quarta-feira, 8 de março de 2006

Programas televisivos

Bom... Está visto: às segundas fala-se dos jogos; às quartas dos programas televisivos...
 
Desta vez, proponho um exercício diferente: deixemos os "nossos" em paz (a propósito, julgo que os bloguistas e os leitores não devem ser mais exigentes e críticos com o Rui Moreira, por saberem que ele, de vez em quando, passa por este espaço virtual - corremos o risco de cair na crítica destrutiva, o que não faz qualquer sentido). Para variar, pensemos nos moderadores dos programas e nos comentadores "lagartos" e "lampiões". Dado este mote, gostava de dizer duas coisas:
 
  1. começa a não haver "pachorra" para "O Dia Seguinte": a mudança de moderador, correndo com a "desgraça Pedro Bermeilho Mourinho" foi uma boa medida, mas não há David Borges que emende aqueles diálogos, amuos e conversa pseudo-sofisticada, alimentada pelo Dias Ferreira e por um Fernando Seara perito em desconversar de forma "bacoca". Eles são o verdadeiro "sistema" e aquilo "tresanda" a promoção pessoal à custa do futebol;
  2. quanto ao Trio d'Ataque: sou um grande admirador do Carlos Daniel, mas ontem "passei-me" com a leitura de mais um e-mail, cujo espírito era: "parabéns ao Dr. Rui Moreira, que é tão civilizado que nem parece portista" (peço desculpa, mas não me lembro das palavras exactas). Eu sei que o Carlos Daniel diz que não faz censura aos e-mails, mas, se alguém escrever para lá dizendo "na minha opinião, todos os benfiquistas comem "sandes de coirato" e são uns broncos", tenho a certeza que ele não lê a mensagem em directo. Como é evidente, qualquer pessoa atenta, vê que estes pseudo-elogios ao Rui Moreira são uma forma de "insultar" os restantes portistas. Faz lembrar aqueles comentários do tipo: "o miúdo é tão inteligente que até nem parece seu filho". Fiquei furioso, mas como o admiro (embora conste que o coração não é do União de Paredes, mas antes "bermeilho"), ainda perdoo. Se voltar a acontecer, garanto que "leva com um e-mail" de vivo protesto!
 
Este último ponto permite saltar para um comentário ao e-mail do Situacionista sobre Pôncio Monteiro. Gostei, mas não estou de acordo que aquela "atitude guerreira" deva servir de modelo a todos os portistas. Julgo que tem de haver pessoas que defendam as nossas cores "contra ventos e marés", mas também são necessárias outras com a humildade, o bom senso e o discernimento de reconhecer que não temos razão, ou que alguém das nossas cores agiu incorrectamente, ou está a fazer um mau trabalho. Se não for assim, nunca aceitamos críticas, nunca damos o braço a torcer, nunca melhoramos.
 
Não creio que a paixão e a razão sejam incompatíveis. Há quem diga que é no meio que está a virtude.   :-)
 
Finalmente, uma nota para dizer que hoje a RTP resolveu fazer uns programas em directo a partir de Liverpool (as Praças das Alegrias e afins). Não sei se se recordam de ter havido um programa semelhante, no ano passado, a partir de Milão, quando também estávamos nos oitavos de final da Champions. Eu não me lembro... Curiosamente, também não me lembro de terem feito programas a partir de Manchester, ou de Lyon (nos oitavos e nos quartos da Liga dos Campeões que nunca esqueceremos). Eu nestas coisas desconfio sempre de mim: ou estou esquecido, ou não tenho a correcta noção do que é serviço público...

4 comentários:

Anónimo disse...

Ao Eterno Dragão: Não é pelas críticas que deixarei de aqui vir fazer-vos uma visita sempre que possa. Estou de acordo consigo quanto aos tais emails lidos mas não posso dizer mais "on the record"...
Ao Cafi: não tem razão. faço parte do conselho consultivo. não é um órgão executivo do clube. é, por natureza, um orgão que transmite as várias tendências entre os associados. já agora, não é remunerado. serve para que algumas pessoas possam aconselhar os eleitos. por isso, tenho total liberdade para dizer o que entendo.
é o mesmo na associação a que presido, tem o conselho dos 24, alguns que não são sequer sócios, e que vão lá dar as suas opiniões em total liberdade e muitas vezes em dissonância comigo e com a direcção.

Ao situacionista (a quem retribuo o abraço):
diria que quanto ao Pôncio estamos tão de acordo que não vejo porque diz que temos opiniões diferentes. Deve saber que quando o Pôncio foi atacado pelo PSD sai a terreiro publicamente, por escrito e nas rádios para o defender, como tantas vezes defendi o nosso presidente. Ainda ontem o fiz a propósito da visita ao Luis Guilherme, quando cá para nós que ninguém (de outras cores...) nos ouve ou lê até acho que o FCP devia cortar relações com esse senhor e todos os que estão na liga. Mas nunca me comparei com o Pôncio, e nesse aspecto, o seu comentário é injusto, percebe?
No resto, lembra-se da polemica com o presidente da câmara na universidade católica? e da oferta da varanda do palacio da bolsa ao FCP quando as portas da camara se fecharam? e da atribuição da medalha de ouro da ACP ao FCP, medalha que só duas vezes fora atribuida em 170 anos?
não tenho o hábito de me pôr em bicos de pés, meu caro amigo, tanto mais que com 1metro e noventa não é preciso, mas um homem também tem o direito a defender-se. Não sou mais portista do que o meu amigo. Não sou menos.Serei de outra forma, mas não admito sequer que ponha em causa a intensidade, quanto mais a essência que essa é igual em todos os que adoram o FCP. De acordo? Vamos mas é conversar sobre outras coisas...sobre futebol jogado. E, já agora, vamos ganhar em Setúbal eu sei, mas quem sai e quem entra na equipa?
Um abraço a todos do
Rui Moreira

Anónimo disse...

Dr Rui Moreira:

Sem o querer maçar mais com esta questão, acho que acabou por dizer tudo na sua resposta:

"(...) vão lá dar as suas opiniões em total liberdade(...)".

Eu acho que essa total liberdade só existe no local próprio, cá fora, com a imprensa que temos e no momento crucial do campeonato que vivemos, um pouco menos de catastrofismo e um pouco mais de confiança seria benvindo. Mas não deixo de apreciar a maioria das suas intervenções.

Um grande abraço

p.s: Aposto que Paulo Assunção entra e sai P Emanuel. Mas, só amanhã saberemos.

Anónimo disse...

Estou de acordo consigo, acho que vai ser o Pedro a ser sacrificado, mas não sei se na frente não apostará no Lisabdro em vez do Invanildo... a ver vamos!
um abraço para si

O Situacionista disse...

O meu “totoloto” para amanhã é o seguinte:

VB, Zé, Pepe, PE, PA, RM, Luxo, Lisandro, RQ, Benni e Adriano .