sexta-feira, 31 de março de 2006

CONTAS E OUTRAS

 Caríssimos,
 
    1) E em especial para o Eterno: o que me dizem das contas apresentadas hoje (11 milhões de prejuízo) ?
 
    2) Parece que o PA está com síndrome gripal. É preocupante, espero que recupere para domingo.
 
    3) Para domingo: VB, ZB, PE, Pepe, Ibson, PA, Anderson (Jorginho), RA, RQ, BM, Adriano.
 
    4) Estou confiante que o Guimarães vai fazer uma gracinha e que muito me fazia rir...
 
    5) Já estou em estágio para Alvalade, já pedi que nos arranjassem 5 bilhetes (fanático, Situacionista, E, Azzulli, Soldado Azul). É isto?

quarta-feira, 29 de março de 2006

Para não bater sempre no mesmo!

Para equilibrar a balança, não quero deixar de chamar a atenção para o facto de o José Guilherme Aguiar, no "Dia Seguinte" desta semana, ter incluído o João Ferreira na lista dos bons árbitros portugueses.
 
Claro que esta afirmação foi precedida de um "objectivamente".
 
E eu pergunto: será que, objectivamente, o José Guilherme Aguiar estava bom da cabeça?

Alguém me esclarece ?

Ontem estive a ver o Trio de Ataque.
Estranhamente (...ia dizer surpreendentemente, mas depois pensei melhor e de surpresa, pelo menos para mim, nada tem) o “nosso” representante não compareceu no programa.
É ainda mais estranho porque ontem era um programa muito importante já que os verdes, como se previa, estão todos a remar para o mesmo lado – pressionar o ambiente para alvalade especialmente com o tema da arbitragem da taça.
Portanto, era fundamental o “nosso” representante estar presente para dizer da nossa justiça !
Para repor a verdade dos factos.
Para se “bater” como um verdadeiro Dragão pelo nosso clube !!!
Mas limitou-se a faltar...
Pergunto apenas – alguém sabe qual o motivo da sua não comparência ?

OUTROS ASSUNTOS

 
Hoje abro uma excepção a este FABULOSO blogue, para deixar uma nota sobre a nossa equipa da Catalunha.
 
É impressionante a sorte dos ensanguentados, correram o risco de ser goleados e ainda se arriscaram a marcar, sem saber, como na segunda parte !
 
Como já chega de falar dos outros, só três notas:
 
1) O lucilinho parece já não poder ser o árbitro para o jogo dos Nossos com os verdes, porque foi nomeado para o jogo destes no fim de semana com o Guimarães. Não sei se é boa ou má notícia, porque pode indiciar que o lucilinho os vai proteger já neste fim de semana, ainda que pareça claro que só foi para já porque toda a gente andava a dizer que ia ser ele em Alvalade.
 
2) Assim sendo, aposto que o árbitro vai ser o ferreirinha.
 
3) Parece que o Lucho poderá recuperar para alvalade. Ponho à discussão se ele deve jogar ou não, porque se de facto é pedra de toque da equipa, por outro lado, temos sido nós os primeiros a falar da sua condição física. O que acham?
   
 
 

terça-feira, 28 de março de 2006

MST



Eu estou incluído no imenso grupo de pessoas que gostam muito de ler os artigos desportivos (e não só) de MST.
Apesar disso, por vezes, estou totalmente em desacordo com ele.
Não é o caso do artigo de hoje, o qual subscrevo, praticamente, da primeira à última linha.
(Embora seja engraçado, só mudava o titulo para “jornalistas vermelhos e verdes”)
Chamo já a atenção, por ser de importância SUPREMA, para o ponto 3.
Vale a pena ler :

