segunda-feira, 31 de outubro de 2005

O capitão

Tenham calma !!! Não vou falar outra vez do JCosta !!!!!

Bom, a não ser para vos dizer que, ao que consegui apurar junto de pessoas bem informadas (vulgo, fontes bem colocadas), a questão é a seguinte - sempre é verdade que o mister o quis dispensar (!!!) no início da época.
Tal só não sucedeu porque o Presidente se opôs.
Terá, então, o mister informado o JCosta que não contava com ele.
Sem mais comentários.

Então porque é que escolhi este título ?
Muito simples.
Achei, no mínimo, escandaloso o facto de o Lucho já ser um dos capitães do FCPorto !
Quando vi o PEmanuel sair e entregar a braçadeira ao RMeireles, JAMAIS pensei que fosse para este a colocar no Lucho.
Então o VBaía ?? Ok, este não.
Então o Zé ?? Ok, este também não.
Então o HAlmeida (que tem muitos anos de clube) ?? OK, mais um fora.
Então o Ivanildo (idem) ??? Outro fora.

Porra, então qualquer outro que tenha mais de 4 (QUATRO) MESES DE CLUBE !!!! Só de pensar...
É difícil ver isto ????
Esta situação é gravíssima e atesta o seguinte - não há NENHUMA referência no FCPorto !!! Mas não era preciso cair no ridículo !! Faz-me lembrar outro clube há bem pouco tempo....
Lamentável !!

Mas, tentando esquecer coisas muito tristes, queria destacar 2 belíssimos e importantíssimos aspectos referidos pelo Eterno (porque será que sinto que vou novamente "falar" de coisas tristes ??? que sina a nossa...)

São eles:
"Quando jogávamos sem trinco, os dois laterais subiam "feitos tolinhos"; agora, que temos trinco, os laterais ficam atrás (...)"
Nem mais.

"Desde quando é que no Estádio do Dragão, num pontapé de canto contra nós, os 11 jogadores do FCP estão atrás?"
Perfeito. Como já tinha reparado neste, só acrescentava a palavra sempre (atrás).

Equipa para amanhã - VB, Zé, Pepe, PE, Cech, RMeireles, PAssunção, Luxo, RQ, Lisandro, HAlmeida.

domingo, 30 de outubro de 2005

Equação + Interrogações

Um bom jogador que gosta de jogar sozinho (Quaresma) + Um bom jogador que não se esforça e está gordo (Benny) + Dois jogadores esforçados, mas com muito pouca classe (Jorginho, Hugo Almeida) + Um pseudo-candidato a jogador de futebol (Alan) + Uma vedeta argentina a quem ainda não vi nada que justificasse aquilo que se diz e que se "arrasta pelo campo" + Adeptos à beira de um ataque de nervos, sempre a pressionar a equipa = Empate em casa com o Vitória de Setúbal
 
Cada vez me convenço mais que o Adriaanse é "algo lento" a perceber as coisas (e a "ler o jogo"). Contra o Setúbal, não era evidente que havia gente a mais na defesa? Quando jogávamos sem trinco, os dois laterais subiam "feitos tolinhos"; agora, que temos trinco, os laterais ficam atrás - ontem houve situações em que estavam 4 jogadores do Porto recuados a "tomar conta" do único avançado do Setúbal (equipa que não lançou um único contra-ataque de jeito). Não percebo nada disto!
 
Onde está o "ritmo infernal" do início da época?
 
Desde quando é que no Estádio do Dragão, num pontapé de canto contra nós, os 11 jogadores do FCP estão atrás?
 
Começo a duvidar dos conhecimentos tácticos do Sub-Tenente e, para além disto, parece-me que há muito pouco "trabalho de casa" da equipa técnica (sobretudo, estudar o adversário).
 
Venha o Inter! Pelo menos, não vai haver pressão dos adeptos (nem dos nossos, nem dos deles).

sábado, 29 de outubro de 2005

Jornada 9: FC Porto 0 - 0 Setubal

FICHA DO JOGO
Liga 2005/06 (9ª jornada)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 29.317 espectadores
Árbitro: António Resende (Aveiro)
Assistentes: Sérgio Lacroix e Marcílio Pinto
4º árbitro: António Rodrigues
F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Lucho e Jorginho; Alan, Hugo Almeida e Quaresma
Substituições: Alan por Ivanildo (58m), Jorginho por McCarthy (66m) e Pedro Emanuel por Raul Meireles (80m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto
Treinador: Co Adriaanse
V. SETÚBAL: Moretto, Janício, Fontes, Auri e Nandinho «cap»; Binho, Dembélé e Ricardo Chaves; Tchomogo, Fábio e Adalto
Substituições: Tchomogo por Pedro Oliveira (66m), Adalto por Binho (66m) e Fábio por Fonseca (77m)
Não utilizados: Marco Tábuas, Flávio, Veríssimo e Lacombe
Treinador: Norton de Matos
Disciplina: Cartão amarelo a Binho (54m), Fonte (71m), Ricardo Chaves (83m) e Raul Meireles (91m)

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

A Insistência do Situacionista

É curioso realçar que o nosso ilustre e douto colega situacionista decifra o inigma à sua maneira... Faz-me lembrar (parêntesis feito para transmitir que será um prazer pagar um copo aos ilustres colegas :) ) o dito igualmente pseudo douto Fernando Seara quanto às duas interpretações... a  provocação é pertinente pois quem não quer perceber não percebe!!! Tem a ver com a teimosia característica das suas posições !!! Quanto ao mesmo assunto (J Costa) está tudo dito.
 
O que me espanta, com todo o respeito que o colega me merece, é o facto do colega já ter jogado futebol num clube bastante interessante e parecer-me que não aprendeu a teoria como deveria ter aprendido... Espero sinceramente que os seus dotes de jogador sejam bastante melhores do que as suas análises de treinador de bancada... Para quem prefere o CP ao Cheh, também estamos conversados!!!
 
Para terminar, como o ilustre douto é um idiota (entenda-se cheio de ideias), sugiro uma nova leitura de Dale Carnegie, passando a citar:
 
"O Ser Humano é um grande idiota pelo menos durante 5 minutos por dia! A habilidade está em não exceder este limite"
 
Espero que os próximos posts do ilustre continuem a revelar a exímia habilidade que o caracteriza!!!
 
Saudações 

Camião PES5

Carissimos Dragões,
 
Amanhã vai estar um camião junto ao Estádio do Dragão, com um ecran gigante, para quem quiser poder jogar "Pro Evolution Soccer 5". Terá bancadas e tudo.
E que clubes se vão defrontar?
FC Porto contra... o FC Porto!
Só pode!
 
Quanto à questão do carissimo Situacionista,
 
Objectivamente só podemos, na prática e com alguma certeza, dizer quem não deveria jogar!
Isto porque vemos as exibições que vão sendo efectuadas pelos nossos jogadores.
E se jogam mal, devem sair do onze.
Depois temos os que jogam partes dos jogos, os que fazem alguns jogos, e os que não jogam.
Dos dois primeiros podemos tirar algumas ideias (pois entram para ajustar a equipa ou para jogos "tipo FCMarco"), dos ultimos não podemos dizer nada, só arriscar um palpite.
 
Grande abraço, e prevejo uma goleada para amanhã!
 

Lá vão eles para Ibiza...

MaisFutebol:

Co Adriaanse não perdoou a má exibição de Diego e Ibson com o Marco e deixou-os fora da lista de convocados para o jogo com o V. Setúbal, deste sábado. Lisandro Lopez, que já recuperou da lesão que o afastou dos relvados desde o embate com o Benfica, também não figura nas escolhas.

Consistência.....

Ao ler os post´s (muito interessantes, diga-se) dos bloguistas General e Azzulli não posso, atenta a importância do tema, deixar de voltar a referir-me ao nosso Capitão.

É que relativamente aos nossos citados dois colegas de blog, quanto a este tema, e só quanto a este, ao ler as suas opiniões fico convencido de que continuam a revelar problemas de consistência (ou falta dela).

E nem me atrevo a decifrar a palavra consistência porque o (nosso) General, por esta altura, já deve estar munido de 3 ou 4 interpretações dos nossos melhores dicionários, incluindo, presumo, a do "Grand Larousse".

