sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Ainda em relação ao Chelsea.....-Barça

O Mourinho, ainda este ano, vai ter (a noção que tem) uma Liga dos Campeões Europeus para comemorar !!!!
Eu, se fosse a ele, começava-o a fazer o quanto antes !!!!!
Até diria mais, e posso estar muito enganado, mas enquanto não a comemorar, nem com todo o dinheiro do mundo, vai ter outra oportunidade....
Portanto, Senhor Mourinho, venha de lá esse MUITO OBRIGADO (já nem peço mais !!) ao Clube que lhe permitiu atingir o TOPO DA EUROPA !!!!!!

Olhe que mais vale tarde que nunca ....

5 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está um comentário sagaz e cheio de oportunidade, que eu subscrevo totalmente, parabéns caro Situacionista.

Eu não concordo com a postura de todo poderoso do José Mourinho. Também não me incluo no grupo daqueles que estão à espera que ele perca para lhe caírem em cima e dizerem mal dele (como também penso que o Situacionista não se incluirá nesse grupo). Até o considero o melhor treinador do mundo, mas não um milagreiro com receitas mágicas ou receitas únicas. Ele no FCP teve muito mérito, mas também teve um clube que lhe deu todo o apoio e as todas as condições para fazer um excelente trabalho e a forma como ele saiu do FCP foi pouco dignificante. Ficava lhe bem falar disso, reconhecer que tinha tido ai um momento alto na carreira e que tal tinha acontecido por ter trabalhado num grande clube, com grandes jogadores. Só estando em paz com o passado se pode esperar construir um grande futuro. E penso que o José Mourinho mais tarde ou mais cedo terá que perceber isso e reconciliar-se com o seu passado, pois no reino do Dragão todos reconhecem que ele teve um papel importantíssimo no nosso sucesso.

Anónimo disse...

Coloco algumas reticências quando dizem que foi o clube que permitiu ao Mourinho atingir o topo da Europa. Nós nunca teríamos chegado lá sem o Mourinho, que fez de jogadores considerados medianos, casos de Nuno Valente, Maniche, Paulo Ferreira e outros tantos, jogadores de top. O que me parece é que ele tem um pouco mais de dificuldade em motivar jogadores que ganham milhares de euros por semana e que se consideram estrelas. Ora todos sabemos que para o Mourinho a única estrela é ele. Só vos digo uma coisa, quem me dera que ele voltasse, mas depois de tudo o que se passou deve ser impossível.

O Situacionista disse...

Dragão Lisboeta,

Não posso estar mais em desacordo consigo.
Por isso, desafio-o (e aos demais) ao debate. Até porque enquanto o faço desvio as atenções do meu pensamento do jogo de ontem.
Passo a explicar os motivos da minha discordância:
Como não sei que idade tem, lembro-lhe que o FCPorto já foi Campeão Europeu e Mundial ...sem o Mourinho. E não foi assim há tantos anos. Fique a saber que a maior felicidade desportiva da minha vida foi ...VIENA !!!!!
E olhe que não foi só minha !!!Tóquio, na neve, também foi MEMORÁVEL !!! Sabe, nós na altura não éramos nada na Europa. Ainda por cima defrontávamos o TODO PODEROSO BAYERN !!! (que tinha acabado de eliminar o Real Madrid; era um Bayern imbatível, comparável, actualmente, por exemplo, ao Chelsea...)
Com jogadores como Mathaews !!!

Mas depois foi o que foi....O SONHO DE VIENA !!!!
O calcanhar mágico do Madjer....
E foi-o com jogadores como Eduardo Luís....Quim....Juary.... lembra-se deles ??? Pensa que são de gabarito mundial ???? Eu acho que nem de perto !! São perfeitamente vulgares !!! Não esquecer que em Viena não jogou o nosso goleador - Gomes.
Daí que o Artur Jorge tenha passado NA EUROPA a ser conhecido como Rei Artur !!!
A partir daí o FCPorto passou a fazer parte do ....mapa europeu.

Maniche, P Ferreira e até Nuno Valente jogadores medianos ???? Como ??? Perdão ???
Acha que o Mourinho com todo o dinheiro do mundo e sendo tão sabedor como apregoa iria comprar jogadores medianos ????
Para mim, especialmente os dois primeiros, são jogadores de classe mundial (como, acredito, poderá ver no campeonato do mundo). Pensar assim é o que eu chamo fanatismo infundado pelo guru !!!! Pensamento que tem muitos seguidores neste blog.

Mas já viu bem a nossa equipa com Mourinho ? Veja jogador a jogador e se calhar vai concluir que tínhamos mesmo ....a melhor equipa da Europa !! Superiormente orientado por esse jogador chamado DECO !!!
Em 87 não. Nem éramos o clube que já éramos em 2003 (diferença abissal !) nem tínhamos a equipa que tivemos em Sevilha e em Gelse....Alemanha.
Depois há outra verdade:
O Mourinho antes do FCPorto era tradutor....
Depois do FCPorto, passou a ser o melhor TREINADOR do mundo....
E, também para mim, continua a ser.
Mas deve-o, em grande parte, ao Nosso Clube !!!

