domingo, 26 de fevereiro de 2006

Mais um jogo importante perdido

Factos sobre o FCP desta época:
  1. Vitórias em jogos importantes: Inter de Milão (uma vez)
  2. Derrotas (e poucos empates) em jogos importantes: Glasgow Rangers (2 vezes), Artmedia (2 vezes), Inter de Milão (uma vez), Benfica (duas vezes), Sporting (por enquanto, uma vez), Braga (duas vezes)...
  3. Apesar disto, vamos em primeiro no campeonato.
Conclusões:
  1. A estatística mostra que a derrota em Alvalade é muito provável;
  2. Ainda assim, poderemos ser campeões, aproveitando eventuais perdas de pontos dos adversários.
Em relação ao jogo contra o Benfica, para começar, salientem-se algumas coisas que correram mal:
  1. o Leo devia ter sido expulso, devido à entrada assassina sobre o McCarthy;
  2. o Petit só viu um amarelo, mas esse devia ter sido o segundo, pois também teve uma entrada ao estilo habitual, sobre o Raul Meireles;
  3. o Vítor Baía foi infeliz (a propósito manifesto-me totalmente contra comentários como este: http://pobodonorte.weblog.com.pt/arquivo/225549.html );
  4. o Quaresma foi altamente condicionado (pelo seu feitio e pelo árbitro).
 
Os pontos referidos não chegam para explicar a derrota no "covil dos lampiões". Os jogadores esforçam-se, mas não há um futebol criativo (a velha história da falta de inspiração e do excesso de transpiração). A nossa única solução de ataque é colocar a bola num dos dois alas e esperar que eles a conduzam. Neste contexto, a história nos jogos grandes acaba por ter sempre os mesmos capítulos: bons 10 minutos iniciais; o treinador adversário ajusta o esquema táctico; o nosso treinador fica quieto; nós somos incapazes de encontrar uma solução alternativa e, consequentemente, o jogo equilibra-se (ou desequilibra a favor do adversário), colocando-nos à mercê de infelicidades como a que ditou o golo do Benfica.
 
Quanto aos jogadores do 11 inicial: eu já não discuto o 3-5-2 ou 3-3-4 (ou lá o que aquilo é). Agora há duas coisas que eu não enfio na cabeça:
 
  • os três médios (Lucho, Assunção e Meireles) têm as mesmas características, por isso METE O IBSON, HOLANDÊS TEIMOSO!
  • o Ivanildo tem quatro jogos consecutivos que demonstram como teria sido acertado o seu empréstimo ao Belenenses. O rapaz, para já, não tem físico nem técnica para ser titular do Porto, num jogo contra o Benfica! Mil vezes o Jorginho (nitidamente em melhor forma física), ou o Lisandro.
 
Para finalizar, uma palavra de apreço para a garra do Pedro Emanuel e outra, de gratidão, pelo muito que o Vítor Baía tem feito (e continuará a fazer) pelo FCP.
 
 

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez prejudicados pelo árbitro e por nós próprios. O 1º cartão amarelo a jogadores do Benfica foi aos 70min. por um agarrão do Simão. Como se todas os tackles anteriores tivessem sido legais. Logicamente isto condiciona todo o jogo. Mas também fomos inoperantes para combater esta teia de interesses. Acho que ficou definitivamente provado que o Baía só tem condições para ser titular em caso de indisponibilidade do Helton. Não por falta de qualidades, mas por acusar a pressão de uma maneira que não era habitual nele. Resta-nos a esperança de irmos ganhando aos pequenos e chegar ao fim vitoriosos. É dificil, mas tenho confiança.

Anónimo disse...

Voltei a ficar com a certeza que o nosso treinador é um idealista do futebol e como tal defende um futebol puro de ataque, mas que nem sempre dá resultado. Por exemplo ficou provado que nos grandes e decisivos jogos um treinador mais pragmático consegue levar-lhe a melhor.

Outra conclusão é que é cada vez mais notório que o futebol total da laranja mecânica, não é aplicável no futebol português. Os nossos jogadores estão habituados a jogar com a bola de pé para pé em passes curtos e fintas e não em futebol geométrico e directo como o treinador lhes pede. Eu digo isto pois apesar de ser um admirador da laranja mecânica, vejo que ela não resultará em Portugal. Para finalizar esta divagação À volta da táctica queria dizer ainda que também penso que um treinador tem a obrigação de retirar o máximo partido dos jogadores que tem à sua disposição e o nosso Mister não o tem feito. Lembro-me do Mourinho ter conseguido encaixar na mesma equipa o que em teoria seriam 3 “números dez” (Deco, Alenitchev e Carlos Alberto) e com isto quem ganhou foi a equipa e o clube pois tirou partido de 3 jogadores fantásticos. Isto para dizer que também penso que há jogadores que pela sua qualidade e potencial deveriam jogar (desde que não cometam actos de indisciplina) e o Diego é um desses casos! Não me parece que ele encaixe nesta táctica (3-3-4), mas dever-se ia adaptar a táctica de forma a que ele jogasse. O Ibson também deveria jogar senão a titular, muito mais vezes e com esta táctica não o consegue fazer. Também não entendo se terá sido pela táctica que o Lisandro deixou de jogar, mas tem qualidade para ser titular, enquanto o Ivanildo terá que ganhar força antes de entrar como titular (aqui penso que deveríamos aprender com o que fazem na NBA, pois conseguem transformar os jogadores em autênticos tanques! Nós aqui nunca lhes conseguimos dar compleição física.

Em relação à estatística também me rendo aos números, vamos lá a ver se conseguimos ganhar os 2 pts que nos faltam para que possamos perder em Alvalade pois será quase impossível ganharmos esse jogo. Mas estou um pouco apreensivo já com o próximo jogo com o Nacional, é que o Manuel Machado é um treinador pragmático e cheio de artimanhas (no bom sentido). Mas vamos lá aproveitar a força de ir em primeiro desde quase o inicio do campeonato e dar a volta a situação por cima.
Nota final: E já agora gosta que nas meias finais da taça apanhássemos o SLB, para não passarmos 1 ano inteiro sem lhes ganharmos.

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo. O Baía sempre foi dos melhores guarda-redes, o GRANDE E GRANDE BAÍA. E o culpado claro que é o "mister" da desmotivação do guarda-redes da equipa....
Aquele que nunca conseguiu ganhar ao seu adversário treinador, éo grande culpado da derrota.

Vamos em frente Baía.
De pé.. E não sentado!!!