“O Sporting Club Calimero
1 Nunca assisti, e seguramente nunca irei assistir em dias da minha vida, a um jogo em que o Sporting perca e a culpa não seja do árbitro. Sucedem-se os presidentes, os dirigentes, os treinadores e os jogadores, e a culpa dos maus resultados nunca é deles, mas sempre dos árbitros. Já faz parte da cultura sportinguista, está de tal maneira entranhado naquelas almas que já nem se dão conta das figuras ridículas, às vezes mesmo patéticas, que fazem. A única vez, nos últimos anos, que alguém desafinou na orquestra caíram-lhe todos em cima indignados. Foi quando Filipe Soares Franco se lembrou de dizer o que toda a gente, menos os sportinguista, tinham visto: que, no derby lisboeta do ano passado, não foi o Luisão que fez falta sobre o Ricardo, mas o Ricardo que saiu em falso a uma bola alta - coisa que não é assim tão rara.
Agora, a propósito do jogo da Taça com o FC Porto, lá veio o Ricardo dizer que só não ganharam porque «não nos deixaram ganhar. O árbitro, pois claro. Até podia ser que fosse verdade que o árbitro os tivesse prejudicado, mas nem assim isso teria impedido que o Sporting pudesse ter ganho, bastando para tal que tivesse jogado mais ao ataque e não apenas no sistema Liedson resolve, que parece ser o único que conhece; ou que tivesse procurado e criado mais oportunidades de golo, em lugar de se limitar a esperar por um erro do adversário, conforme sucedeu; ou, mais simples ainda, que o João Moutinho tivesse convertido o penalty que o Baía defendeu ou que o próprio Ricardo tivesse conseguido defender apenas um dos cinco penalties convertidos pelos portistas. Mas não: a verdade fica melhor servida se se disser que foi o árbitro que não os deixou ganhar.
E, então, o que fez de tão terrível o árbitro, Olegário Benquerença? Não assinalou um canto a favor do FC Porto na primeira parte e um a favor do Sporting na segunda; deixou passar um lance duvidoso do Tonel sobre o McCarthy na área sportinguista, que eu não acho que tivesse sido, suficiente para penalty, mas que, ao contrário não deixaria de ter sido reclamado como tal pelos sportinguistas; deixou passar uma mão do Pepe que seria penalty, se de facto ocorreu dentro da área, mas que é precedida imediatamente de uma falta do Polga sobre o McCarthy, que permite lançar o contra-ataque; mostrou e bem o segundo amarelo ao Caneira, quando ele, já tudo sanado, resolveu ir meter-se numa discussão entre o Rodrigo Tello e o Raul Meireles, tendo todos logicamente visto o cartão; e expulsou o Bosingwa por uma falta que ele não cometeu. Eis tudo. É preciso lata, descaramento e total falta de desportivismo para vir dizer no fim que foi o árbitro que não os deixou ganhar. A obsessão pelos árbitros é tamanha, entre os dirigentes do Sporting, que, ainda o jogo da taça mal tinha acabado e já os dirigentes sportinguistas se estavam a queixar do próximo árbitro, para o jogo do campeonato, em casa e contra o pobre Penafiel! Faz-me lembrar a anedota daquele anarquista que a cada país que chegava perguntava: “Há governo? Se há, eu sou contra.»
2 Quando me acusam de ser um portista faccioso, eu rio-me por dentro. É que eu, pelo menos, não escondo que sou portista e é nessa exclusiva qualidade que aqui escrevo. Mas o que dizer dos supostos imparciais e independentes que também escreveram que o Sporting tinha justas reclamações da arbitragem de Olegário Benquerença ? Eu, pelo menos, reconheço que o jogo não valeu nada, o Porto não jogou nada e, mais uma vez, Adriaanse demonstrou uma total falta de ideias e de estratégia para ser capaz de ganhar um jogo importante. Mas eles acaso viram um Sporting dominador, a jogar bem, a criar oportunidades e a não ganhar por culpa do árbitro ?;
Porquê que aos protagonistas do FC Porto nunca ninguém se lembra de perguntar se têm queixas da arbitragem e aos do Sporting são todos questionados sobre isso: o presidente, o vice-presidente, o candidato a presidente, o director do futebol, o adjunto, o treinador e os jogadores, só faltando o massagista e o roupeiro ?
Porquê que, quando eles se queixam que ficou um penalty por marcar, ninguém tem coragem de lhes lembrar que a jogada começa numa falta que ficou por marcar contra o Sporting ?
Porquê que quando o Ricardo diz que não ganharam porque não os deixaram, ninguém tem coragem de lhe dizer que se ele tivesse conseguido defender um dos penalties, como o Baia fez, podiam ter ganho? Porquê é que quando o Paulo Bento tem o desplante de se queixar da inferioridade numérica, ninguém se atreve a lembrar-lhe que ela durou exactamente um minuto de jogo jogado?
E o que dizer da miserável história inventada pelo Record da bola supostamente atirada pelo Baía à cara do Ricardo? Olhem bem para a fotografia: vê-se a mão do Baía em posição de quem acabou de lançar a bola devagar na vertical para que o Ricardo a agarre tranquilamente; e vê-se o Ricardo de braços caídos e a desviar a cara. Das duas, uma: ou o Ricardo não tem reflexos para agarrar uma bola que qualquer criança agarraria e então não se percebe que seja um guarda-redes tão extraordinário como dizem que ê, ou então fez de propósito para fazer passar por agressão o que só com toda a má-fé do mundo pode ser visto como tal. Mas, pelos vistos, houve quem quisesse ver isso mesmo. E gente que, do futebol só gosta de inventar casos e suspeitas e suscitar lamúrias e queixumes de maus perdedores. É a gente que tem dado cabo do futebol português.
Ainda bem que eu nunca serei presidente do FC Porto. É que se o fosse, acho que um dia acabava por perder a paciência e retirava a equipa das competições. Deixava os cavalheiros e os regeneradores a falar sozinhos e a dividirem entre si os campeonatos, como nos tempos do antigamente, de que eles têm tantas saudades.
3 E assim, estudadamente, vai-se preparando o ambiente para o Sporting-Porto de 8 de Abril. Vai-se preparando o ambiente propício à nomeação de um Lucílio Baptista ou semelhante. Há duas coisas que eu seria capaz de apostar acerca desse Sporting-Porto que aí vem: uma, é que o FC Porto não vai acabar o jogo com onze jogadores outra é que, se o Sporting não ganhar, todo o seu povo vai atribuir as culpas ao árbitro.
Na Luz, depois de perder com o Benfica, ouvi Co Adriaanse dizer uma coisa, com a qual nem sequer concordei, mas que, de forma alguma me irritou: que o Benfica tinha ganho porque tinha sido melhor. Quando será que ouviremos os grandes senhores do Sporting algum dia dizerem coisa semelhante?”
(artigo de hoje de MST publicado, infelizmente, no jornal dos vermelhos)

Sabado, Domingo e Hoje

Domingo vencemos a Académica.
Lá continuamos a dificil caminhada para vencer o campeonato.
E "apesar do treinador", como já foi muitas vezes dito aqui...
Alan??? Não tem categoria para jogar no nosso clube.
Helton??? Gosto dele, mas tirar o Baia neste momento é doloroso.
Mas fizemos um jogo muito esforçado, se bem que com pouca inspiração e criatividade.
O HAlmeida realmente parece que tem levado um lavagem cerebral, pois olhou para a baliza antes de rematar!
O Jorginho está melhor.
Ganhamos bem.
 
O Braga foi claramente prejudicado.
Não se falou muito disso, pois ia contra a clubite da comunicação social.
Dizer que os vermelhos foram beneficiados? Nem pensar...!
O que é preciso é assegurar a Champions para os vermelhos de lisboa.
 
Hoje é um daqueles dias completamente parvos, em que jornais, televisões e rádios confundem os vermelhos de lisboa com a Selecção Nacional.
Em que confundem os quartos-de-final, com uma final.
Porque é que todo um país tem de gramar isto?
Porque é que os poucos lisboetas que fazem a informação nacional se julgam no direito de falar por todos nós?
Por mim não falam...
 
