transversal a todas as áreas da nossa sociedade. Nesse sentido, acho com toda a convicção que me é permitida que PC cometeu crimes graves. A nível desportivo, porque deturpou aquilo que deve ser a essência do desporto: a verdade desportiva, através de várias formas ilegais de corrupção; a nível social, porque criou no país uma imbecil guerra calada (e não só) de Norte contra o Sul, Porto contra Lisboa, com discursos provincianos e boçais, em que tudo valia para que as pessoas se unissem em torno da cidade do Porto contra o Demo que vivia nessa cidade que devia arder, Lisboa. Ora, eu amo o meu país. De Sines a Caminha. Não faço parte dessas ideologias imbecis e portanto gosto pouco que incendeiem a opinião pública e criem guerrilhas no meu país, apenas e só para fazer crescer um clube. É esta a minha forma de analisar o que PC fez neste país de mau. De bom, penso que está à vista de todos: construiu o F.C.Porto como clube mundial. A questão é que, e entenderá bastante bem isto, interessa-me mais a verdade desportiva e, principalmente, o meu país do que o F.C.Porto. Entendo que a muitos portistas interesse o seu clube acima de qualquer outra coisa (mesmo da segurança e paz no seu país). Aceito. Não entendo nem compreendo mas aceito. Vejo-o a si como uma pessoa diferente. Corrija-me se estiver enganado.

E, tendo explicado a minha visão disto tudo, deixo-o felicitando-o pela boa postura que sempre teve comigo. Agradeço-lhe a forma simpática que sempre arranjou para falar comigo. Seguramente o amigo penta verá os assuntos que tratei de outra forma. Cá estamos para discutir. Sem insultos, que é sempre o mais importante.

dragao vila pouca disse...

Meus caros amigos conheci este blog e teria muito gosto em continuar a vir aqui comentar, mas, quando leio certos comentários...tenho de fazer um grande esforço para me conter, porque se vale dizer tudo sobre Pinto da Costa:" A nível desportivo, porque deturpou aquilo que deve ser a essência do desporto: a verdade desportiva, através de várias formas ilegais de corrupção; a nível social, porque criou no país uma imbecil guerra calada (e não só) de Norte contra o Sul, Porto contra Lisboa, com discursos provincianos e boçais, em que tudo valia para que as pessoas se unissem em torno da cidade do Porto contra o Demo que vivia nessa cidade que devia arder, Lisboa. Ora, eu amo o meu país."
Se vale dizer tudo sobre P.da Costa, mesmo sem provas...então eu também tenho o direito de dizer tudo sobre esse Ricardo. Não o faço por respeito aos responsáveis pelo blog e assim acho melhor, porque repito, tenho de fazer uma grande esforço para me conter, deixar de vir comentar.
Um abraço a todos

O Situacionista disse...

Meu caro Manuel Vila Pouca,

Quando tiver o tempo necessário, venho cá dar a minha opinião.

Mas adianto-lhe já a conclusão - Não aceito que deixe de vir cá comentar. Não aceito m-e-s-m-o !

O Situacionista disse...

Dragão Vila Pouca,

O Ricardo é dos poucos vermelhos que conheço que percebe de futebol. Ao contrário da maioria esmagadora dos portistas, que cada vez mais sabem apreciar e analisar (bom) futebol. Mas é normal. Isto é como a ópera, quem nunca a viu, sabe lá o que é !??!

Depois o Ricardo já é um participante regular neste blog há uns tempos.

Finalmente, o Ricardo, neste fase da época, merece, compreensivelmente, um desconto brutal. Praticamente merece o preço que se costuma praticar quando há “liquidação total”.
Já viu o que é andar com a cabeça presa por ... 16 pontos ?

D-E-Z-A-S-S-E-I-S P-O-N-T-O-S ???

É de, literalmente, ... perder a cabeça ...

Ó Vila Pouca, nem o meu bom amigo, ao que sei na juventude dos seus cinquentas, ainda se lembrará do que isso é. Penso mesmo que teria de regressar aos tempos do clube do regime.

Mas,

Eu percebo o seu sentimento.
Acredite que percebo.
E penso exactamente da mesma forma.
Sem tirar nem pôr.

Apenas analisamos a questão de uma perspectiva diferente.

E eu nem queria tornar pública a minha perspectiva. Para o Ricardo e os demais vermelhos não ficarem a saber. E continuarem na “ignorância”. Só que, face à sua posição, tenho de o fazer.

