quarta-feira, 22 de julho de 2009

Nem por 5, 10, 15, 20, 25 ou 29 milhões, ... aliás, nem por 29,99 milhões

Já aqui o disse mas, pela sua importância, volto ao tema. Considero impensável, repito, impensável vender Fernando voluntariamente.

Só admito que saia se alguém bater a cláusula de rescisão que é de 30 milhões. E quando digo bater, não é apresentar uma proposta no valor de 30 milhões (a pagar em x tempo). É alguém apresentar os próprios 30 milhões. No acto. E deixá-los ficar.

Afirmo já - para memória futura - que certa imprensa deve pensar que o FC Porto é gerido por vendedores da banha da cobra. É que, de facto, qualquer negócio contrário a este, para mim, seria equivalente a ter sido feito por eles. Com todo o respeito que estes me merecem. E, portanto, não acredito minimamente que as notícias que têm saído na comunicação social venham a ter qualquer eco no FC Porto. Serão apenas compreensíveis (trata-se de um jogador fantástico) manifestações de interesse (de outros clubes e até de certa imprensa...), sem qualquer possibilidade de êxito.

Aliás, penso exactamente o mesmo de Bruno Alves.

5 comentários:

O Situacionista disse...

Sobre Fernando, fui agora reler o que sobre ele escrevi ANTES dele ter actuado pela 1ª vez pelo FC Porto.

Escrevi isto (18.08.2008), portanto, depois do jogo, perdido, para a Supertaça em Agosto.

"Boas !
Não queria passar tão cedo por aqui, mas o último jogo não me deixa alternativa.

Como o Sr. Professor nos jogos grandes é, a todos os níveis, um verdadeiro barrete (e vai continuar, infelizmente, a ser ...), tem de entender, pelo menos, o óbvio. Já não peço mais. (...)

E o óbvio é que a nossa equipa está totalmente partida.
É tão fácil de perceber que até dá dó ter de postar sobre isto.
Sr. Professor, falta o elo de ligação defesa/meio campo. Falta o “estabilizador”, o “ferrolho”, o "tranquilizador" (mormente dos centrais e do Meireles e do Luxo). Falta o jogador que faça a posição 6. Falta o trinco. Falta o trinco ...puro. Seja lá quem for. Sem ele a equipa fica partida. Desgovernada, até.

Mas, analisando o plantel, e sem fazer qualquer comparação com o omnipresente Assunção, só podemos concluir que o trinco puro ... está lá. Só que ... não joga. Por isso era porreiro pá (!!!) que o Prof. o colocasse a jogar. A malta agradecia. Eu, pelo menos, ficava bastante grato...

E a falta do trinco nota-se especialmente contra as grandes equipas. Como é o caso dos verdes. Aliás, e num aparte rápido, para mim, este ano, os verdes são o principal e mais forte candidato ao título (mesmo que os vermelhos andem a gastar 30 milhões por época sem vender ninguém). Por mil e uma razões. Umas mais evidentes que outras. Inclusive, é notório que todo a conjuntura vai estar do lado deles (e totalmente contra nós). E o tempo vai confirmá-lo (à conjuntura, porque quanto ao título acredito que temos uma palavra a dizer !). Bastará estarmos atentos.

Mas voltando ao tema ... é que nos jogos de grau de dificuldade alto, das duas uma, ou se passa o sistema para 4x4x2 (o que este ano, sem o Quaresma e com o Hulk, é perfeitamente possível e aconselhável, principalmente na Champions), ou se joga com um trinco puro (tenho até sérias dúvidas que no 4x4x2 não se mantenha a necessidade de um trinco puro).

Portanto, não há tempo para “abébias”. Até porque o início de época vai ser (já começou a ser) terrível. Impõe-se, assim, a entrada imediata deste jogador:

"FOTO DO ... FERNANDO""

Jorge disse...

quando comecei a ver o Fernando a treinar no FC Porto (em 2007/08), pensei imediatamente: "este rapaz tem de ser emprestado para ganhar calo e para se habituar a este campeonato, se ele fica a começa a jogar vai andar jogo sim jogo não na rua". o tipo era impetuoso, bruto e exageradamente agressivo. dois anos depois, saio do Dragão no passado sábado a pensar: "cum carago, o gajo está impecável, um trinco certinho, como se quer, recebe, domina e roda a bola."
uma pérola destas não se pode vender assim por meia dúzia de tostões, por isso apoio os 30 milhões como fasquia!!!

dragao vila pouca disse...

Situacionista, quem sabe sabe e quanto ao Fernando, estamos totalmente de acordo e já o registei para memória futura.

Um abraço

O Soldado Azul disse...

Ora aqui está a grande questão, diria mesmo crucial para o sucesso da nossa equipa! Falam do Lucho, do Lisandro... Sinceramente fico surpreendido com a falta de memoria de muitos portistas que simplesmente se esquecem (como é possivel?) do principal jogador, sem o qual não se consegue a estabilidade necessária para o bom desempenho de toda a equipa: FERNANDO!
Relembro só das ENORMES dificuldades que a nossa equipa teve no inicio da época passada! E porquê? Tão somente porque saiu o Paulo Assunção e o Fernando ainda não se tinha adaptado... Foi a partir do momento em que o Fernando criou rotinas, adaptou-se à posição e à equipa que começaram as vitorias com regularidade! Se a Direcção cair no erro de deixar sair o Fernando, vai ser um novo calvário...
Fiquei muito satisfeito quando soube que estão a ultimar a contratação de um suposto bom trinco! Acho muito bem, não na perspectiva de substituir o Fernando (no caso da sua saída) mas sim como alternativa caso algum motivo de força maior o impeça de jogar!!
Espero sinceramente que a Direcção (e o NGP) não durma em serviço e não cometa um daqueles desvarios (felizmente muito pontuais) que de quando em vez surgem (como a inesquecivel "troca" do Pedro Mendes pelo Postiga...)!
Concordo em absoluto que só pela clausula de rescisão (neste caso não há nada a fazer, se caso houvesse deveria mesmo assim ser recusada, não só pela importância do jogador como pelas verbas de venda já conseguidas esta época...)!
Saudações

Fanático disse...

Não há dúvida, e quero acreditar que o NGP e demais responsáveis do FCP também as não têm, que, neste momento, o Fernando é inegociável.

E porquê?

a) é um jogador fantástico;
b) Teve, e ainda terá face à sua idade, uma evolução a todos os níveis notável, quer na maturidade, na precisão e profundidade passada do passe, na capacidade de se fazer sentir pelos adversários, na capacidade de ser o fiel da balança (equilíbrio) da equipa;
c) Estamos já em fim de Julho,não sendo fácil encontrar jogador que, de um momento para outro, possa assumir, com a classe do Fernando, aquela posição, absolutamente essencial no FCP e em qualquer outra equipa.

Ou seja, só mesmo se 30 milhões baterem à porta do FCP!