quinta-feira, 2 de março de 2006

O Situacionista faz jus ao seu nome

O Situacionista está-se a acomodar à situação!
 
Reconheço que não se deve criticar alguém que serve o nosso clube desinteressadamente. Contudo, penso que há muita gente que trabalha na Futebol Clube do Porto, SAD (que eu não faço a mínima ideia se são portistas ou não), que tem de ser julgada de acordo com os resultados do respectivo trabalho.
 
O Presidente do nosso clube tem um passado que lhe confere muito crédito (ele tem estado a utilizar essa "linha de crédito", nos últimos dois anos). Os resultados desportivos são brilhantes. Contudo, parece-me que delegou algumas funções em "profissionais de gestão" (treinador, director-geral, alguns administradores, etc.) sem qualquer curriculum, sem obra feita noutros locais. Um clube de topo tem que contratar gestores altamente qualificados, com provas dadas.
 
Em face do exposto, não posso estar de acordo com a ideia segundo a qual não se pode colocar ninguém do nosso clube no fundo. Será que a estrutura de governo do Futebol Clube do Porto é assim tão transparente que nos permita ter a certeza que todos os que estão ligados ao futebol servem o clube desinteressadamente e são competentes?
 
Deixo a interrogação no ar... Contudo, a minha opinião é que o Presidente do Conselho de Administração da SAD para o futebol do meu clube pode e deve ser criticado, sem que isso constitua qualquer desvalorização dos seus inúmeros sucessos. Quanto ao destreinador, nem sequer gasto uma letra.
 
Julgo que se sente, no dia a a dia da cidade, que "a tampa está quase a saltar". Está toda a gente com medo do jogo com o Nacional da Madeira (vá lá, bloguistas e leitores, reconheçam que também estão - todos sabemos que o Manuel Machado tem capacidade para "comer de cebolada" o Adriaanse). Pior do que isso: não é um nem dois portistas que dizem que talvez não fosse mau tomarmos um remédio do tipo do que nos foi servido no ano passado pela mesma equipa, para detonar "a bomba". Não vou tão longe, mas a confiança num bom resultado é muito baixa.
 
 

3 comentários:

O Situacionista disse...

Eterno,

Apenas referi que nunca o faria PUBLICAMENTE !
Portanto, num programa televisivo, ainda por cima, com audiências enormes, salvo casos muito excepecionais, NUNCA !!!
No blog, por ex., para já, ainda é possível (mas pela adesão, passe a imodéstia, também me parece que não será por muito mais tempo).
Como já aqui disse - se não somos nós (PORTISTAS)a falar bem do Nosso Clube, infelizmente, como sabemos, mais ninguém o fará.

DOMINGO VAMOS GANHAR !!!!

Anónimo disse...

Concordo com o Situacionista. Se não formos nós a exaltarmos a glória do nosso clube mais ninguém o fará. Logicamente ninguém é cego, nem nos queremos fazer passar por cegos, mas uma coisa é criticar opções e medidas no seio de portistas, e outra completamente diferente é fazê-lo publicamente. Porque quando um dos muitos portistas de nomeada faz uma critica pública, seja ela ao clube, direcção ou treinador, é logo história para páginas e páginas. Quando dizem bem, nada. Talvez uma notinha de rodapé. Quanto ao próximo jogo, para mim é uma incógnita. Nunca sabemos o que vai naquela cabecinha holandesa, se é que vai alguma coisa. Vamos esperar que os jogadores sintam o peso daquela camisola e se revelem verdadeiros dragões.

Saudações

Anónimo disse...

Sou mais um a votar na posição do Situacionista. Já se sabe que cada comentador tem o seu perfil e não penso que o Rui Moreira esteja mal na defesa do FCP, mas na minha opinião a postura correcta é fazer como fazia o Pôncio Monteiro que nunca tomava uma posição pública contra o FCP (este às vezes exagerava quando estávamos todos a ver as imagens de algo óbvio e ele dizia que não via). Quanto ao jogo contra o Nacional, temos todos de apoiar e acreditar até ao fim! Se vamos à frente a 10 jornadas do fim (e já o temos esta posição há para ai 20 jornadas) é porque valemos alguma coisa e se não acreditamos é porque estamos a ir na cantiga dos jornais mouros e na cegueira do imediatismo. Força F.C. Porto estou contigo até ao fim! Pinto da Costa, pelo que fizeste és o meu Presidente, mereces no mínimo o crédito de te deixar levar o mandato que tens até ao fim (depois serás julgado, pelo que fizeste neste mandato e também pelo que a tua equipa fez).