Diz o Azzulli:

"O Jorge Costa é o nosso capitão, o nosso líder, o homem da garra, do querer, o espirito do Dragão.
Mas já tem uns 34 anos...
"

Bom, para o Azzulli só temos um problema - a idade !

Mas depois diz:

"Teoricamente parece-me que poderia jogar e fazer boas exibições, mas na prática não sei, não o vemos jogar desde a pré-época."

Pergunto eu então:

Nessa perspectiva há algum jogador que se não jogar, na prática, possamos dizer que deveria jogar ????

Quanto ao General vem dizer,

"Como já afirmei, uma dupla de centrais só é consistente se se complementar, (...) "

Pergunto eu, em que sentido/interpretação estará ele a utilizar a consistência ??

Se é naquela segundo a qual o JCosta é o 5º central estamos conversados....

Nem de propósito, atentem no artigo de ontem, no jornal OJogo, do nosso consócio António Tavares-Teles:

"Jorge Costa

1. É triste ver o ostracismo a que no FC Porto foi votado Jorge Costa. Até porque a intransigência de Co Adriaanse relativamente a ele é tanta que chega a parecer que o grande capitão portista das últimas épocas fez alguma coisa que o não recomenda para integrar o grupo de centrais azuis e brancos, ainda por cima quando ele é, mesmo agora, muito melhor jogador do que Bruno Alves, por exemplo (e para só falar deste último). Mas, pelo visto, manda quem pode, e o resto é conversa... Para além de que a forma como o treinador holandês se tem referido ao assunto é muito incorrecta, sem dúvida. Porque é quase acintosa. E com a administração da SAD a ver, é claro... Ou então a olhar para o lado."


Será que o Tavares-Teles também diz mal por dizer, como insinua o General no seu último post, e passo a citar "Como já reafirmei, considero que só se deve dizer mal quando efectivamente tem de ser e não dizer mal por dizer como parecem algumas posições sem desprimor para os autores."

Quanto à minha equipa para amanhã:

VB; JB, Pepe, PE, Cech; PAssunção; Lucho, Quaresma, Ivanildo, HAlmeida e Beni !




A Equipa

Caros Bloguistas Dragões,
 
Finalmente leio com prazer uma posição que vai de encontro ao que penso e defendi. Falo do Dragão Azzulli que opinou quanto aos centrais e muito bem.
 
Pretendo apenas realçar o seguinte quanto a esta matéria: quando afirmei que o JC é o 5º central fi-lo com a firme convicção de "defender" o Tenente, pois considero que está a ser muito visado e não nos podemos esquecer que o próprio lê as nossas posições e deu "a mão à palmatória". Como já reafirmei, considero que só se deve dizer mal quando efectivamente tem de ser e não dizer mal por dizer como parecem algumas posições sem desprimor para os autores.
 
Para que não hajam dúvidas considero que o JC só deve jogar se:
 
1 - O PE não puder jogar. Como diz o azzulli e muito bem, são 34 anos, não tem velocidade e já muito carregado de lesões nos joelhos. Neste sentido, tendo dois jogadores exactamente com as mesmas características (centrais de marcação) deve jogar o mais novo, com outra frescura física e por consequência com outra velocidade.
 
2 - Se o PE estiver apto, o JC deve jogar se não tiverem disponíveis os restantes centrais.
 
Como já afirmei, uma dupla de centrais só é consistente se se complementar, ou seja, não devem jogar dois centrais com as mesmas características (normalmente os centrais de marcação não têm técnica, não sabem "sair" com a bola, apenas sabem e bem cortar as ofensivas... Mas para que uma dupla com um central de marcação seja eficaz, é necessário que o outro central tenha técnica, saiba "avançar" com a bola, efectuar passes correctos com rapidez para criar espaços, etc... Logo jogando o PE, deve jogar o Pepe (que tem estado bem) ou o RC. O BA já é parecido com o PE e JC, logo apenas em última instância deverá ser considerado.
 
De qualquer das formas, não pretendi ferir susceptibilidades quando afirmei qe o JC é o 5º central, quanto mais não seja porque temos este gosto comum, a nossa equipa, o Dragão. Não esqueço jamais que muito devemos a esse grande jogador que contribuiu para muitas alegrias... Um grande jogador e um grande dragão.
 
Considero igualmente que é necessário bons laterais para que os centrais façam boas exibições!!! Não há dúvida que o perigo das equipas adversárias começa nas "alas" e por melhor que sejam os centrais não há quem resista quando os laterais não sabem defender. Falo obviamente do CP que, coitado, não tem culpa, pois não é lateral. A entrada do Cheh veio colmatar. Não considero que seja um excelente central mas é bom, não compromete, sabe o que está a fazer e o resultado está à vista. Quanto à direita, não tenho dúvidas em preferir o ZB mesmo a "meio gás" ao Sonkaya que é muito mau (parece que contra o Marco foi uma desgraça...)
 
Concordo igualmente com o azzulli em relação ao Jorginho. Considero que está cansado, mas não só na 2ª parte! Acho que não tem feito exibições bem conseguidas. Neste contexto, considero que estando o Lisandro apto deve jogar e não descurar a possibilidade do Diego jogar de início.
 
Em relação ao Lucho apenas pretendo afirmar com agrado que está melhor! Tal deve-se à entrada do Assunção que tem um duplo efeito: consistência defensiva por um lado e "libertação" do Lucho para ofensivas por outro lado. Vemos o Lucho a avançar mais, a rematar e acredito que ainda vai marcar golos...
 
Saudações
 
 

Cala-te boca...


Dragões,

Hoje é dia de conferência de imprensa.

Acendam a velinha...

quinta-feira, 27 de outubro de 2005

3 competições, 3 vitórias

Caros dragões,
 
O Jorge Costa é o nosso capitão, o nosso lider, o homem da garra, do querer, o espirito do Dragão. 
Mas já tem uns 34 anos... 
Falta-lhe velocidade...
Já teve (e continua a ter) problemas nos joelhos...
Teoricamente parece-me que poderia jogar e fazer boas exibições, mas na prática não sei, não o vemos jogar desde a pré-época.
Mas terá de ser ele ou o Pedro Emanuel, pois acho que tem de jogar um central rápido ao lado de um destes dois. 
Penso que o PE, nesta altura, tem vantagem.
O lugar para o outro central, terá de ser disputado entre RC/Pepe.
O BAlves é opção para ambos os dois estilos de central, e não necessáriamente como ultima escolha.
Deveria era ter jogado o JC, durante o impedimento do PE.
 
Quanto ao jogar na Taça, isso é para "rodar" os suplentes. 
O Jorge Costa não é um suplente, é o Capitão!  
Queria vê-lo jogar, mas no Dragão para o campeonato. Um jogo a sério, com os titulares!
Para receber uma ovação digna do nosso maior simbolo!
 
Quanto à equipa que derrotou o Inter e o Nacional, é como disseram: o mister lê o nosso Blog!
Finalmente a reconciliação!
Temos o PE a central, temos o trinco.
E temos um defesa esquerdo! E bom!
Não temos um grande nivel de segurança, mas passamos da total insegurança defensiva para uma boa segurança (e com sorte!).
Claro que temos o Pepe naquele seu estilo electrico, mas reconheço-lhe uma evolução nestes jogos, comparativamente aos de inicio de época. Vamos ver se é para continuar...
O PAssunção está muito bem.
Acho que os médios têm de ser substituidos na segunda parte, pois o Lucho e Jorginho ficam exaustos.
No ataque, por enquanto, é como o mister quiser! Temos muitos jogadores para atacar em vários esquemas.
 
Relativamente ao mister, ele é teimoso, é arrogante, fala demais, mas impõe disciplina, tem boa filosofia de jogo, e vai aprendendo.
Mudou o FC Porto do 8 ao 80 do ano passado para este ano.
Resultou durante alguns jogos, mas depois quando os adversários descobriram como nos dar a volta, foi incapaz de apender e mudar o esquema de jogo.
Pensava que Portugal é um pais onde todos os clubes são fracos excepto o FC Porto, onde iamos vencer por 3-0 todos os jogos, e como o que lhe pediram era ganhar a Liga, não precisava mudar a táctica ofensiva em nenhum jogo.
Enganou-se!
Agora perdeu credibilidade no que diz, e só mudou à força!
Actualmente, tem a minha concordancia com o esquema de jogo e com os titulares.
E o melhor é realmente falar o menos possivel...
 
