terça-feira, 7 de março de 2006

A defesa das cores

Caro consócio Rui Moreira:

Acredite que li muito atentamente o seu comentário.
E digo-lhe já, gostei muito do que li.
A ideia que exprimiu, ou se quiser, o seu ponto de vista, é claro, coerente, lógico, pertinente e fundamentado de uma forma particularmente inteligente.

Mas também lhe digo sem mais demoras, não concordo com ele.
Ou melhor, mais do que não concordar, tenho uma visão diferente das coisas, percebe ?!?
Tenho uma outra perspectiva.
Tenho uma "exigência" que, porventura, está muito para além do aceitável.

O que acabei de dizer será paradoxal ?
Se calhar, pode haver quem assim pense.
Eu entendo que não e espero, no final, ter conseguido transmitir o porquê de assim pensar.

Portanto, se me permite e se lhe posso roubar alguns minutos de atenção, vou retribuir o seu "testamento" com "testamento ....e meio" !!
Cá vai:
A sua ideia de defesa das cores tem como ponto de partida o seguinte facto:
Por vezes discordar é (estar a) defender os melhores e mais bem intencionados interesses para o nosso clube.
Subscrevo.

Chama, entretanto, à colação (o seu amigo) Pôncio Monteiro.
Ora, este ponto interessa-me especialmente (passando por cima da inteligente "rábula" quanto à crítica ao VB).
E vai servir de base à minha opinião.
Sou um fã incondicional de Pôncio Monteiro (ainda bem que é amigo dele, porque assim não levará a mal as (inevitáveis) comparações; as quais só faço porque partiram de si).
Fala em estilos diferentes, cada qual com o seu.
Subscrevo.
Mas, meu caro Rui Moreira, a questão essencial não está no estilo (ou forma) está antes na SUBSTÂNCIA !!!
Para mim o Dr. Pôncio é uma das pessoas que melhor corporiza o PORTISMO (leia-se PURTISMO, não vá ele zangar-se comigo por questões políticas....as quais eu também não subscrevo).
Mais, é um SÍMBOLO do verdadeiro PORTISMO !!
No meu ponto de vista, e com toda a injustiça que esta afirmação acarretará para muitos outros, só equiparável a outra pessoa - Jorge Nuno Pinto da Costa !!!
Aliás, embora um pouco a despropósito, ainda há pouco tempo, creio que ao ler o livro do Presidente, soube da história que relata o convite do Presidente a Pôncio Monteiro nos idos anos oitenta (parece que, segundo diz o primeiro, este terá dito ao segundo, em cada deste, ao início da noite, que não saía de sua casa enquanto Pôncio Monteiro não aceitasse o convite para fazer parte da direcção do clube !!!!! Parece que o Presidente saiu de lá ao amanhecer... ).
Depois, as pessoas associam muito Pôncio Monteiro (mais do que ao seu excepcional trabalho enquanto vice-presidente do clube) aos programas televisivos onde ele não se limitava, como diz, a responder na mesma moeda, antes fazia questão de COM VERDADE e COM FACTOS, impedir que brincassem com o nosso nome e, mais importante ainda, ENALTECER O NOSSO CLUBE.
Fê-lo de uma forma INESQUECÍVEL !!!
E por vezes, tal a MÁ-FÉ dos ataques, em condições tão difíceis que só ele saberá como conseguiu....
Ficou MÍTICO o seu ARQUIVO !! E a INTENSIDADE !!
Mas pergunto eu, terá o seu papel sido fácil ? Terá sido fácil, por ex., elaborar aquele arquivo ?
Quantas horas, canseiras, incómodos, sofrimentos, não terá passado Pôncio Monteiro para conseguir tamanho desempenho ? Seria possível sem um grande amor pelo Clube ?
Repito, terá sido fácil uma estratégia de defesa INTRANSIGENTE do nosso clube ?
Com todos aqueles ataques maquiavélicos que sofríamos ??? Vindos de várias direcções ??? Simultaneamente ???
Nem vou responder.
Não seria bem mais fácil e cómoda uma estratégia de " (...) isenção de óculos coloridos (...)" ?
O que lhe parece Rui Moreira ? Sinceramente, gostava de saber a sua opinião.
Sabe, a sua isenção de óculos coloridos, que lhe confere até (imagine-se !!!) elogios dos vermelhos e dos verdes, fez-me lembrar uma história.
Aqui há uns anos o FCPorto, treinado por Robson, no ano em que veio para cá, foi jogar ao bairro da luz e, jogando razoavelmente, perdeu 2-0.
Toni, então treinador dos vermelhos, no final do jogo, com o seu ar de santola, disse sobre a nossa equipa, estas palavras que jamais esqueci e que cito de cor:
"Este FCPorto é o FCPorto que eu me habituei a admirar."
Perdão ???? Depois de termos perdido ???
Fiquei furibundo.
Rui Moreira, não será que os vermelhos e os verdes que o elogiam o fazem porque....foi este FCPorto (= Rui Moreira e a sua isenção) que se habituaram a ver ???? E que tanto admiram ???
ATENÇÃO, aqui tenho que fazer um ponto de ordem - eu não acho que lhe seja exigível a dedicação de Pôncio Monteiro, não acho mesmo.
Agora, não se compare o incomparável. Pelo menos, actualmente.
Para Pôncio o FCPorto, o Purtismo, era uma CAUSA !!!
A causa dos Dragões
Que se tornou,
Na causa dos Campeões da DEMOCRACIA
Na causa dos BI-CAMPEÕES EUROPEUS
Na causa dos BI-CAMPEÕES MUNDIAIS
Para Pôncio a causa tinha três palavras mágicas- FUTEBOL CLUBE DO PORTO !!
Se é amigo dele, aproveito e peço-lhe um favor, diga-lhe que tem aqui mais um apoiante incondicional e mais do que isso, que lhe estou eternamente grato.
Como eu o admiro pelo que fez !!!! Aquele arquivo (...ainda me lembro de um dia em que de lá saiu um artigo, salvo erro, de 1938 !!!!!! )

Espero, assim, ter conseguido transmitir o meu ponto de vista.
Que difere, naturalmente, do seu, excepto numa coisa FUNDAMENTAL - ambos queremos o melhor para o nosso maravilhoso clube.

