sexta-feira, 28 de outubro de 2005

A Equipa

Caros Bloguistas Dragões,
 
Finalmente leio com prazer uma posição que vai de encontro ao que penso e defendi. Falo do Dragão Azzulli que opinou quanto aos centrais e muito bem.
 
Pretendo apenas realçar o seguinte quanto a esta matéria: quando afirmei que o JC é o 5º central fi-lo com a firme convicção de "defender" o Tenente, pois considero que está a ser muito visado e não nos podemos esquecer que o próprio lê as nossas posições e deu "a mão à palmatória". Como já reafirmei, considero que só se deve dizer mal quando efectivamente tem de ser e não dizer mal por dizer como parecem algumas posições sem desprimor para os autores.
 
Para que não hajam dúvidas considero que o JC só deve jogar se:
 
1 - O PE não puder jogar. Como diz o azzulli e muito bem, são 34 anos, não tem velocidade e já muito carregado de lesões nos joelhos. Neste sentido, tendo dois jogadores exactamente com as mesmas características (centrais de marcação) deve jogar o mais novo, com outra frescura física e por consequência com outra velocidade.
 
2 - Se o PE estiver apto, o JC deve jogar se não tiverem disponíveis os restantes centrais.
 
Como já afirmei, uma dupla de centrais só é consistente se se complementar, ou seja, não devem jogar dois centrais com as mesmas características (normalmente os centrais de marcação não têm técnica, não sabem "sair" com a bola, apenas sabem e bem cortar as ofensivas... Mas para que uma dupla com um central de marcação seja eficaz, é necessário que o outro central tenha técnica, saiba "avançar" com a bola, efectuar passes correctos com rapidez para criar espaços, etc... Logo jogando o PE, deve jogar o Pepe (que tem estado bem) ou o RC. O BA já é parecido com o PE e JC, logo apenas em última instância deverá ser considerado.
 
De qualquer das formas, não pretendi ferir susceptibilidades quando afirmei qe o JC é o 5º central, quanto mais não seja porque temos este gosto comum, a nossa equipa, o Dragão. Não esqueço jamais que muito devemos a esse grande jogador que contribuiu para muitas alegrias... Um grande jogador e um grande dragão.
 
Considero igualmente que é necessário bons laterais para que os centrais façam boas exibições!!! Não há dúvida que o perigo das equipas adversárias começa nas "alas" e por melhor que sejam os centrais não há quem resista quando os laterais não sabem defender. Falo obviamente do CP que, coitado, não tem culpa, pois não é lateral. A entrada do Cheh veio colmatar. Não considero que seja um excelente central mas é bom, não compromete, sabe o que está a fazer e o resultado está à vista. Quanto à direita, não tenho dúvidas em preferir o ZB mesmo a "meio gás" ao Sonkaya que é muito mau (parece que contra o Marco foi uma desgraça...)
 
Concordo igualmente com o azzulli em relação ao Jorginho. Considero que está cansado, mas não só na 2ª parte! Acho que não tem feito exibições bem conseguidas. Neste contexto, considero que estando o Lisandro apto deve jogar e não descurar a possibilidade do Diego jogar de início.
 
Em relação ao Lucho apenas pretendo afirmar com agrado que está melhor! Tal deve-se à entrada do Assunção que tem um duplo efeito: consistência defensiva por um lado e "libertação" do Lucho para ofensivas por outro lado. Vemos o Lucho a avançar mais, a rematar e acredito que ainda vai marcar golos...
 
Saudações