Minha opção para o próximo jogo, seria:
VB; JB, Pepe(!), PE, Cech; PAss; Lucho, Diego; Quaresma, Jorginho e HAlmeida
 
 

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Taça 4ª: FC Porto 1 - 0 FC Marco

FICHA DO JOGO
Taça de Portugal (4ª eliminatória)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 18.425 espectadores
Árbitro: João Vilas Boas (Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e Tomás dos Santos
4º árbitro: Rui Torres
F.C. PORTO: Paulo Ribeiro; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e Cech; Paulo Assunção, Ibson e Diego; Alan, McCarthy e Ivanildo
Substituições: Ibson por Raul Meireles (45m), Diego por Hugo Almeida (45m) e Sonkaya por Bosingwa (74m)
Não utilizados: Hugo Marques, Quaresma, Pepe e César Peixoto.
Treinador: Co Adriaanse
FC MARCO: Celso; João Filipe, Bruno Ferraz, Pedro Ribeiro, Miguel, Filipe Fernandes, Ferreira, Ico, Thiago Pollieri, Vieirinha e Matheus.
Substituições: Pedro Ribeiro por Mauro (17m), Ferreira por Gonzalo (53m), Miguel por Almir (83m).
Não utilizados: Ricardo, Hélder Calvino, Sílvio e Pedro Pontes.
Treinador: Manuel Machado
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Ivanildo (28m).
Disciplina: Cartão amarelo a Paulo Assunção (33m), Ricardo Costa (36), Thiago Pollieri (60m e 66m), Raul Meireles (68m) e Sonkaya (74m). Cartão vermelho a Thiago Pollieri (66m).

Solidariedade com o Situacionista e o Fanático

O "General - Bloguista" (diferente do General Co) cometeu um crime de lesa-majestade: comparar as ilustres personalidades que alimentam este fantástico "Bi-Campeões do Mundo" (nomeadamente, o Situacionista e o Fanático) com essa "papoila saltitante e esbracejante" chamada Seara é demais. Proponho, como sanção, que seja ele a pagar a próxima rodada de finos antes de um jogo, de forma a redimir-se do que julgo ter sido um lapso.   :-)
 
Também não estou de acordo com o que o nosso "General Diogo" diz quanto ao Jorge Costa. É evidente que ele não é o quinto central. Todos sabemos isso. Não me agrada (mas aceito) a opção quanto à não-titularidade. Contudo, "enxovalhar" numa conferência de imprensa um jogador associado a alguns dos momentos mais marcantes que os portistas viveram é de alguém inábil, arrogante e que (ainda?) não compreendeu a forma apaixonada como os portugueses vivem o futebol.
 
Dá-me ideia que o Adriaanse é um "burro a olhar para um palácio". As comparações com o campeonato holandês (muito pior do que o nosso) são completamente despropositadas; a surpresa com a necessidade de andar de avião para fazer o campeonato português são "parolas"... Enfim, voltamos ao mesmo: estas coisas até são naturais quando se é novo em qualquer local e passariam despercebidas se não fosse a "diarreia verbal" de que o homem sofre.
 
P.S. - Por falar em Seara, penso que os ilustres bloguistas e leitores sabem que dá um programa na RTPn chamado "Trio de Ataque" (às terças-feiras às 22:30), em que se ouve falar de futebol sem ser necessário "gramar os marretas" do Seara e do Dias Ferreira com as suas piadas parvas, meias-palavras pretensiosas, pseudo-sofisticações jurídico-processuais, entre outras características destas figuras... Eu já decidi deixar de ver o "Dia Seguinte" - o único objectivo é a promoção pessoal dos ditos "figurantes".

Destruição do Tenente

Caros Bloguistas,
 
Devo confessar que necessito ir ao dicionário para saber o que quer dizer consistência !!! Não percebo a resposta do situacionista, a não ser que não pretenda entender ou não concorde com a minha posição. Faz-me lembrar a posição do Seara no "dia seguinte" quanto ao facto do Petit ter tido só um jogo comparativamente ao Bruno Alves. "pode ter duas interpretações"... A consistência tem a ver com o facto do Situacionista e o Fanático não gostarem do Tenente e então qualquer argumento serve para atacar... O General considera que só deve destruir quando não resta alternativa!!!
 
Continuo a achar que o JC é o 5º central, concordando com o Tenente pelas razões que já invoquei, embora não sendo consistente!!!!
 
Como portista que sou tenho que deixar de fazer comentários quanto às criticas destrutivas sobre o Tenente que infelizmente têm sido sistemáticas!!! Imaginem o que seria se não tivessemos ganho ao Inter nem ao Nacional... Já não há pachorra!!!!!
 
Uma vez que os resultados ´pelos vistos já não interessam, apelo aos dois para irem ver o Marco e levarem lenços brancos... Essa é que era uma atitude consistente...
 
Sem mais 

Jorginho

Em resposta ao repto do Eterno, a explicação é fácil e constava já ontem do site do FCP:
 
25-10-2005 FUTEBOL
Convocados para o F.C. Porto-Marco

As entradas de Hugo Marques e Sonkaya e as saídas de Jorginho, Lucho Gonzalez e Vítor Baía constituem as novidades na convocatória do F.C. Porto para o jogo de amanhã com o Marco, partida referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal, agendada para amanhã, às 21h00, no Estádio do Dragão.

A equipa de Co Adriaanse treinou esta manhã em Vila Nova de Gaia e, no final do apronto, o técnico divulgou as suas escolhas, que integram os seguintes atletas: Alan, Bosingwa, Cech, César Peixoto, Diego, Hugo Almeida, Hugo Marques, Ibson, Ivanildo, McCarthy, Paulo Assunção, Paulo Ribeiro, Pedro Emanuel, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Ricardo Costa e Sonkaya.

Jorginho, entretanto, não esteve no relvado. O avançado apresenta-se com uma mialgia de esforço na coxa direita e efectuou tratamento. O mesmo regime de recuperação foi desenvolvido por Sokota e Bruno Moraes. Helton e Lisandro Lopez cumpriram treino condicionado.

Isto é, o Jorginho só não joga porque está lesionado.

Este fulano está passar das medidas e se a coisa não corre bem, não sei como vai ser.

E já agora pergunto: se o guarda redes titular para a Taça vai ser o Paulo Ribeiro, e mesmo atendendo à lesão do Helton, porque não pode o grande JC ser titularíssimo ?

"Autista"

Subscrevo as palavras do Fanático.
Mas eu já nem pedia tanto (a titularidade).
Só me referia à convocatória.

A posição do General quanto ao JCosta, embora de enaltecer nem que seja por ficar sempre bem a solidariedade das hierarquias para com os subordinados (leia-se, tenentes), não tem grande consistência.

E que dizer (mais uma vez) das explicações do "Autista" na conferência de imprensa ?
Nada. Já foi tudo dito.
Resta-me, já que os adjuntos, pelos vistos, não podem falar, apoiar a iniciativa do Eterno e esperar que o Presidente imponha o "blackout" à equipa técnica.
É a única forma de tentar preservar o que de bom o "Autista" tem feito, porque tem, e que parece ter a tentação irresistível de querer destruir.

Ainda quanto aos novos 5 guarda-redes que os vermelhos querem inscrever, li hoje um pequeno artigo, na página que abaixo indico, que diz tudo:
http://www.record.pt/noticia.asp?id=686955&idCanal=473

Mesmo assim, a "locomotiva" tenta, a todo o custo, ganhar velocidade.
Parece-me é que vai enpancar no "pormaior" da necessária unanimidade....