Eu tenho afinidades com o Braça, com os vermelhos de lisboa não tenho nada.
O Barça é o clube que mais me agrada em Espanha, desde sempre.
Tenho 2 jogadores ex-Barcelona: Quaresma e Vitor Baia
Tenho 1 jogador no Bracelona, ex-FCPorto: Deco
E o Deco... "És o numero 10, Fintas com os 2 pés, És melhor que o Pélé, É o Deco, Olé Olé!"
Ele que diz "Sou do Porto até morrer".
Eu também!
Eu sou pelo Deco!
 

segunda-feira, 27 de março de 2006

Contra a Académica

Caríssimos,
 
Infelizmente afirmo que não gostei (mais uma vez) da exibição da nossa equipa, com excepção do Grande Pepe (quem diria...) na 2ª parte (tal como realça o Situacionista, a central no meio, rápido)! Mas não gostei. Eu não consigo identificar-me com este sistema!
- Não percebo como é que o destreinador não faz alterações no meio-campo, depois daquela vitória tão desgastante...
- Acho que colocar o Alan não trouxe nada de novo à equipa, muito pelo contrário...
- O Quaresma jogou mal, cansado, extremamente individualista...
- Não percebo como é que o Ibson não joga...
- Não concordei na altura com as substituições feitas, reconhecendo que o destreinador foi feliz!
- Sublinho a perspicácia do Situacionista: o HA olhou para a baliza antes de rematar! Ainda bem... não é necessária força (apenas a q.b.). Espero igualmente que seja resultado da aprendizagem e não mera coincidência
- Considero pertinente a entrada do Helton (no seguimento de boas exibições do Baía, não era previsível, por um lado a sua substituição, mas por outro, concordo com o que têm dito os "opinion maker": neste sistema, com 3 defesas, um guarda-redes que para além de ser bom entre os postes, é importante que jogue bem com os pés. E todos nós sabemos que com os pés o Helton "bate aos pontos" o Baía...
- Registo importante: GANHÁMOS! É o que interessa! Preferia que a nossa equipa ganhasse a jogar bem. Não sendo possivel, que se lixe! Tem é que continuar a ganhar! 
 
Saudações

Sai um Dragão de Ouro para este senhor

Diário de Notícias, 26.03.2006

Gostei do montante da indemnização solicitada.

Lindo! Tem classe!

6

Sem espinhas !
Foi uma grande vitoria !
E num jogo importantíssimo.
Não sei até se não terá sido o “jogo do título” !!!!
Veremos.
Quanto à nossa equipa uma surpresa e um erro:
Surpresa - o Alan a titular. Eu preferia o Ivanildo, mas o destreinador é que tem o poder.
Erro – na primeira parte, o Pepe jogou à direita e o PE a central. Não pode. É básico. Com 3 defesas e a jogar contra uma equipa com avançados rápidos, o central tem de ser rápido. Vá lá que na segunda parte a situação foi corrigida.
Voltei a ver o Espírito do Dragão.
Foi ele a estrela da companhia !!!
E quando ele anda em campo é muito difícil alguém segurar-nos.

Finalmente o “mal amado” deu um ar da sua graça...
Realce também para o HA. De notar que pela primeira vez, que me lembre, o HA resolveu olhar para o guarda redes ANTES de rematar.
Assim, em vez de rematar a 500 km´s hora e “seja lá o que Deus quiser”, olhou e, com um remate colocado e forte, fez um grande GOLO !!!
Tal atitude terá sido fortuita ou anda a aprender como se faz ? Esperemos que seja a segunda.
A lesão do nosso “toque de classe ” é que foi uma miséria...que recupere rápido !!
Se não puder jogar vai-se notar imenso a falta dele !!
Continuo a achar que o jogo de alvalade só será decisivo, pela negativa, para os verdes.

Finalmente, não posso deixar passar em claro o escabroso Ricardo Frangueiro.
Tá armado em palhaço ou quê ?????
A campanha que está a ser lançada contra o Baía é vergonhosa !!
E tem o patrocínio dessa troglodita chamado Ricardo Vermelho Frangueiro (é verdade, o fulano é vermelho !!!!)
A versão do Baía (sustentada pelas imagens televisivas) é simplesmente esta – quando o Frangueiro ia marcar o penalty, o Baía, como aconteceu com os outros, fez jogo psicológico com ele e disse-lhe:
Pega lá (a bola).
Vais ser tu a dar-nos a vitória

Sem mais !!!
(ah, quando o Baía dá a bola ao Ricardo é verdade que, acidentalmente, a bola vai à cara do outro).
O que “diz” o escabroso - que o Baía o insultou e lhe atirou a bola à cara de propósito !!!
Acho a atitude desse fulano, apadrinhado por um tal de Escolari, simplesmente NOJENTA!!!!
Não te preocupes Grande Baía, tudo se paga cá na Terra !!

Jorginho

Realmente, o Jorginho jogou muito bem.
 
É mais um dos mistérios do nosso treinador: permitiu que um bom jogador desse cabo da sua imagem junto dos adeptos, ao insistir em pô-lo a jogar numa altura em que ele estava muito mal fisicamente. Agora, que ele aparenta estar em plena forma, não joga!
 
Ainda por cima, o Jorginho é um jogador que faz a transposição defesa-ataque sem ser com a nossa solução habitual (pontapé para a frente).
 
Bom... o que interessa é que voltamos a ganhar, jogando bem (apesar das limitações e de algumas exibições abaixo da média, referidas pelo Fanático).
 
Estou com muita esperança no Vitória de Guimarães e nos efeitos psicológicos que o "Bruxo de Fafe" pode ter sobre o Paulo... Paulo Bento.