Repare, o(s) Ricardo(s), mesmo à beira do TRI pós apito dourado, ainda liga(m) o gravador e debita(m) a cassete: “O Pinto da Costa é corrupto. O FC Porto só ganha porque não há verdade desportiva”.

Ele(m) por mim pode(m) dizer isso 87.749 vezes, pode(m) até dizê-lo enquanto faz(em) o pino e dá(ão) a volta ao quarteirão, quiçá inclusive apenas com uma mão, em tese absurda, porque não, apoiados somente no dedo mindinho, que para mim é sinal de … FELICIDADE !

Muita felicidade !

É que:
1. É sinal que ganhamos, ganhamos, ganhamos, ganhamos e ganhamos e continuamos a ganhar e vamos continuar a ganhar e ser cada vez mais um colosso planetário.
2. Eu sei perfeitamente que é MENTIRA.
3. É sinal de pobreza de espírito ... derrota ... humilhação ... incapacidade de reacção ... impossibilidade de análise das causas ... fuga em frente ... vexame ... pequenez...

Percebe o que quero dizer, Manuel Vila Pouca ?

Eu sei que sim...

Daí que lhe peça que continue por aqui, onde é SEMPRE muito bem-vindo, e ignore comentários que não lhe agradem.

Daí que, atrevidamente lhe diga – não aceito que não volte cá. Não aceito !

Ao Ricardo, digo-lhe apenas o seguinte – acha que existe algum blog do seu clube onde eu pudesse lá ir dizer dos seus o que o Ricardo se atreve a vir aqui dizer dos nossos ? Sem ser sumariamente ELIMINADO ?

Se, com seriedade, repito, com seriedade, achar que sim, por favor continue a ofender (na perspectiva deles) alguns dos demais participantes neste espaço ...

P.s. - Quando eu vir os Ricardos elogiar o Maior Dirigente Desportivo de Todos Os Tempos, entrarei em pânico, e aí, será tempo de lhe dizer:

OBRIGADO, SR. PRESIDENTE. JAMAIS O ESQUECEREMOS. MAS OLHE QUE TUDO TEM O SEU TEMPO. NÃO ACHA QUE O SEU ESTÁ A TERMINAR ? ATÉ LÁ, VENCER, VENCER, VENCER CADA VEZ MAIS...

P.s. 2 - Esta é a minha opinião pessoal, que, de modo algum, vincula este blog. Até porque nem tive oportunidade de discutir o assunto com os demais administradores.

Fanático disse...

Caro Vila Pouca, era só o que faltava que deixasse de vir a este blog só por causa de comentários de ensanguentados.

O resto, e os 16 pontos, geram uma azia que dá para aqueles espasmos na escrita. Não ligue e venha sempre.

Não percebo, de facto, a incapacidade de aproveitar as bolas paradas, índice tão decisivo no futebol dos dias de hoje. Veja-se ainda na 4ºfeira os golos do Karagunis.

Ricardo disse...

situacionista,

parece que chegou ao fim a minha intervenção neste blogue. Comecei a frequentar este espaço para partilhar ideias, na vontade de deixar cair velhas teorias em ruínas - com as quais nunca me identifiquei - de que portistas e benfiquistas não podiam, civilizadamente, participar em debates sobre este desporto que todos nós amamos. Vendo o comentário do senhor vila pouca, fico com a sensação triste de que ele, por alguns comentários meus, pensa ser melhor abdicar de fazer a sua participação neste blogue. Isso, como é óbvio, não pode acontecer. Este blogue é de portistas sobre o F.C.Porto. Se alguém deverá sair, como bem diz o fanático ("era só o que faltava que deixasse de vir a este blog só por causa de comentários de ensanguentados"), esse alguém serei eu. Respondendo, para finalizar, a algumas frases tuas:

"O Ricardo é dos poucos vermelhos que conheço que percebe de futebol" - Obrigado pelas palavras. Devolvo-as a quase todos os membros deste blogue. Além de percebrem de futebol, escrevem bem, o que faz deste espaço um sítio muito interessante de convívio virtual.

"Ao contrário da maioria esmagadora dos portistas, que cada vez mais sabem apreciar e analisar (bom) futebol" - Como sabes, não gosto destas generalizações. Fazer um esquema Benfiquistas-não sabem de futebol Vs Portistas-quase todos sabem de futebol é um esquema com o qual não me identifico. Haverá de tudo em todos os clubes. Acho até um pouco arrogante dizer-se isso, mas é a tua opinião.