PS - O último jogo dos vermelhos contra o Estrela impressionou-me sobremaneira, especialmente porque se mostraram capazes de virar um resultado que lhes chegou a ser desfavorável. Muito bem...

terça-feira, 25 de outubro de 2005

JORGINHO

O Jorginho só não joga porque está lesionado, conforme se escreve no site do FCP:
 
   
25-10-2005 FUTEBOL
Convocados para o F.C. Porto-Marco

As entradas de Hugo Marques e Sonkaya e as saídas de Jorginho, Lucho Gonzalez e Vítor Baía constituem as novidades na convocatória do F.C. Porto para o jogo de amanhã com o Marco, partida referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal, agendada para amanhã, às 21h00, no Estádio do Dragão.

A equipa de Co Adriaanse treinou esta manhã em Vila Nova de Gaia e, no final do apronto, o técnico divulgou as suas escolhas, que integram os seguintes atletas: Alan, Bosingwa, Cech, César Peixoto, Diego, Hugo Almeida, Hugo Marques, Ibson, Ivanildo, McCarthy, Paulo Assunção, Paulo Ribeiro, Pedro Emanuel, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Ricardo Costa e Sonkaya.

Jorginho, entretanto, não esteve no relvado. O avançado apresenta-se com uma mialgia de esforço na coxa direita e efectuou tratamento. O mesmo regime de recuperação foi desenvolvido por Sokota e Bruno Moraes. Helton e Lisandro Lopez cumpriram treino condicionado.

    O Fulano está como o Procurador Geral da República sempre que falava do processo da Casa Pia: só dizia asneira!!!

    Não ganhe os próximos jogos e nos dizemos-lhe com quantas vergastadas se escreve Futebol Clube do Porto!!!  (a comparação não estará correctamente escrita, mas é esclarecedora.

Convocatória sem Jorge Costa

Eu concordo com o Tenente!!! Agora que acertamos com os centrais, não é por ser um jogo da taça (teoricamente mais acessível embora o passado recente nos transmita o contrário...) que os habituais ou os que deixaram de ser habituais não devem jogar !!! Concordo que o tempo do JC já foi, temos que dar lugar aos outros e como já disse en anteriores mensagens, tenho a certeza que tanto o RC como o BA são bons centrais e têm que de vez em quando jogarem para não perderem a rodagem... Quanto ao JC, deverá o tenente colocar quando os outros não tiverem disponíveis (tal como disse) ou no final da época para as "palmas" pela sua brilhante carreira...
 
Dou uma simples razão para que o JC não seja habitual titular: prefiro que jogue o PE !!! Como ambos são centrais de marcação não fariam uma boa dupla!!! Penso claramente que a dupla titular é a que tem jogado nos últimos jogos e que tão boa conta do recado tem dado!!!
 
Denoto que certos bloguistas gostam simplesmente de criticarem destrutivamente o Tenente: é claro que deixou de ser general pelas razões sobejamente conhecidas. Agora que deu a mão à palmatória, há bloguistas que arranjam sempre pretextos para dizer mal do homem... Nem tanto ao mar nem tanto à terra !!! Não se esqueçam que o que conta são os resultados e felizmente começam a aparecer... o resto é conversa !!!!
 
 

A estupidez ainda é maior

O holandês já justificou a não convocação do Jorge Costa:
 
Primeiro, Jorge Costa. Voltou a não ser convocado por Co Adriaanse mesmo quando o adversário do F.C. Porto se chama Marco, da Liga de Honra. O capitão fica de fora das primeiras escolhas do treinador para o jogo da Taça de Portugal. «Já me fizeram essa pergunta muitas vezes e respondia sempre da mesma forma», começa por dizer o técnico holandês. «Não há mais nada a dizer». E ponto final. Mas alguma vez irá jogar? «Há a possibilidade de jogar no futuro, mas tudo depende se os outros centrais não estiverem disponíveis».

Co Adriaanse dá o exemplo para o desafio com o Marco: «Só o Bruno Alves [por ter sido expulso frente ao Benfica] não está disponível. Sobram-me três centrais [Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Pepe], dois vão jogar e um irá para o banco. É uma questão de escolha e há quatro meses que escolho os outros defesas-centrais [nunca escolheu o Jorge Costa]. Não tenho nenhum problema com ele, é bom profissional. Na minha opinião é uma questão de qualidade, vejo todos os treinos e decido». Questão explicada. 

In Maisfutebol

Uma questão de qualidade? Este tipo cada vez que abre a boca diz asneira! O PdC tem que declarar um "blackout", para ver se cala o holandês!
 
Uma pergunta para os meus colegas bloguistas: será que o Jorginho vai jogar os 90 minutos contra o Marco?

JORGE COSTA GRANDÍSSIMO CAPITÃO

Concordo com o Situacionista.
 
Das duas uma, ou realmente temos um treinador burro ou teimoso. Venha o diabo e escolha!!!!
 
A sua não convocação só revela estupidez natural e desconhecimento da realidade portista, na medida em que, mesmo que não fosse para jogar, devia convocá-lo porque o balneário precisa sempre gente da sua estirpe.
 
Enfim, estou para ver no que isto vai dar...

VERGONHAS



Primeira,

Acabo de saber que o Capitão não foi convocado para o jogo com o Marco.

Dois comentários:

1) INTOLERÁVEL !!!!

2) Só os fracos se impõem à custa dos fortes.

Que tristeza. A mim já não me engana mais. É só tirar as conclusões....


Segunda,

Quase ao mesmo nível só a PALHAÇADA da CD da Liga no processo do Petit.

Então aquela de adiar a decisão (para depois do jogo contra nós), para se poder ouvir duas testemunhas dos vermelhos - Simão e MFernendes, creio - , porque estes não podiam comparecer na primeira marcação quando, a final (na nova data marcada para a audição) os vermelhos vieram dizer que JÁ NÃO QUERIAM QUE ELES FOSSEM OUVIDOS (como não foram) denota, mais do que má-fé, total COMPADRIO e IMPUNIDADE !!!

Só falta deixarem-nos contratar mais 5 guarda-redes !! O que até nem me admirava !! Basta estar atento aos sinais para perceber que o comboio já está em andamento....

segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Infantilidades

Infelizmente, tenho que começar por um aspecto que me desagradou bastante - as palavras do mister na conferência de imprensa anterior ao jogo:

"Não sei se o Nacional ganha porque tem boa equipa ou tem bom treinador ou porque o campo é mágico." (cito de cor)

Que palermice a alusão à magia.

Desde logo, porque está a desvalorizar o adversário.
E, assim, a espicaçá-lo.
Como se isso nos fosse favorável !!!!!
Que infantilidade.
Aliás, foi manifesto, até pelas palavras do Manuel Machado no final do jogo, a vontade que eles tinham de nos fazer engolir a magia....
Se tivéssemos perdido lá iríamos ter que aturar outra vez mais uma bazófia do nosso mister (parece que não aprendeu com a dos lenços brancos !!)
Será que a tendência para a verborreia é mais forte do que ele ? (Não há adjuntos para irem às conferências ?)

Para além do mais, isso depois obriga o Presidente a vir apagar os fogos.
É que ele apercebe-se no instante.
Por isso, logo no mesmo dia, portanto, na 6ª feira, na inauguração da nossa Casa do Funchal lá teve que vir dizer que o Nacional era uma grande equipa, com um grande treinador, que jogava muito bem, etc. Ainda ontem depois do jogo repetia o discurso.
É tal a enxurrada de dislates verbais do nosso mister que o Presidente aproveitou (qual dois em um) para "tratar" também do episódio dos lenços (azuis)....
Mas o que mais me preocupou foi já no sábado, na chegada ao aeroporto (e já não é a primeira vez !), o mister ter voltado à carga.
Ainda pensei que ele aproveitasse a oportunidade para se redimir. Não. Pior a emenda que o soneto.

Quanto ao jogo:

Concordo com os post´s anteriores.
A vitória pecou por escassa.
O mister é corajoso (verdade seja dita).

Espero que o Lisandro recupere rápido, porque passamos a jogar com dois alas (e que alas !!!) e pelas duas alas e até para dar o merecido descanso ao Jorginho.

O banco - não há hipótese, para este sistema falta mais um avançado no banco....embora quanto à ausência do Postiga esteja esclarecido....

A atitude da equipa nos últimos 15 minutos deixa-me algumas dúvidas. Não sei se não começamos a recuar em demasia. E o mesmo aconteceu com o Inter. A rever.