COIMBRA E JORNADAS SEGUINTES

 
As curtas do costume:
 
    1) Em Coimbra fomos dominadores:
 
    a) Três grandes oportunidades na 1ª parte;
 
    b) A Académica não teve um real oportunidade durante todo o jogo;
 
    c) Só pena o golo não ter aparecido mais cedo, como aconteceu aos verdes e aos ensanguentados , que jogaram bem menos que nós.
 
    d) Até que enfim HA !!! e Bom jogo que fez;
 
    e) Notou-se muito cansaço, nomeadamente do PA, RM, Adriano, Lucho (há novidades ??), RQ (cansado e disparatado), MC (exibição fraca)
 
    f) Muito bem: HA, Pepe e PE, Jorginho (grande passe para o golo).
 
    g) Não percebo porque não convocou o Ibson, que falta fez quando o Lucho se lesionou;
 
    2) Futuro:
 
    a) Ganhar ao Gil, com golos a aparecer cedo;
 
    b) Acredito que o Guimarães faça uma gracinha com os verdes
 
    c) Depois: em força, à campeão em Alvalade, onde temos que estar todos !!!!

sábado, 25 de março de 2006

AINDA OS VERDES

 Ainda a propósito das queixas dos verdes, veja-se o artigo de hoje do Jogo: http://www.ojogo.pt/22-32/artigo540705.htm

COIMBRA


    Para domingo: VB, PE (a central), MC, Pepe (à direita), PA, RM, Lucho, RQ, BM (tem que apanhar amarelo para limpar com o Gil Vicente e poder jogar nos verdes), Adriano (Lisandro, se não recuperar), Lisandro (ou Jorginho nas alas).

sexta-feira, 24 de março de 2006

Imagens





Os meus companheiros de blogue e os leitores já disseram tudo, pelo que opto por deixar as imagens da "polémica".

Não abdico de dizer que o nosso treinador é de uma mediocridade inacreditável.

A Ditadura no futebol...

A história que o sporting foi "roubado" é completamente desproporcional.
Os lances duvidosos que existiram, não são suficientemente relevantes para ofuscar o equilíbrio da partida.
Não existiu uma equipa que tenha sido muito superior à outra.
O FC Porto venceu na lotaria dos penalties.
Foi sorte.
 
O que acontece é que se dá muito crédito às opiniões verdes!
E neste caso os vermelhos dão o total apoio, aproveitando a oportunidade para diminuir o valor do FC Porto.
 
Sendo assim, temos a comunicação social quase na sua totalidade, pois está situada em lisboa, a dizer exageros, com todo o descaramento, pois todos eles estão de acordo, e todos eles se cobrem uns aos outros.
"Um diz mata, o outro esfola", diz o ditado... 
É a criação de uma verdade absoluta!
Uma verdade que não é sequer certa.
 
Isto são atitudes de países totalitários. De DITADURAS.  
Fazer o povo acreditar no que quem tem poder quer que os outros acreditem.
 
No futebol permite-se dizer tudo a favor dos clubes de lisboa. Não há isenção.
O cuidado para haver equilibrios que existe em outras áreas (politica, p.ex) , no futebol não existe.
(Veja-se também o jogo do RioAve-slb...)
 
A verdade é que houve lances duvidosos e dificeis.
A verdade é que isso não chega para se dizer "roubo".
Porque ambos os clubes foram valentes.
 
Felizmente nem todos os verdes vão na onda.
Recebi o seguinte SMS de um grande sportinguista, de lisboa: "Parabéns amigo Portista! Qq resultado seria justo, desta vez foram vocês. Vamos a ver no campeonato! Abraço"
Francamente parece-me claramente esta a atitude certa.
Um grande abraço para este grande amigo Sportinguista!

O meu obrigado ao "OJogo"


Quero aqui deixar expresso o meu obrigado ao jornal “OJogo”.

O único jornal desportivo (e não só) com CORAGEM para relatar FACTOS E VERDADES !!!!

Uma nota especial também para a RTP.

AINDA A TAÇA e domingo!!!

 
   
Notas curtas porque ando aflito de tempo:
 
    1) Gostei do resultado, da atitude, do empenhamento, do RM, BM, PA, RQ e DO GRANDÍSSIMO VÍTOR BAÍA !!!
   
    2) Não gostei das não substituições atempadas do nosso não treinador.
 
    3) Consequências: moral, confiança, tranquilidade nos nossos jogadores e não no nosso não treinador, reforçar da pressão sobre os verdes.
 
    4) Estamos com onda e estrelinha de vencedores, apesar do nosso não treinador.
 
    5) Foi bom terem passado os verdes  de Setúbal e não os brancos de Guimarães.
 
    6) Coimbra: fundamental ganhar, ganhar e ganhar !!!

Para Coimbra


Temo bastante o jogo em Coimbra.
Aquele Vingada muito gosta de nos chatear.
E não é só ele !!! Espero sinceramente que o Pedro Roma continue no banco.
É que ele contra nós é sempre tremendo !!!

Fisicamente também poderemos acusar algum desgaste.
Temos acima de tudo de fazer um jogo muito concentrado e eficaz.
E com a consciência de que a vitória no Domingo é muito mais importante do que a de 4ª feira passada.

Equipa – VB, PE, Pepe e Cech, PA, Luxo, RM, RQ, Adriano, Benni e Ivanildo.

P.s. – Estou a atingir os meus limites da tolerância com o FACCIOSISMO DESCARADO, PROPOSITADO, PROVOCATÓRIO E IRRESPONSÁVEL da maioria da comunicação social portuguesa !!!!

É Penalty?

É mesmo penalty? A RTP diz que não! A mão na bola é fora da área! Ou será dentro?
 
Se não se consegue ter a certeza, não podemos aceitar que digam convictamente que é penalty!!!! E contra mim falo que já tinha assumido como facto consumado! Mas não....
 
Portanto, a lagartada que tenha calma e o Paulo... Paulo Bento, nas suas... nas suas declarações, beba... beba um copo de água e.... e relaxe!!!
 
 
 
 

Errata


Onde no meu post anterior se lê:

"Assumo – ontem, pela primeira vez, de há duas épocas a esta parte, fomos beneficiados pela arbitragem, num lance importante – um penalty claríssimo ficou por marcar.
Mas, atenção, o lance começa numa falta, com a mesma clareza, sobre o Benni !!!
Portanto, o penalty não existiu."