Boa sorte para o programa de logo.
Um grande abraço.

PS - Subscrevo totalmente a nota final do leitor Mais Azul. O comentário do leitor "CAFI" é pertinente.
Apesar de pensar que um comentador televisivo tem um ENORME e INQUESTIONÁVEL peso na opinião pública, com influência directa em todos aqueles que estão ligados à actividade desportiva, não posso deixar de o (Rui Moreira) parabenizar pela nobreza desta sua frase, com que termino:

"Essa influência deve ter uma raiz pedagógica, um tronco futebolístico e uma ramagem clubística".

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, e ontem mais uma vez o Dr Rui Moreira deixou passar em claro uma flagrante. O AP Vasconcelos põe o Paulo Costa no fundo porque não expulsou o Paulo Machado por aquela entrada violenta aos 9 minutos de jogo, o que levou a habitual imprensa anti-portista referir que o golo do Estrela foi marcado por alguém que não devia já estar em campo.

Então e no jogo com o SLB o Leo aos 9 minutos não tem uma entrada muito mais violenta sobre o Benni, nas barbas do árbitro e fiscal de linha??? O que fez ele em campo 81 minutos???? Se fosse o Mourinho dizia que o jogo ficou todo viciado a partir desse lance. Mas o Dr Rui Moreira preferiu incidir sobre as suas habituais críticas ao treinador.

Aliás, ainda ontem, insistiu com um comentário desagradável do género, vá lá, de vez em quando lá calha jogarmos bem, isto depois d eter dito que não sabia a quem iríamos ganhar mais esta época. Faz lembrar o MST, pararam na era Mourinho ( ontem ficou provado que o FCP não foi Campeão Europeu só porque tinha Mourinho, mas sim porque tinha Deco - que jogador - Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Baía, J Costa, Costinha, Alenitchev, Mccarhty, etc, tudo jogadores contratados antes de ele ir para lá. E tinha, claro, PC que de repente deixou de ter qualidades para muita gente. Faz lembrar a história recente do Baía).

Anónimo disse...

Olhe Cafi cada um ouve o que quer... quando foi o jogo SLB/FCP eu disse que o Leo devia ter sido expulso, e que mesmo que o arbitro não tivesse visto, pelo menos o arbitro assistente TINHA que ter visto, e que não se podia falar de um eventual penalty do Lucho que ocorreu aos 90+1 quando durante 83 minutos o FCP foi prejudicado. Disse tambem que no jogo FCP/Nacional o Bruno devia ter sido expulso por uma entrada idêntica sobre o Lucho, ou já não se lembra? E se há alguém que tem defendido o Vitor Baía sou eu. Comparei o falhanço dele aos dos duarga-redes. E não disse nada "vá lá que desta vez...". É mentira. Disse que o FCP jogou bem e louvei a equipa e lamentei que o Ivanildo fosse assobiado. Escrevi um artigo no Público quando o Mourinho saíu. Quer que transcreva um extracto?
Em 30 de Maio de 2004- no meu arito "Caderno de Viagem", LOGO A SEGUIR à final de Gelsenkirchen:

MOURINHO ESTÁ DE PARABÉNS , FEZ UM GRANDE TRABALHO. CUMPRIU AS EXPECTATIVAS DO CLUBE QUE LHE DEU TODAS AS CONDIÇÕES PARA CHEGAR A ESTE PATAMAR. DUVIDO QUE SEM ELE O FCP TRIVESSE TRAZIDO O CANECO MAS TENHO A CERTEZA QUE SEM O FCP MOURINHO NUNCA TERIA CHEGADO À GLÓRIA". Mais à frente:
"PINTO DA COSTA VAI CONTINUAR AO LEME. SOSSEGUEMOS POIS E VIVAMOS A ALEGRIA SEM PSICO-DRAMAS. A MAIS IMPORTANTE CONTINUIDADE ESTÁ ASSEGURADA".
Algumas dúvidas sobre o que penso de Pinto da Costa?

Você deve ter uma embirração de estimação comigo ou falta de palco. Pode-me desancar à vontade, mas faça o favor a si próprio de não inventar.

Anónimo disse...

Dr Rui Moreira:

So hoje li o seu comentário e peço-lhe imensa desculpa de o ouvir com atenção no excelente programa em que participa.

Foi a ideia com que fiquei, não sei se fruto do desânimo após a derrota com o SLB, que terá dito que assim " não sei a quem ganharemos". Terei inventado? Fica com a sua consciência.

Falta de palco? Aqui já foi deselegante, o que abunda na minha actividade profissional(Advocacia) é palco caro Dr, e dele estou eu farto.

Passe muito bem e que o FCP ganhe logo!!!