O defesa esquerdo tem um defeito muito grave - defende demasiado por dentro, depois abre autênticas auto-estradas na ala - aquele último lance de perigo deles.....eu ia partindo o meu sofá !!!! E, depois, quem mo pagava ???

Palpite - Os vermelhos vão passar (fisicamente) uma época de festas (Natal/Passagem de ano) muito difícil....se nós estivermos bem nessa altura podemos decidir muita coisa !!!

Segurança

Dragões,
 
Alguns pontos,
 
1 - Parece-me claro que ontem o Porto fez a melhor exibição da época no que concerne à consistência defensiva. Tal deve-se ao imprescindível trinco Assunção, ao central PE e ao lateral Cheh, não esquecendo o ZB que não sendo bom também não é mau, tendo estado ontem em bom plano.
 
2 - Concordo igualmente que o Jorginho não deveria ter sido substi´tuído em 3º mas dim em 1º lugar, devendo o Diego entrar mais cedo para voltarmos a circular a bola e ganhar o meio-campo.
 
3 - Acho que o Tenente deu a "mão à palmatória", aguardando pelos próximos embatez para decidir se merece ou não a promoção para General.
 
Abraço

Subscrição da douta visão do Fanático

Assino por baixo todas as afirmações do Dragão Fanático.
 
Acrescento apenas o seguinte: o Lucho também é para ser substituído (é evidente que aos 60 minutos, o Lucho e o Jorginho "rebentam". Com o Diego e o Ibson no banco, é um bocado "criminoso" não aproveitar... Ontem, pareceu-me claro que, se o meio-campo estivesse mais fresco, tínhamos ganho por mais um ou dois golos).
 
Uma pequena nota para dizer que as substituições de ontem fizeram lembrar esse guru da leitura de jogo chamado José Peseiro. Tirar o HA e deixar o McCarthy em campo? Tirar o Quaresma? Ó meuzzzzz amigozzzzzzzzzzzz...
 
Que tudo isto não faça desaparecer a ideia principal: jogamos muito bem e defendemos bem. Quando assim é, estas pequenas "críticas construtivas" (uma vez que o Co lê este blogue) têm pouca expressão.
 
Quanto ao HP na equipa B, aposto que tem a ver com a selecção (o PdC quer que ele ganhe rodagem para ser convocado e estar em forma nos jogos do Scolari). Do Nuno Valente, tive pena; do "descabeçado" do HP não tenho pena nenhuma.
 

Regresso às vitórias

Face à ausência de tempo, só algumas notas:
 
    1. O mister parece ter percebido como os participantes deste fabuloso blogue sabem muito de futebol, nomeadamente do azul e branco.
 
    2. Na verdade, percebeu coisas básicas como sejam:
   
    a) o PE é indispensável;
    b) Os jogadores têm de jogar nas suas posições;
    c) Afinal, temos um defesa esquerdo que ainda ontem jogou muito bem: certinho, com bons pés e boa visão de jogo;
    d) O lirismo atacante não pode ser subalternizado pelo rigor táctico e, sobretudo, pelos resultados.
 
    3. O que ainda não entendeu:
   
        a) O Jorginho neste momento não tem lugar;
        b) Neste novo quadro técnico, o Diego tem de entrar mais cedo, nomeadamente quando a equipa começa a perder frescura física e precisa de bola;
 
    4. Enfim, vamos ver, sendo certo que o Cô já começou perceber algumas coisas e deixar aquela postura do "Só eu sei".
 
    P.S: O HP, confirmado pelo Cô, foi relegado para equipa B. Alguém sabe porquê??

domingo, 23 de outubro de 2005

Jornada 8: Nacional 0 - 1 FC Porto

FICHA DO JOGO
Liga 2005/06 (8ª jornada)
Estádio Engº Rui Alves, no Funchal
Árbitro: Hélio Santos (Lisboa)
Assistentes: Carlos Carmo e Ricardo Santos
4º árbitro: Marco Delgado
NACIONAL: Diego Benaglio; Emerson, Cléber, Ricardo Fernandes, Ávalos «cap.» e Miguelito; Bruno, Chainho e Alexandre Goulart; Miguel Fidalgo e Chilikov
Substituições: Miguel Fidalgo por Nuno Viveiros (32m), Emerson por Luisinho (52m) e Cléber por Anic (58m)
Não utilizados: Hilário, André Pinto, Alonso e Cardozo
Treinador: Manuel Machado
F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Jorginho; Quaresma, McCarthy e Hugo Almeida
Substituições: Hugo Almeida por Alan (63m), Quaresma por Diego (78m) e Jorginho por César Peixoto (88m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Ibson e Raul Meireles
Treinador: Co Adriaanse
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hugo Almeida (47m)
Disciplina: Cartão amarelo a Bruno (40m), Cech (80m), McCarthy (88m)

CLASSIFICAÇÃO:
1º Braga 20; 2º FC Porto 17; 3º Benfica 16; 4º Nacional 15; 5º Sporting 13; 6º Boavista 13

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Espirito de dragão

Anteontem o mister foi atingido por um raio (lançado por quem de direito, acredito eu !!) de lucidez e cedeu.

Fez então juz ao seu nome ("básico") - colocou um trinco (que grande exibição !!) e o PEmanuel (que tranquilidade !!).

Até aqui tudo elementar.

Como o critico também tenho que o elogiar - anteontem tivemos um enorme Quaresma - muito menos talento mas incomparavelmente mais jogador - Parabéns !!! Assim dá gosto !!!

O defesa esquerdo, parece-me muito fraquinho. Mas tenho a noção perfeita que só se ele marcasse 3 auto-golos é que os meus colegas de blog iriam ponderar fazer-lhe uma (leve) crítica.....

Anteontem senti em campo o espírito do Dragão !!


Ganhamos porque fomos inteligentes, determinados, realistas e unidos, o que nos tornou merecedores da sorte do jogo !!

Não demos espectáculo, mas fizemos um resultado espectacular !!! E o futebol espectáculo são resultados.

Agora, muita mais coisas têm ainda que mudar:

Não me canso de dizer que falta o grande capitão !! (embora deixe aqui uma palavra de apreço para o Pepe; este sim, tem tudo para ser um grande central, claro está, se deixar de ter paragens cerebrais - anteontem só teve uma...)

É evidente que se o mister tirar o PAssunção, terei que dizer com toda a frontalidade ao Eterno que também erra nas "substituições"......

E não percebi uma coisa que também me parece básica - se o mister decide jogar em 4x4x2, como fez, com dois avançados em cunha, é porque acredita nesse sistema e quer jogar dessa forma - ora, digo eu, isso obriga necessariamente a que haja no banco mais um avançado.
Por várias razões:

- há uma lesão de um deles - muda-se o sistema ?
- um dá sinais de cansaço - Muda-se o sistema ?
- um mostra-se desinspirado - Muda-se o sistema ?

Portanto, pergunto (independentemente de se gostar dele ou não) - onde parava o Postiga ???

Não entendo....

PS 1 - Aquele clube que jogou contra os vermelhos é de Santo António ?

PS 2 - Já tenho saudades do Peseiro !!

quinta-feira, 20 de outubro de 2005

General, Soldado e Tenente

Dragões,
Um mero comentário ao abaixo apenas para discordar quanto à mudança do nome: claro que após a grande vitória de ontem, o soldado raso deixa de o ser não tornando a ser o que era (pelo menos para já...) tendo sido "apenas" promovido a Tenente! Esta promoção deve-se ao facto de ter acatado a indiscutível necessidade do trinco Assunção e do lateral esquerdo Cheh, mas tenho que continuar receoso após ouvir as declaração pós-jogo em que afirmou ser diferente o jogo com o Nacional não descurando a possibilidade de voltar tudo ao mesmo, isto é, a ausência do trinco e a presença totalmente desnecessária do Peixoto (fiquei ontem incrédulo quando depreendo que determinado(s) dragão(ões) bloguista(s) preferem o CP ao Cheh ?!?!?!?).... A ver vamos...
Um acrescento para salientar que talvez seja melhor a presença do outro lateral (Sonkaya) em detrimento do ZB, embora tenha um certo receio que poderá ser pior se o nível exibicional for igual ao de Braga (embora considere que efectivamente o ZB não está bem...)
Abraço
P.S. Que grande exibição do PE (cirúrgica)!!! Muito bom jogador!!! O nosso Capitão!!! Como diz no JN "a voz de comando"!!!