Deve passar a ler-se :

"Assumo – ontem, pela primeira vez, de há duas épocas a esta parte, fomos beneficiados pela arbitragem, num lance polémico – uma falta inquestionável e, claramente, fora da área, ficou por marcar.
Mas, atenção, o lance começa numa falta, com a mesma clareza, sobre o Benni !!!
Portanto, o penalty não existiu."

Curiosamente (ou não) a conclusão é a mesma...
P.s. - A todos as minhas desculpas por tamanho lapso !!!!!

Na Final

O jogo de ontem serve perfeitamente os nossos objectivos.
Saimos dele motivados e moralizados.
No entanto, mas não deixamos os verdes desmoralizados...
Paciencia...
 
Foi um jogo muito táctico.
Tivemos momentos bem acima deles, e outros estivemos sem conseguir
controlar o jogo.
O nosso treinador não fez nenhuma substituição durante os 90 minutos.
Obviamente deixamos de ter alguma frescura fisica para equilibrar o jogo.
É inaceitável!
Antes do golo dos verdes, só substituiu o Adriano pelo Lizandro, que não 
refresca o meio campo, e pouco adianta na frente...
É um imbecil!
 
Durante o jogo, tivemos mais e melhores oportunidades de marcar.
Foi um verdadeiro teste ao sistema táctico de 3 defesas.
Comprova-se que, a defender, não é actualmente um sistema permissivo.
Para atacar, o sistema não funciona.
 
Iria ser um teste aos 3 médios e 4 avançados.
Mas o nosso treinador optou por 4 no meio-campo.
4 batalhadores.
Sem o numero 10.
Fomos valentes, mas um pouco perdidos...
 
O sistema continua errado, mas para consumo interno vai-se aguentando.
Claramente seria correcto um 433, ou 442. Mas enfim...

Os lagartinhos estão muito aborrecidos com o árbitro.
Queixam-se de um penalty por mao do Pepe e da expulsão do Caneira.
Que foram 12 contra 11.
Que foi um roubo.
 
Eu fui ao estádio.
Não vi os lances na televisão com atenção. Só alguns, ao longe, à hora de almoço.
Todo o jogo foi bem disputado. Renhido até ao fim.
 
Mas vi...
Vi um sporting a queimar tempo em todos os lances de bola parada.
Vi o Sá Pinto a dar toques na bola antes de um lançamento lateral.
Vi o Liedson a colocar a bola dentro de campo, após ela ter saido pela linha de fundo.
Coisas habituais em clubes fracos. Não era o caso, mas acharam que lhes ficava bem a atitude...
E o árbitro nunca os repeendeu...
Vi uma gravata ao Quaresma, sem amarelo.
Vi o McCarthy levar um empurrão por trás dentro da área de um central do sporting, nada assinalado.
Vi o  Liedson fazer falta sobre o VB, a bola sai pela linha de fundo, sem nada assinalado.
Etc., etc...
Ou seja, foi um clássico com casos. Como todos.
 
O lance reclamado do penalty, como todos os lances, não é só o segundo em que a bola toca no braço do Pepe.
É toda a jogada.
O FCPorto reclamou fora de jogo nesse lance. O árbitro deixa jogar.
Logo depois, 2 ou 3 segundos depois, há um toque da bola no braço do Pepe.
O árbitro neste momento está com duas dúvidas:
- terá sido fora de jogo?
- terá sido "mão na bola" ou "bola na mão"?
Ora com duas duvidas o mais racional é não assinalar falta.
Ele tem mais chaces de estar correcto não assinalando a falta.
 
A expulsão do Caneira é de jogador estupido.
E é justa.
O RM tem uma entrada de pé em riste junto ao Deivide.
Porquê? Porque a bola era do FCPorto e o Deivide preparava-se para fazer o que vinham a fazer o jogo todo: queimar tempo.
Descutiram. O árbitro separou-os.
O RM foi-se colocar no centro do terreno. O Deivide foi atrás dele a provocar.
Pegaram-se de novo.
E o estupido vem lá de trás, com o seu cartão amarelo colado na testa, para se meter ao barulho...
Depois foi a confusão.
Dois cartões amarelos para cada lado.
O do Caneira foi o segundo.
Azar!
Foi... foi coincidencia... senhor... senhor Paulo... Paulo Bento...???
(sim, o PB fala 2 ou 3 palavras de cada vez, e normalmente a primeira é repetida da anterior. Já repararam?)
 
Enfim.
Falam demasiado, e não há razão para tal...
Até parece que foram superiores...
Mas fiquem irritados!
Falem!
E daqui a 15 dias provem que são melhores!
Até agora nada...
 
E as ultimas palavras: FABULOSO VITOR BAIA!!!!

quinta-feira, 23 de março de 2006

Contra 12

Realmente o Paulo Bento tem razão no 12 contra 11 mas ao contrário! Quem jogou contra 12 fomos nós! O nosso treinador apoiou claramente o Sporting! Como é possivel? Todos nós sabemos que este miserável sistema táctico obriga a um desgaste superior por parte de todos os jogadores, uma vez que os 10 têm que defender, aliando o facto de que o "terreno" esteve bastante "pesado", qualquer "alma", até mesmo as mais ignorantes nestas "lides futebolísticas", percebe a necessidade de "refrescar" a equipa, em particular o meio-campo (sector teóricamente mais desgastável...), mas este treinador (ou projecto de...) insistiu em manter os mesmos 11 jogadores durante 90 minutos !!!!! Assim, é demais! Tivemos a sorte do nosso lado... ainda bem!
 
Saudações 

Apesar do treinador !!!!

Ontem ganhámos (na lotaria).
Mas quase que não parece...por causa do treinador !!!

Assumo – ontem, pela primeira vez, de há duas épocas a esta parte, fomos beneficiados pela arbitragem, num lance importante – um penalty claríssimo ficou por marcar.
Mas, atenção, o lance começa numa falta, com a mesma clareza, sobre o Benni !!!
Portanto, o penalty não existiu.

