quarta-feira, 31 de maio de 2006

GERAÇÃO PENTA !!!!

Que título fantástico !!
Diria mesmo perfeito.

Não, não é da minha autoria.
Era como se chamava ontem uma reportagem no jornal “OJogo” sobre o hóquei em patins do FCPorto (aliás a reportagem está fabulosa).

De facto este ano conquistámos o bi-...penta !!!
É verdade.
E então é uma reportagem com dois grandes dragões cada qual protagonista de um penta – Vitor Hugo e Filipe Santos.
(Ainda para mais parece-me que desta vez não vamos ficar pelo penta....)

Mas eu estenderia o título deste post a todos os portistas (e só nós o somos !!!) que têm a felicidade de andar por este mundo – todos somos a geração PENTA !!!!!

Especialmente a afortunada geração de 70 a qual praticamente nasceu para o futebol nos primórdios do início (passe a redundância) da fulgurante e imparável ascensão do FCPorto ao estrelato mundial.

Bom, retomando a reportagem de ontem, alerto só para um dado verdadeiramente (nem sei muito bem como classificar...) ARRASADOR – em 1982, ano da chegada à presidência de Pinto da Costa, sabem quantos títulos de hóquei, nacionais ou internacionais, o FCPorto tinha ?
ZERO !!!
Leram bem ??? Zero...

Sabem quantos tem hoje ?
Só nacionais, temos 15 !!!! QUINZE !!!!
Querem que repita ????

Nem de propósito, eu não resisto a deixar aqui um pequeno extracto da reportagem de ontem:

“O homem da linha da frente
Pelo FC Porto podem passar várias gerações de jogadores, enquanto se contam títulos e taças, mas à frente do clube tem estado sempre um só homem. Vítor Hugo recorda os tempos em que Pinto da Costa era director da secção de hóquei, numa altura em que o FC Porto procurava afirmar-se: "Uma das ambições dele era que o FC Porto fosse campeão nacional e ganhasse um título europeu. Era das principais figuras a acompanhar-nos em ambientes terríveis. Uma vez, na Sanjoanense, o nosso presidente sai do autocarro, leva um murro e volta para dentro, dizendo "já ganhámos". Era essa atitude que nos fez crescer. Ter um presidente que estava connosco nas primeiras lutas que nos fazia ganhar. Ainda hoje é uma referência para mim".
Era Pinto da Costa que unia o grupo em anos difíceis para os portistas, hostilizados em cada deslocação. "Onde íamos éramos esperados e não éramos propriamente bem recebidos. Recordo-me no primeiro ano em que fui para o FC Porto, ficámos em segundo, e as pessoas davam-nos palmadinhas nas costas e diziam-nos que tínhamos futuro, mas depois disso começámos a ganhar e as coisas inverteram-se, porque as pessoas não estavam habituadas, pois o feudo em termos de títulos pertencia a Lisboa. Os nossos primeiros êxitos caíram muito mal", contou Vítor Hugo, enquanto Filipe Santos reforçava: "Ainda hoje, nas camadas jovens, miúdos de oito anos estão a jogar e a ser insultados só por terem a camisola do FC Porto vestida".
Depois de o FC Porto ter conquistado respeito através de títulos, a vida ficou um pouco mais fácil para a geração de Filipe Santos, apesar de tudo, ainda hoje apoiada pelo presidente. "Quando ele aparece nos nossos jogos entusiasma-nos. Ele tem muitos compromissos mas sabemos que está sempre atento aos nosso resultados. Chegou a ir a Fátima almoçar connosco antes do jogo com o Follonica [final-four da Liga dos Campeões deste ano] e surpreendeu-nos porque ninguém estava à espera que aparecesse".
(realçado meu)

Confiram tudo em,
http://www.ojogo.pt/22-98/artigo556054.htm
e restantes links associados (vale a pena)

2 comentários:

Anónimo disse...

São coisas como estas que me fazem sentir cada vez mais orgulhoso de ser portista!
Os comentários do Vítor Hugo e do Filipe Santos fizeram-me lembrar um torneio de futebol da Pontinha em que o campo foi invadido e bateram nos miúdos do Porto. Até onde vai o ódio pelas vitórias do nosso clube de quem estava habituado a ter tudo dado? E os fanáticos somos nós!

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»