Agora é para dizer bem...

O Adriaanse anda a ler este blogue. Anda, anda!   :-)     Substituo a palavra "burro" dos posts anteriores por "teimoso".
 
Ontem, esteve quase tudo bem (até a sorte) e, quando assim é... Viva o Mister.
 
Só dois avisos:
 
  1. Adriaanse, se voltares a tirar o Paulo Assunção da equipa, levas com uma "marreta" na cabeça!
  2. Há alguma cláusula contratual que obrigue o Jorginho a jogar sempre? O homem está uma "calamidade": cada vez que toca na bola, faz asneira!
 
Que bom que é ganhar: o Fanático pode voltar a escrever; o General escusa de mudar de nome...
 
P.S.1. - O McCarthy está com uma "peidola" e uma "barriguinha"... Parece o Jardel do Sporting.
P.S.2. - Se tínhamos defesa esquerdo em condições (como ficou provado com a exibição do Marek Chec frente ao "peseteiro"), porque andámos a inventar com o namorado da Isabel Figueira?

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Champions 3ª: FC Porto 2 - 0 Inter

UEFA Champions League (Grupo H – 3ª jornada)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.418 espectadores
Árbitro: Valentin Ivanov (Rússia)
Assistentes: Nikolai Gulobev e Tihon Kalugin
4º árbitro: Igor Egorov

F.C. PORTO:
Vítor Baía; Bosingwa, Pedro Emanuel, Pepe e Cech; Lucho e Paulo Assunção; Quaresma, Jorginho e Hugo Almeida; McCarthy.
Substituições: McCarthy por Alan (59m), Quaresma por Ivanildo (82m), Jorginho por Ibson (90m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Diego e César Peixoto.
Treinador: Co Adriaanse

INTER: Júlio César; Córdoba, Samuel, Materazzi e Favalli; Cambiasso, Pizarro, Véron, Figo e Solari; Júlio Cruz.
Substituições: Pizarro por Recoba (53m), Solari por Adriano (67m), Figo por Zé Maria (81).
Não utilizados: Toldo, Burdisso, Womé e Cristiano Zanetti.
Treinador: Roberto Mancini

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Materazzi (21m p.b.) e McCarthy (35m)
Disciplina: Cartão amarelo a Júlio Cruz (40m) e Córdoba (45m), Pepe (52m) e Favalli (79m)

CLASSIFICAÇÃO:
1º Inter 6; 2º G.Rangers 4; 3º Artmedia 4; 4º FC Porto 3

terça-feira, 18 de outubro de 2005

O General continua em grande...

Ora aí vai uma citação "fresquinha":
 
«Se são verdadeiros adeptos eles vão apoiar a equipa amanhã, se não apoiarem a equipa amanhã é porque não são adeptos verdadeiros»
Co Adriaanse (18.10.2005)
 
O General continua em grande nas palavras e nos actos... convocou o Pedro Emanuel, mas o Jorge Costa não é necessário. O Mancini e o Adriano agradecem.
 
Hoje ainda fiquei mais preocupado... O Peseiro passou a estar disponível e o Adriaanse parece estar a fazer tudo para ir embora... Ai, ai
 
 
 

Depressão

Draconianos,
 
    Ainda não recuperei. Ainda estou de rastos...
 
    Depois de amanhã, logo veremos

Para memória futura

Que ninguém se esqueça destas palavras:

http://www.record.pt/capa.asp?id=686320


segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Desilusão.

O pensamento é comum a todos os portistas.

Como é possível a um clube como o nosso que alicerçou as vitórias numa defesa forte esteja tão fragilizado defensivamente?

O General  que não venha com histórias de dar tempo ao tempo.

Toda a gente vê o que ele não quer admitir.

O lirismo dele está a sair-nos caro.

Sem defesas de categoria e sem trinco em jogos grandes dificilmente ganhamos um.

Toda a gente vê.

 

 

Febre de Sábado à Noite

Caros Dragões,
Como diz o Eterno "a coisa está negra.. pior que isso, está vermelha..."
 
1. Os vermelhos: Apresentaram-se muito bem no Dragão. Defenderam com todos os jogadores, e sairam a construir jogo. É preciso dizer que beneficiaram muito com a ilegitima inclusão do Petit: sem ele estariam receosos e menos coesos e teriamos vantagem.
 
2. A nossa Equipa: deveriam ter jogado o PEmanuel, o Quaresma e o Diego, pelo menos. Um traria a segurança defensiva que tanto precisamos (pelo menos retiraria pressão psicológica), e o outro traria a magia e arte para construir lances que criariam perigo, retirariam moral aos vermelhos, e iria tirar uns cartões amarelos (veja-se o que ele fez no pouco tempo que esteve em campo), e o Diego está em crescendo e tiraria mais umas desmarcações e faltas. Não deviam ter jogado Alan nem Mcarthy. Um por serem extremos a mais, e o outro por estar muito, muito desmotivado. No Lizandro depositava muitas esperanças... mas o Karagunis encarregou-se de o lesionar. Um rude golpe!
 
3. Os nosos centrais: podem estar sem o apoio dos laterais e do meio campo, mas são demasiado fracos. O RCosta falhou nos dois golos (o primeiro teria de se impor de cabeça, bem colocado, no segundo foi amador). O BAlves nem dei por ele... a não ser na paragem cerebral (que não craniana) que teve.
 
4. O meio campo: precisa de garra atrás (o desejado trinco) e incluiu um Lucho demasiado fatigado de andar em viagens.
 
5. Os laterais: o Boz no 1º golo estava sem noção nenhuma do que se estava a passar. Quer ele, quer o Peixoto, estiveram desconcentrados e medrosos.
 
6. O mister: passou do limite. Não é possivel continuar a insistir no mesmo... Teve já vários jogos para aprender, e que tanto nos doeram. Tem de mudar a defesa e incluir o trinco. E tinha sido já neste jogo. Ele impôs rigor na equipa: óptimo! Impôs um sistema tático atacante fantástico: óptimo! O sistema não resulta: ADAPTE-SE! Não quero perder a dinamica atacante, mas não vamos fazer figuras ridiculas por esses campos fora. Está a revelar-se um ditador!  
 
7. Pinto da Costa: tem de agir. Há que reunir com o Co e fazer um ponto de situação. Nada de dramatismos, nem despedimentos. Tem de convencer o homem a mudar algo. E ele sabe como dar a volta à situação sem ninguém ficar mal na fotografia. 
 
8. Lenços brancos: sim, foram adeptos do FCPorto. Não, não concordo em mostrar lenços brancos durante um jogo com os vermelhos!!!! Nunca mostrar desunião perante os nossos adversários!!!! Dentro de portas (fechadas) resolvem-se os problemas. Não é frente a outros, ainda por cima dando hipotese a que eles brinquem com a situação! Mal esteve também o Co. Negar o que disse, faz-lhe perder poder, força, verticalidade.
 
9. Super-Dragões: uma tristeza. Não apoiam, não animam, e ainda por cima deitam as bombas de fumos, e mostram faixas com piadas para os vermelhos, já nós perdiamos 2-0... Para que servem? Nada! Acabe-se com a claque, e coloque-se o Colectivo no seu lugar! Criem-se regras para as claques. Elas só têm um objectivo: incentivar a equipa!
 
10. Inter: temos de colocar raiva no jogo. Garra. Co tem boas desculpas para mudar a defesa: a expulsão do BAlves e pode dizer que agora sim, o PE está totalmente recuperado. E já me parece bem também jogar com o JCosta, dada a tamanha fragilidade do Ricardo. E coloque o trinco!  
 
 

Perdas capitais



1) Perdemos contra a melhor equipa portuguesa da actualidade.
2) Perdemos a jogar com a pior defesa dos últimos TRINTA ANOS (ou, se quiserem, desde que a minha memória alcança).
3) "Perdemos" o treinador.
(O admirável e, por mim, muito admirado, "General Co" tornou-se, como bem diz o bloguista homónimo (a propósito, eu estou pronto a ajudar), num repente, no decepcionante "Básico Co".)
4) Perdi a serenidade pois continuo como saí do Dragão - mais do que triste, furibundo !!
Em suma, foi uma derrota total !!