Agora, dizer que nós não tínhamos chegado ao topo da europa sem o Mourinho, não posso concordar.
Até porque já lá tínhamos estado.
Ou então, ok, sem o Artur Jorge também não !!! Sem o Ivic e o Fernandez idem, idem, aspas, aspas...
Portanto, o que o Mourinho fez no FCPorto mais ninguém fez. Isso é ponto assente.
Mas outros houve que já foram reis na europa com o FCPorto. Isso também é assente.

E agora aguardo, já que ele é o guru dos gurus, que domine a europa com os outros clubes como aconteceu no FCPorto....no qual, segundo parece, era o Mourinho que entrava em campo.....juntamente com meia dúzia de jogadores que arranjava à hora de almoço numa petisqueira, bem comidos, e.... que resolviam dar-nos alegrias...

Termino dizendo apenas isto – Quer queiram, quer não, só há um nome responsável por todos os títulos que permitiram ao FCPorto atingir o patamar mais alto ao nível undial a que o Clube chegou – JORNE NUNO PINTO DA COSTA !!!
O resto é conversa....

Anónimo disse...

Caro Situacionista,

Recordo-me perfeitamente das glórias passadas do FCPorto. Lembro-me de ver a final de Viena e ouvir as comemorações do meu vizinho de cima aquando do golo do Bayern, e depois dos nossos golos até fiquei rouco de tanto gritar para ele ouvir bem. E de ficar acordado madrugada adentro a ver o jogo de Tóquio e já não conseguir dormir com a excitação da vitória. Mas não podemos comparar o modelo antigo da Liga dos Campeões com o actual. São coisas diferentes, não digo que agora seja mais fácil ou dificil. O que é certo é que os treinadores que conquistaram para nós esses troféus nunca mais foram ninguém. Artur Jorge e Ivic só conheceram a glória no FCPorto, o que diz da importância dos jogadores e dirigentes da altura.
Quanto aos jogadores que mencionei, passo a explicar. O Maniche estava na equipa B do Benfica e não era o jogador que veio a revelar ser. Não acredito que alguém possa dizer que viu nele um grande reforço, mas sim mais um dos que íamos buscar ao Benfica "só para chatear". Por jogadores medianos quis fundamentalmente dizer que eram jogadores quase ignorados, como o N. Valente que depois de ter sido dispensado do Sporting, ninguém acreditaria que pudesse voltar à ribalta.
Não sou um fundamentalista do Mourinho, só acho que devemos muito ao treinador que todos queriam ter mas era "odiado" por todos pois defendia o clube e os jogadores como poucos treinadores o faziam. É dificil dizer quem teve a maior quota parte da responsabilidade no sucesso recente do FCPorto e para mim terá que ser repartida em iguais partes pelo Mourinho, pelo fantástico plantel que tínhamos, e pelo nosso grande Presidente. Não podemos apagar tudo o que ele fez conncosco, ou seja, nem devemos ser Mourinho-fanáticos nem anti-Mourinho. Mas é assim, uma personalidade forte não deixa ninguém indiferente, e se calhar é por isso que ele saíu a mal com o JNPC, são muito iguais um ao outro.

Saudações

O Situacionista disse...

Caríssimo Dragão Lisboeta,

Gostei de saber que tem bem presente os FEITOS passados do FCPorto !!!
Bastaria dizê-lo que eu não duvidaria, mas fiquei sem a mínima dúvida quando refere episódios vividos, direi talvez melhor, intensamente vividos, com a sua vizinhança (infelizmente não podemos escolhê-los....) por causa do jogo no Prater de Viena e com a dificuldade em dormir por causa do jogo em Tóquio (é verdade, o jogo foi, creio eu, por volta das 5h da manhã...já agora, lembra-se que neste jogo, havia ainda por cima uma buzina, que nos zurziu os ouvidos durante todo o jogo ????).
Como o compreendo !!!!

Mas por amor à verdade relembro-lhe apenas (e penso não estar equivocado) que o Rei Artur foi campeão de França e atingiu as meias finais da liga dos campeões.... com o PSG !!! Ainda não vi o “guru” fazer melhor....(desculpe, mas não resisti a esta pequena provocação...) !!

Já o Ivic, bom....ora bem...esse foi promovido !!! A instutor da FIFA.....Lembra-se ??? Foi um dos muitos momentos altos do nosso Presidente ...

Mas no fundo queria dizer-lhe que, embora não esteja totalmente de acordo com ela, depois deste seu comentário percebi melhor a sua ideia, que foi finalizada com uma frase que considero particularmente interessante – “Mas é assim, uma personalidade forte não deixa ninguém indiferente, e se calhar é por isso que ele saiu a mal com o JNPC, são muito iguais um ao outro”.

Saudações Portistas