"Penso mesmo que teria de regressar aos tempos do clube do regime" - Esta é uma daquelas mentiras que se vai repetindo na esperança de que um dia seja verdade. Valha-nos a História que está aí, imutável, para que nos não minta. Qualquer pessoa que investigue sobre desporto e, principalmente, futebol em Portugal depressa se deparará com o facto de, a ter havido um verdadeiro clube do regime, esse clube chama-se Sporting Clube de Portugal, que até foi a primeira equipa a participar na Taça dos Clubes Campeões Europeus no ano posterior a ter sido campeão o... Benfica. Claro que o regime, na década de 60 se aproveitou do sucesso único do Benfica e colou-se ao seu nome e grandeza em todo o mundo, por ser uma bandeira quase única de exportação do nome de Portugal além-fronteiras. Além disso, Portugal nessa altura era criticado por essa Europa fora e pressionado por estar em guerra colonial. Nada melhor do que mostrar ao Mundo que o Benfica até tinha africanos de sucesso na equipa, numa altura em que ainda havia o "sonho" de manter o Portugal Ultramarino. Para saber a verdade, é preciso ler e não apenas debitar informações que vieram de família ou de amigos que, na altura, viam os seus clubes serem totalmente vulgarizados por uma super-equipa. O debate sobre o futebol em Portugal, nessas épocas, é um assunto muito interessante, que eu analisei, en passant, numa tese que fiz para a Faculdade. Talvez um dia mais tarde possamos debatê-lo com mais profundidade. Mas só quando o meu amigo (e quem ache o mesmo que o situacionista) se der ao trabalho de ler e investigar a História do desporto neste país, muito além de dizer coisas que ouviu.

"Repare, o(s) Ricardo(s), mesmo à beira do TRI pós apito dourado, ainda liga(m) o gravador e debita(m) a cassete: “O Pinto da Costa é corrupto. O FC Porto só ganha porque não há verdade desportiva”" - Esta frase, além de me insultar, supondo que eu faço parte da carneirada, diz uma mentira. Eu nunca disse que o F.C.Port só ganha porque não há verdade desportiva. Já por várias vezes afirmei, aqui neste blogue, que o Porto tem tido melhores equipas e que por isso tem ganho. Valorizei por várias vezes as vitórias europeias e nacionais do vosso clube. Principalmente a partir de 2000, em que a vergonha que foram as décadas de 80 e 90 deixaram de ser tão vergonhosas. Este ano, por exemplo, que é o ano em que eu participo neste blogue, por várias vezes vos felicitei pelo bom futebol e superioridade do Porto em relação aos demais. Acho que me podias dar isso e não me meter no saco dos carneiros imbecis (que pululam por todos os clubes, não apenas no Benfica), mas é a tua opinião.

"Eu sei perfeitamente que é MENTIRA" - Não sei como encontraste toda essa segurança e certeza de que é mentira, mas felicito-te. Até hoje não tinha encontrado ninguém tão certo de que é mentira tudo o que se passou. Tenho um amigo portista que se ri, quando lhe digo que andou a ganhar títulos, muito por culpa das máfias do Pintinho, outros deixam espaço à discussão, outros (como o Penta) dizem que não acreditam, mas que esperam pela resolução dos tribunais. Tu afirmas que é mentira. Está certo. Pena que o acrílico seja crime de lesa-pátria. A corrupção é que não, é mentira. Entendido.

"Ao Ricardo, digo-lhe apenas o seguinte – acha que existe algum blog do seu clube onde eu pudesse lá ir dizer dos seus o que o Ricardo se atreve a vir aqui dizer dos nossos ? Sem ser sumariamente ELIMINADO ?" - Frequento alguns blogues benfiquistas e há vários em que portistas vão insultar os adeptos do Benfica; como certamente haverá o contrário. O que te digo é que eu aqui não insultei ninguém. Dei a minha opinião sobre o PC que, presumo, não seja da família de nenhum destes comentadores. Se eu acho que o homem é corrupto, vou dizer que não é? Peço desculpa a quem se sentiu ofendido, mas, de facto, não ofendi ninguém daqui. O senhor Vila Pouca insultou-me directamente e não vi qualquer atitude dos editores deste blogue em relação a ele. Se o critério aqui é se é portista pode dizer tudo, se é benfiquista não pode, então está bem, é um critério como outro qualquer, eu não concordo com ele, nem vejo o futebol nem a vida dessa forma, mas aceito-o, obviamente, porque o blogue não é meu.