Depois do jogo, fiquei também a saber que no sábado o Dragão estava infestado de vermelhos.
Ainda por cima disfarçados de portistas.
Malandros !!!
(Com esta brincadeira, contra o Inter cheira-me a lençóis de tamanho 5 por 5 - não vá o homem continuar a ver mal.... Que PALHAÇADA !!!!)

Também estive para vir cá ontem mas, com um grande esforço, consegui dar-me mais 24h.
A situação é de uma enorme delicadeza.
Temo o pior (e parece que não sou só eu).
O jogo contra o Inter (jogo que para mim não tinha importância por aí além, uma vez que, como referi, o que conta este ano é o campeonato) ganhou tremenda importância pela enorme probabilidade de sermos enxovalhados. Só de pensar....
Por isso contra o Inter e, já agora, contra o Nacional, já nem me atrevo a pedir outros centrais (até porque, assim, ele não os queima - é que, ao contrário do que diz o bloguista anterior, nesta altura, o JCosta e o PEmanuel é que correm o risco de serem lançados para a fogueira), rezo apenas por um TRINCO.

Mas, confesso-vos uma situação, que é a que mais me tem perturbado e que, pelas suas implicações, até tenho alguma dificuldade em falar dela - como é que se entende que ninguém - superior hierárquico - explique ao mister o que é treinar em Porrtugal ? A envolvente ao nosso Clube ? Como é que nós - Dragões - somos, pensamos, reagimos, etc ? O que é treinar o Campeão do Mundo ?

Nem que fosse para, no mínimo, o proteger de se auto-emular.
Porque é isso que ele está a fazer - a auto-emular-se !!
E, por arrasto, leva consigo a equipa.

Por ex., como é que mesmo depois do disparate de ele ter dito que se visse lenços brancos se ia embora ninguém o ajudou a, no final do encontro de sábado, dizer (tudo previamente combinado, claro está):
- ok, no cumprimento do que tinha dito, e apesar de sentir que tenho todas as condições para continuar, acabei de colocar o meu lugar à disposição da administração.
A qual, de imediato, viria dizer:
- Não aceitamos (mesmo que fosse o que mais queriam aceitar...).

Assim, o homem mantinha, pelo menos, a face. Mantinha uma certa honorabilidade.
E mais do que perante os sócios, era perante a equipa, o que é bem mais importante e fulcral.
Porque o principal prejudicado com esta palhaçada não é ele, é o FCPorto !!
Quem é que agora no balneário vai ligar ao homem ??? Ele, afinal, não cumpre o que diz ! É um basófias !!!!!
Ficou completamente fragilizado.
Será que ninguém da administração entende isto ??
Bom, como esta questão me poderia levar a caminhos "muito longos", por agora, fico-me por aqui.

domingo, 16 de outubro de 2005

A Despromoção

Amigos Dragões,
 
Após o embate de ontem a principal ilação a retirar não é o facto de não termos centrais nem laterais. Até porque considero que o RC e o BA não são maus centrais. O que na realidade acontece é algo inevitável para qualquer jogador quando as coisas não correm bem! Quando não há confiança, qualquer jogador "treme" porque sabe que está a ser minuciosamente observado e que à mínima falha é implacávelmente visado. Foi e continuará ser o que se passou com o RC e com o BA. São jogadores muito novos que necessitam forçosamente de maturidade para que as exibições passem a ser razoavelmente regulares sem "falhas primárias"!!! Se´rá necessário que deixem de jogar durante uns tempos para que não fiquem totalmente "queimados"!!!!
Considero mais problemático o facto de não termos laterais!!! O ZB e o CP não são laterais: basta analisar o que o Simão fez tanto na direita como na esquerda! Impressionante!!! Com laterias assim, também posso concluir que não há centrais que resistam!!!!!!
 
Mas o pior de ontem não foi a exibição do Porto nem o resultado. Foi a mentira, foi a falta de consideração para com os adeptos dragões! É inadmissível que um treinador diga que não viu os "lenços brancos" que começaram a ser visualizados um quarto de hora antes do jogo terminar! É verdade que os lampiões também mostraram mas muitos portistas também! Como é que não consegue ver o óbvio??? Será cego??? Claro que não!!! Afirmar que só viu os adeptos benfiquistas mostrar lenços brancos é transmitir que ignora a atitude dos adeptos! É inconcebível tamanha falta de respeito! Podia dizer que é natural o descontentamento dos adeptos quando a equipa sofre golos, não marca e joga mal (aliás como tem sido apanágio do treinador quando a sua frontalidade faz com que afirme que o Porto jogou mal...até chegou a dizer que sentia vergonha... (na sequência dos jogos anteriores...) mas não!! Ignora, mentindo, afirmando que não viu os lenços brancos...
 
Tal como afirmei que gostava da sua frontalidade ao assumir a responsabilidade quando a equipa joga mal, quando pede aos adeptos para apoiarem a equipa, quando não admite indisciplina, quando tira o Sonkaya após o jogo de Braga, "castigando-o" pela sua miserável exibição, etc... não posso deixar de considerar a minha total desilusão pela mentira, pela falta de ética profissional e de consideração para com os adeptos!!!
 
Este treinador não é coerente!!! É interesseiro !!!! Reconheço que estava redondamente enganado!!!! Neste contexto sou forçado a concluir, tal como um bloguista nosso conhecido, que este treinador não tem categoria para treinar a nossa equipa. Após as suas declarações no final do jogo, considero que o General foi despromovido a ... soldado raso !!!!!
 
Sem mais comentários.

O b____ do holandês

Bi-Campeões do Mundo:
 
A coisa está negra... Pior do que isso: a coisa está vermelha...
 
Acho que esta frase, retirada da crónica do "Jogo", diz quase tudo:

O segundo golo aconteceu de forma tão estranha como... natural. A defesa do FC Porto é fraca, o meio-campo protege pouco, as opções são difíceis de entender e começa a perceber-se que haverá gente com fundadas razões de descontentamento no plantel.

Só falta acrescentar duas perguntas: 1 - o que é que o Jorginho está a fazer na equipa?; 2 - os "metodólogos" e especialistas do treino físico não viram que o Lucho não estava em condições físicas para jogar? 
 
É demasiada incompetência da equipa técnica...
 
Enfim, estávamos todos à espera disto. Como escrevi no meu último "post", nunca vi tanto portista a "prever" este desfecho (até no ano passado, os níveis de confiança dos adeptos eram maiores).
 
Estou convencido que, se o teimoso (burro?) do holandês continuar com a mesma defesa (na conferência de imprensa, ele disse que o Bruno Alves só estava castigado para o jogo com o Nacional), vamos perder com o Inter (tenho muito receio da goleada) e com o Nacional da Madeira. Qualquer equipa com um bom treinador já percebeu como se aniquila o Porto. Os jogos de ontem e com o Marítimo são bons exemplos.
 
Uma aposta pessoal: o burro do holandês vai tirar o Bruno Alves da equipa e vai meter o Pepe, mantendo o JC e o PE de fora.
 
Uma informação sem segundas intenções: julgo que o Paul Le Guen (ex-treinador do Lyon) continua desempregado.
 
P.S. - Temos que ajudar o Diogo a pensar num novo "nick" aqui para o blogue. Tenho ideia que o nome "General" vai passar o prazo de validade muito rapidamente.
 