E os verdes este ano têm sido muito beneficiados !!!
Lembro só dois jogos em alvalade - o (não) golo do U. Leiria e penalty contra o Boavista !!!!
E já nem vou falar do saldo das arbitragens dos jogos deles contra nós nos últimos 4 anos....é que se não tinha que trazer à baila, e não me apetece, o LBaptista ....
Por isso o P Bento perdeu uma boa oportunidade para estar calado.
São INACREDITÁVEIS as declarações dele !!!
“11 contra 12” !!! .....“Não acredita em coincidências”
Já começaram a pressionar o árbitro para alvalade !!!
NÓS NUNCA TEMOS MÉRITO !!! IRRA !!!

Como esperado, os verdes mostraram toda a sua solidez defensiva e repetiram a sua estratégia de risco mínimo.
O objectivo é esperar que o adversário erre, e, então, dão a estocada.
Não querem nada com as despesas do jogo.
Isso é para o adversário. Nada de esforços desnecessários.
Grande pressão no meio campo. Não dão o mínimo espaço.
Tudo gira em torno de um “pivot” – João Moutinho !!
No entanto, continuo sem saber como reagirão se formos nós os primeiros a marcar.

Ontem tínhamos uma imensidão de gente no meio campo.
Até se atrapalhavam.
O Luxo nem sabia se devia jogar mais atras ou mais à frente e, portanto, andou meio perdido.
O Cech esteve fraquinho.
Valeu-nos o Monstro Assunção. Exibição ASSOMBROSA !!!
O Meireles também esteve bastante bem.
O VB foi decisivo !!!
Como não sabemos jogar sem ser com 4 avançados, o ataque não funcionou.
O Adriano teve que fazer o sacrifício de jogar na ala.
Claro que nem jogou na ala nem no centro.
Andou perdido e desaproveitado (é mais do que evidente que com 4 médios o terceiro atacante tem de ser o Lisandro).
Volto a dizer, porque será que o treinador não assume o raio do sistema em que treina a equipa ???
Se só treina o 3x3x4, independentemente de se gostar ou não, só tem uma coisa a fazer - jogar sempre nesse sistema, ESPECIALMENTE, nos jogos mais difíceis.
É que senão reparem – não faz qualquer sentido adoptar um sistema novo PRECISAMENTE nos jogos em que mais precisamos de rotinas de jogo, de hábitos, de saber onde estão, presumivelmente, os nossos colegas, etc, etc, etc., ou seja, no fundo, quando mais precisamos de “jogar de olhos fechados” !!!
Só espero que em alvalade seja o 3x3x4 !!!

Valeu a atitude da equipa.
Voltou a impressionar-me.
Reina no balneário espírito de DRAGÃO !!!
É de tal ordem o bom ambiente que quanto ao treinador apenas vou citar uma frase que um amigo nosso me disse ontem:
“Ganhámos APESAR do treinador....”

quarta-feira, 22 de março de 2006

Lagartinhos

Caros Bi-Campeões do Mundo,
futuros Campeões Nacionais 2005/06,
e vencedores da Taça de Portugal 2006,
 
Hoje vamos vencer e convencer!
O resultado terá no minimo 3 golos de diferença para o nosso lado.
4-1 é o meu palpite.
 
Isto é importante para desorientar e desmotivar os verdes no campeonato.
Uma vitória curta não fará os mesmos efeitos.
É hoje que vamos decidir a Taça e o Campeonato!
 
Eu lá estarei (após impedimento no ultimo jogo).
 
Equipa para logo: VB, JB, Pepe, PE; PA, RM, LG, MCech; Anderson, McCarthy, RQ
 
É quase a equipa do RMoreira do Trio de Ataque, com excepção do Anderson (Adriano).
Julgo que o miudo não trará nada de novo se entrar durante o jogo. Em caso de necessidade outro tipo de jogador trará melhores resultados.
 
Força Porto!

Pôncio Monteiro

Esta semana tivemos o regresso de Pôncio Monteiro às lides televisivas: participou no Prós e Contras da RTP 1 (dedicado ao futebol, nomeadamente aos aspectos económico-financeiros).
 
Infelizmente, não tive a oportunidade de ver a totalidade do programa. Contudo, vi um momento alto, em que ele pediu à figura sinistra que desempenha o cargo de Director-Geral da Liga (Cunha Leal) que explicasse por que razão o Benfica entendia que era melhor tê-lo nesse cargo do que reforçar a equipa. O "nosso" Dr. Pôncio parecia um autêntico "rotweiller" a atacar aquele invertebrado!
 
Foi um bom momento de televisão!

segunda-feira, 20 de março de 2006

Ausência do santuário

Ilustres Situacionista e Soldado Azul:
 
Pronto! Eu assumo: sou eu um dos bloguistas que cometeu o sacrilégio de faltar ao jogo contra o Paços de Ferreira!
 
Apesar desta falha (por motivo pessoal e pontual), permito-me parafrasear o nosso GRANDE CAPITÃO João Pinto, dizendo: "Comigo, ou "sem-migo" no Dragão, o nosso Porto será Campeão!"
 
Embora tenha visto o jogo pela TV, gostei bastante. Contudo, vou guardar os meus comentários elogiosos para momento posterior à vitória da próxima quarta-feira sobre "a lagartagem".
 
Finalmente, sugiro que se faça uma votação no blogue para tentarmos determinar o que é pior no nosso futebol: as arbitragens ou os comentários televisivos? A escolha não é fácil! Paralelamente, o Rui Moreira também podia fazer o favor de propor ao Carlos Daniel que a votação por SMS no Trio de Ataque de amanhã fosse a seguinte: "O que considera mais vergonhoso?":
 
a) a anulação do golo limpo do Rio Ave
b) a validação do golo-golpe de karaté do Mantorras
c) os comentários da TVI durante os jogos do Benfica
d) sou adepto do Benfica. O que quer dizer "vergonhoso"?