"Quando eu vir os Ricardos elogiar o Maior Dirigente Desportivo de Todos Os Tempos, entrarei em pânico" - Ou já entraste em pânico ou não leste o que disse sobre PC. Já algumas vezes o elogiei, quando lhe chamei inteligente, competente a gerir um clube e excelnte visionário na forma como percebe de futebol e fez crescer um clube de bairro para se tranformar num clube mundial. É certo que começou com muita corrupção e um discurso imbecil e boçal, mas além disso construiu, com inteligência, uma estrutura organizada e profissional, que neste momento é única no futebol nacional. Vês como não é difícil elogiar os outros? Nem por uma vez te vi palavras elogiosas em relação ao Benfica, fosse no que fosse. Bem sei que é difícil encontrar alguma coisa que se aproveite, no momento actual, mas nada? Nem um Rui Costa e o seu amor ao clube, nem um Cardozo, um Rodriguez? Acho que o futebol deveria ser visto de outra forma. Apenas isso.

"É sinal de pobreza de espírito ... derrota ... humilhação ... incapacidade de reacção ... impossibilidade de análise das causas ... fuga em frente ... vexame ... pequenez..." - Com esta frase insultas-me pessoalmente, porque, primeiro, enfias-me na carneirada geral imbecil que todos os clubes têm e que me mete nojo, que é a facção dos gajos que diz mal por dizer, sem sequer pensar nas coisas - grupo no qual, se me permites a vaidade, não me incluo, segundo porque, incluindo-me no grupo, fazes de mim alguém com, e cito, "pobreza de espírito...impossibilidade de análise...pequenez". Atributos em que, sinceramente, não me revejo.

Por tudo isto - insulto pessoal, o senhor Vila Pouca querer deixar de comentar por causa de mim e uma certa antipatia que parece crescer sobre a minha pessoa neste blogue - deixarei de comentar neste espaço. No entanto, gostaria de dizer que os meses em que cá participei deram, como era minha vontade, para mostrar que é possível uma saudável convivência de opiniões entre portistas e benfiquistas, muito para além dos ódios imbecis, paroladas regionalistas (de um lado e de outro, entenda-se), guerrilhas sem nexo, que só levam a atitudes que em nada se coadunam com o que é, ou deve ser, o futebol e o Desporto. Conseguimos ser amantes do futebol sem que por isso nos agredissemos gratuitamente. Acho que só por esse aspecto valeu a pena. De resto, como disse atrás, reconheço-vos, editores do blogue e alguns comentadores, conhecimentos sobre o desporto e capacidade de escrita acima da média, o que faz deste espaço, um espaço de eleição.

Abraço a todos e, como já tinha dito depois do jogo do Porto na Luz, parabéns pelo Tri. Um abraço especial ao Penta.

Vímara Peres disse...

Caro Ricardo

Tenho pena que não tenhamos conseguido fazê-lo deixar cair a sua "velha teoria em ruínas" do Porto corruptor e do Benfica defensor da verdade desportiva.

Um abraço e sinceramente espero que continue por muito tempo a manter essa velha teoria. Será sinal de os nossos triunfos continuarão a provocar-lhe azia...

O Situacionista disse...

Ricardo,

Eu não o insultei em parte alguma. Nem sequer o Vila Pouca o fez (e não o estou a defender, até porque ele não precisa).

Eu apenas dei a minha opinião relativamente a um pensamento/ideia/preconceito seu. Nada mais.

Não me condene por delito de opinião, pois dessa forma estaria a contrariar tudo aquilo que diz defender.

O Vila Pouca, legitimamente, apenas disse que, para ele, insultar o presidente do FC Porto (como o Ricardo faz) era insultá-lo a ele (Vila Pouca), e como tal, quem não sente, não é filho de boa gente...
Nada mais.

Tenho todo o gosto que por cá continue. Apesar de vermelho, sabe de futebol e sabe escrever sobre futebol. E, especialmente, parece-me que adora futebol. Tal como eu.

Sugiro que pondere a sua decisão. Pondere bem. Ou melhor, repense. Repense bem.

Pode sempre dar aqui a sua opinião. Como fez desde a primeira hora. Nem sei como cá chegou, mas creio que foi bem recebido. De outra forma por cá já não andaria, certamente.

Sabe, eu sou plural. Em tudo na vida. E, nessa medida, ter a opinião de um vermelho numa casa PORTISTA, quando estou a discutir futebol, não me causa qualquer alergia.

Agora, tem de compreender que numa casa PORTISTA, em que tem a qualidade de visita, não pode, como alguém dizia (creio que o Justiceiro), ofender as demais visitas (ainda que indirectamente).

Percebe ?

Quanto ao Tri, falamos quando ele estiver assegurado.

Até breve.