 

sábado, 15 de outubro de 2005

Jornada 7: FC Porto 0 - 2 Lisbonera

FICHA DO JOGO
Liga 2005/06 (7ª jornada)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.109 espectadores
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: José Cardinal e Luís Salgado
4º árbitro: António Resende
F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Ricardo Costa «cap.», Bruno Alves e César Peixoto; Lucho Gonzalez, Ibson e Jorginho; Lisandro Lopez, McCarthy e Alan
Substituições: Lisandro Lopez por Diego (25m), Lucho Gonzalez por Quaresma (64m) e Alan por Hugo Almeida (70m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Pepe, Paulo Assunção e Cech
Treinador: Co Adriaanse
BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Karagounis, Petit, Manuel Fernandes e Simão «cap.»; Nuno Gomes e Miccoli
Substituições: Miccoli por Geovanni (15m), Karagounis por Karyaka (55m) e Geovanni por Ricardo Rocha (88m)
Não utilizados: Rui Nereu, Mantorras, Beto e Dos Santos
Treinador: Ronald Koeman
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Nuno Gomes (56 e 63m)
Disciplina: Cartão amarelo a Karagounis (21m), Manuel Fernandes (31m), Bosingwa (48m), Karyaka (62m), Jorginho (67m), Léo (71 e 85m), Ricardo Costa (75m) e Quim (90m). Cartão vermelho a Bruno Alves (81m)

CLASSIFICAÇÃO:
1º Braga 17; 2º Nacional 15; 3º FC Porto 14; 4º Benfica 13; 5º Setubal 13; 6º Sporting 12

sexta-feira, 14 de outubro de 2005

É impressonante como os bloguistas só sabem criticar !!!! Parece que têm memória curta! No ano passado, nem defendíamos nem atacávamos, eramos sistematicamente humilhados em casa, uma equipa totalmente vulgar!!!!
Este ano somos muito mais equipa totalmente ofensiva que peca mais por desperdiçar as oportunidades que cria do que pelos golos que sofre !!!
Mas, pelo facto do homem não ter convocado o JC nem o PM já está a ser crucificado !!! Eu costumava ser muito pessimista, mas perante as vossas declarações nada mais me resta do que aformar que estou optimista e que acredito na vitoria !!!
Não contem comigo para os "lenços brancos" ao General, caso corra mal (até porque ele já referiu que se acontecer vai embora...). Eu gosto dele, acho que é um bom Mister, acho que sabe o que faz e espero que continue no Dragão por muito tempo.
 
Saudações  
Depois de ler o post do Eterno, "não consegui acreditar" (penso que ele me compreenderá e que não me levará a mal ! ) no que dizia quanto à convocatória e, portanto, fui logo confirmar.
Era verdade !!!! Até fiquei arrepiado !!
A única salvação é não serem opções técnicas mas sim físicas.

Porque de outra forma não constar nem JCosta nem sequer o PEmanuel é um ERRO crasso !! Que pode custar demasiado caro !!
Não percebo o General Co.
Por mais razoável que tente ser, NÃO consigo entender.
Ainda por cima, acho que o General não "merecia" cometer tamanho disparate.

Para quê correr o risco de desbaratar todo o crédito que tem pelo que de bom tem feito ??
Não faz sentido.

Agora, no FCPorto não pode haver lugar a aventureirismos, muito menos idealismos !!!
Disparates então, nem pensar.
Ainda para mais em momentos capitais !!
Claro que se ganhar será o maior, mas se a coisa corre mal....
Espero bem que, pelo menos, pontuemos, porque de outra forma, não sei não sei...
E é melhor ficar por aqui.

PES 5

A nossa grandeza é imensurável, até em pequenos pormenores:
Sabiam que o FC Porto é o único clube português representado oficialmente no jogo PES 5 "Pro Evolution Soccer 5", o melhor e mais vendido simulador de futebol da actualidade?
Os nossos adversários vermelhos chamam-se "Lisbonera" e os verdes "Esportiva".
(O jogo vai sair no dia 20 de Outubro)
 
 

Folgas e convocatória

Dragões,
 
Estou em total desacordo com o Situacionista. Para eles estarem frescos, era preciso que ficassem a descansar e, sobretudo, que bebessem água e refrescos na noite anterior...
 
Também estou em total desacordo com o Co Adriaanse que, como já devem saber, não convocou nem o Jorge Costa e, surpresa das surpresas, o Pedro Emanuel (ambos, por opção técnica, ao que parece). Estamos, assim, entregues a essa fantástica dupla de centrais constituída por Ricardo Costa e Bruno Alves. O "General" está a arriscar demais e, ou me engano muito, ou a coisa não está com grande potencial para correr bem.
 
Uma reflexão: nunca vi tanto lampião e lagarto a dizer bem do futebol do Porto... Paralelamente, nunca vi tantos portistas descrentes antes de um jogo contra os lampiões... Ai que saudades do tempo em que eles diziam mal do André e do Paulinho Santos...
 
Apesar de tudo isto, espero que os acontecimentos futuros me obriguem a "engolir" este "post"...
 
Cá vai um "até os comemos" com letra pequenina, do tamanho da confiança...

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Orelhices e não só

Os vermelhos continuam em grande.

Diz o orelhas:

"Até com a equipa B íamos ao Dragão para ganhar"

Pergunto eu, como é que tem tanto confiança ???
Ou melhor, talvez a pergunta mais pertinente não seja tanto como mas em quem é que ele tem tanta confiança ????
Terá a ver com o calabote baptista ???

Diz também o dito cujo,

"Existe uma estrutura paralela que ajuda a CD da liga"

Pois existe(s) existe(s)....e nós já sabíamos disso há muito tempo !!

Quanto às folgas, não acham que é mais fácil esmagar vermelhos se estivermos frescos ????

E, correndo o risco de, se correr mal, a culpa ser das folgas, sempre digo o seguinte - é grandioso ver o nosso General a dar uma folga a meio da semana antes de um jogo contra os vermelhos - que confiança !!!! Maravilha !!

Ainda quanto ao mister, parece que hoje na sala de imprensa esteve ...muito contido !!! Perfeito !!

PS - Queria partilhar convosco uma crítica aos serviços administrativos do nosso clube, feita por um nosso consócio e com a qual estou totalmente de acordo. Então não é que me mandaram uma sms´s para o telemóvel a perguntarem se eu queria vender o meu lugar para o próximo jogo ???? Mas isso faz sentido ??? Ia lá eu perder esse jogo ???? Indigno....

quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Vamos a eles!

Sobre o jogo com os vermelhos, já está a decorrer a segunda parte, de pelo menos quatro partes.
A primeira foi sobre os bilhetes.
A segunda é sobre o Petit.
Faltam pelo menos as duas do jogo no relvado.

Bem, com 2500 ou 1000 adeptos no Dragão, não interessa nada. Vão é sair completamente derrotados.
Com Petit ou sem Petit, também não interessa nada. Vão é sair completamente derrotados.
Aliás, com os nossos fantásticos jogadores, acho que o pequeno não chega ao fim do jogo...

O HAlmeida marcou dois golos. Mas falhou uns OITO...
Fico desesperado com a sua falta de inteligência na hora do remate... Tem sempre de aplicar toda a força que pode. Alguém lhe explique pf que quando está isolado, pode colocar o remate com categoria, e não rematar com toda a força. Mas mesmo assim, é um dos nossos melhores. Não sei é se terá tantas oportunidades no jogo do próximo sábado.

Para sábado: VBaia; Boz, PEman, RCosta, CPeixoto; RMeireles; Lucho, Diego; Quaresma, Jorginho e Lizandro (a ponta de lança).
Previsão do resultado: 5-2 !!!!

P.S.

Relativamente à equipa, uma alteração Lisandro em vez de Ibson.

FCPORTO E SÓ...

Draconianos,
 
    Não percebo, na verdade, os comentários sobre a selecção.
 
    Este blogue é, salvo o devido respeito por opinião contrária, reservado às temáticas relacionadas com os nossos.
 
    Aliás, relativamente à selecção só tenho dizer uma coisa: Scolari cabrão, Baía à Selecção!!! E  mais nada!!!
   
    Quanto a sábado, só pergunto uma coisa: o Cô já leu e apreendeu as lições tácticas deste blogue?
 
    Bem, e porque sempre que começo escrever sobre os nossos entusiasmo-me logo, mais algumas notas:
 
    1) Alguém me explica porque há hoje folga para o plantel? Não é descanso a mais?
 
    2) O Beny está recuperado ? De qualquer forma o Hugo parece estar com pé quente, ontem marcou mais dois.
 
    3) Equipa: VB, ZB, PE, JC, CP, PAssunção, Ibson, Luxo, Diego, Alan, BM ou HA.
 
    4) O Cô que não invente e incuta espírito guerreiro
 
   Até sábado com abraços azuis-brancos,