ÚLTIMAS

 
 
1) Para Taça: Olegário Benquerença
 
2) BM no FCP até 2007
Pois é! Continuamos na liderança mas com os lagartos colados! Lá passaram incólumes em Leiria! Vai ser um final de época complicado, com muito sofrimento! A nossa equipa está muito confiante mas os lagartos também estão. Confesso que apesar de estarmos consecutivamente a ganhar tenho muito receio deste sistema táctico, nomeadamente com os 3 defesas... Parece que a equipa adversária tem sempre jogadores sozinhos nas alas... e a lagartada não é uma equipa qualquer...
Mas, há que ter confiança! Para já, é muito importante 4ª feira! Temos que estar em massa! Inclusive determinados participantes deste blogue que... pasme-se!... não presenciaram o último embate! Pergunto: Como é possivel?!?!?!
 
Saudações

A VERGONHA CONTINUA!!!

 
    A vergonha continua:
 
    - Os ensanguentados vêem um golo contra ser anulado, sem qualquer razão.
    - Até o ensanguentado do coroadinho defende que assim seja.
    - Por outro lado, o filho pródigo aplica um golpe de karaté e nada é assinalado.
    - As bestas da comunicação social, a começar pelos da tvi, nada vêem e só realçam o regresso do filho pródigo angolano.
    - Como é possível que o bandeirinha que está do outro lado do campo, possa assinalar bola fora?
    - Com os três pontos, os ensanguentados continuam moribundos.
 
    Os nossos estiveram bastante bem, nomeadamente depois do primeiro golo.
 
    Sente-se alegria no ar e na equipa e que as coisas flúem e que nada nos pode parar.
 
    Quarta feira, é psicologicamente muito importante dar uma lição às verdinhos.
 
    Lá estaremos!!!
 
    P.S.: ontem encontrei aquele se diz nosso treinador na Rua S. Catarina, fiquei indeciso: cumprimentava-o ou agredia-o, depois de dois telefonemas calmantes, aconselharam-me calma e fiquei-me pelo não confronto. Terei feito bem ?

7


O Paços já foi.
E foi com categoria.
Quase diria, com classe.
Estou a ficar muito agradado com o espírito de grupo que se sente.
Há manifestamente bom balneário.
À nossa equipa só lhe falta uma coisa, mas que é muito importante - experiência !!
Curiosamente, o nosso competidor mais directo tem o mesmo problema.
Vamos ver quem aguenta psicologicamente melhor.
Mas os sistemas (nosso e dos verdes) são completamente diferentes – nós assumimos o jogo, os verdes jogam no erro (matreiros).
Parece-me que os verdes podem ter uma grave dificuldade - quando o adversário marcar primeiro. A ver.
Agora venha a Académica. Não vai ser fácil.
(Para mim, este ano, a taça não conta – só espero que não haja nenhuma lesão e ...cuidado com os cartões – por causa do Baptista na Madeira o Benni e o Cech têm 4 amarelos).
Embora me custe dizer isto, é a mais pura verdade – bela arbitragem do Hélio Chuteiras Vermelhas Santos.
Reparo - Houve dois colegas de blogue que faltaram ao nosso jogo.
Lamentável...

Vermelhices...

Como as coisas estavam a correr mal, mesmo muito mal, os árbitros resolveram ajudar os vermelhos:
    - golo limpo do Rio Ave anulado
    - golo em falta do Mantorras validado
 
Nenhuma novidade!...  
Não ouvi o LFV e o JV protestarem...
É que agora sim, é normal!
A normalidade é os outros existirem só para ser possivel fazer um campeonato, e ir amealhando 3 pontos.
 

sexta-feira, 17 de março de 2006

Todos nós sabemos que a Comunicação Social (TV e Rádio) sempre demonstrou directa ou indirectamente preferência pelos vermelhos! Penso que é um facto! Podem dizer "mil e uma coisas" no sentido de evidenciar imparcialidade, mas a verdade é esta! Neste contexto, não me surpreende que as rádios manifestem preferência em relatos de jogos que não sejam com o Porto, que a TV apenas transmita o jogo da Taça com os vermelhos... Penso que todos não já nos habituámos a esta triste realidade! Quando nos insurgimos contra isto somos logo apelidados de bairristas, contra a capital, que esta ideia é do Pinto da Costa contra Lisboa... enfim... é decadente e já não há pachorra para aturar este tipo de atitudes, por mais que possamos ferir susceptibilidades de eventuais participantes que sejam de "outras cores" que não a nossa!!! 
 
Quanto à vitória da nossa equipa, antes de mais referir que é mais uma consecutiva! Estamos no "bom caminho" quer joguemos bem ou mal, quer concordemos ou não com o sistema, o mais importante está a ser concretizado! Estamos consecutivamente a ganhar, a equipa demonstra claramente uma atitude confiante, o que nos leva a prever um final de época positivo, culminando de preferência com as tás desejadas conquistas (campeonato e taça).
 
Quanto ao árbitro, concordo com o que foi dito, em particular pelo Situacionista: O Penalty é de "bradar", tal como o 2º amarelo... A quantidade de cartões vai-nos prejudicar para nos jogos seguintes... A expulsão do Pepe é muito má e, tal como diz o Situacionista, a sua presença no actual sistema táctico é cirúrgica, logo a sua ausência será um problema!
 
Quanto ao sorteio não sei bem o que pensar: por um lado, ainda bem que jogamos em casa e contra o Sporting, pois teremos com certeza "casa cheia" e como tal, condições favoráveis. Mas por outro lado as exibições da nossa equipa fora têm sido superiores. Vamos ver...
 
Saudações
 
 

Rádio, jornais, tv, enfim....

O episódio referido pelo Mais Azul é perfeitamente esclarecedor do modo INDIGNO como somos tratados !!!
Alguém consegue explicar qual é o critério editorial, que não seja o de menorizar o FCPorto, que justifique que se dê preferência ao relato de um jogo que está a começar (e com transmissão televisiva) em detrimento de um jogo que está no prolongamento ????
Depois, é verdade, como refere o portista anterior, há um branqueamento total de certas situações !!!!!
E quando até "OJogo" vai por aí ....
Mas já iamginaram o que seria alguém do banco do FCPorto insultar com experssão do mais baixo que há ("fdp"), em directo e em peleno jogo, o treinador adversário como fez o menino tonecas em relação ao Pontes ???
Como seríamos classificados ???
Certamente que de mentecaptos para baixo...
E se o que Petit fez fosse feito por um jogador do FCP ?
Que tratamento jornalístico teria tido ???
E a arbitragem da madeira ???
É por isso que sempre defendi, defendo e continuarei a defender, sem querer “comprar” qualquer polémica, que NUNCA podemos PUBLICAMENTE falar mal de nós !!!!!
Mais, temos que, e aqui com todo o gosto, relembrar constantemente os mais esquecidos dos NOSSOS FEITOS !!!
Que foram conseguidos contra tanta gente que sabem a dobrar.
Por isso somos tetra campeões do mundo ...

quinta-feira, 16 de março de 2006

Questão verdes vezes dois

Vamos jogar com o Sporting para a taça... Quarta-feira, 22 de Março.
Depois para o Campeonato... passados uns 17 dias.
 
Ser-nos-á benéfico, ou prejudicial, o jogo da Taça?
Ao vencer na quarta-feira, iremos ter mais dificuldades no jogo com eles do campeonato?
 

Arbitragem

A nomeação encomendado do Baptista só podia ter 2 significados:
A) Beneficiar-nos propositadamente = atirar areia para os nosso olhos;
B) Roubar-nos = mais do mesmo;
Sabem qual a que mais me preocupava - a primeira !!
É verdade. Porquê ?
É fácil, pensei que o tivessem nomeado para ele se fazer passar por santinho e para assim poder ser, pela 15ª vez consecutiva, o árbitro do nosso jogo com os verdes (= derrota pela certa).
Agora, depois do escandaloso roubo de ontem (a expulsão do Pepe, pela importância crucial que ele tem no nosso sistema táctico é, porque ele bem sabe disso, CIRÚRGICA), parece-me que ficou um nada mais difícil ser ele. Mas é melhor não fiar.
Em todo o caso, mesmo tendo ganho, tal a quantidade de cartões que apanhamos, vai dar problemas...

Alerta - Presidente, é preciso meter a boca no trombone. Este assalto não pode passar em claro !!!! Dê lá por onde der !!! Ainda por cima vem aí o Hélio Chuteiras Vermelhas Santos....

Nota principal do jogo- a ATITUDE do FCPorto !! À Porto !!!! Adorei !! Dá para ver que há espírito de grupo !!

P.s – No jogo dos vermelhos só tenho a lamentar um facto – a bárbara agressão de que o Petit foi vítima !!! Mais uma !! Aquilo não se faz !!! É preciso explicar ao Cléber que o Petit tem um organismo muito próprio !!! Então o Cléber não sabe que o Petit tem a cana do nariz no peito ????? Ou será que não tem cérebro e, portanto, o peito vai por ali acima ???? Mesmo assim, ainda têm a lata de reclamar do árbitro, por causa de uma lance em que a bola bate no joelho e, sem intenção, poderá (depois de 3 repetições) ter tocado no braço.
Quando o Vitória (tal como a Naval) foi obrigado a jogar com dez mais de 30 mts !??!

P.s. 2 - Concordo em absoluto com a análise (perfeita) do Azzulli aos (não) penaltys. Só (não) vê quem (não) quer...

P.s. 3 – Já repararam que os nossos adversários querem que nós os respeitemos quando ganham, mas quando eles perdem e nós ganhamos, a culpa (agora) é sempre do apito dourado ....NUNCA TEMOS MÉRITO !!!!! E ELES NUNCA TÊM DEMÉRITO !!!
Não há pachorra !!!

Tudo como previsto

Tudo como previsto: eliminámos o Marítimo e "o melhor árbitro português" tratou de fazer uma plantação de amarelos, conseguindo, inclusive, expulsar um dos nossos jogadores mais importantes.
Para quem vê os dois lances que provocam a expulsão do Pepe, fica claro que:
  1. o primeiro não é penalty (é evidente que o Pepe complica o que era simples, mas não faz falta absolutamente nenhuma);
  2. o segundo é uma mera protecção de bola com o corpo. Que o palerma do árbitro marque falta, enfim... Agora, mostrar amarelo? E ainda por cima o segundo?
Este Lucilito Calabote é, sem dúvida, um dos maiores artistas da arbitragem portuguesa!
Quanto ao clube que vai jogar a final da Iberian Champions League, continua a dar-nos grandes alegrias. Tudo se conjuga no sentido de ser uma época recheada de títulos. Ontem, segundo o Gabriel Alves, houve pelo menos meia dúzia de penalties não assinalados contra o Benfica. A culpa foi do árbitro e do anti-jogo e parece que o guarda-redes do Vitória defendeu mais do que devia (segundo o José Deve 2 Milhões Veiga, o sistema também andou por lá).

quarta-feira, 15 de março de 2006

Penalties

Ontem o APV do Trio de Ataque, agarrou-se ao penalty sobre o Leo.
Para ele é indiscutivel que é penalty.
 
Para mim, acho que o árbitro fez bem em não marcar.
(E não é por ser a favor dos vermelhos)
 
Os comentadores, jornalistas, relatadores, etc., mal vêm um toque, um encosto, acham que é penalty nitido.
(E sendo a favor dos vermelhos, o toque é quase dispensável...)
 
O futebol é um jogo de constante contacto entre os jogadores.
É assim o jogo. Sempre foi. Sempre será.
É normal!
O que há a decidir é se o contacto provoca o desvio do adversário relativamente à bola.
Para isso é preciso que:
 - a bola esteja à mercê do jogador
 - que este esteja a esforçar-se por chegar a ela
 - que o contacto não seja simulado/exagerado por quem sofre a falta
 
No caso do Leo, ele tem a bola à mercê, mas não está a correr para ela quando sofre a falta. Está-se a colocar de modo a sofrer falta. Para além disso, a sua queda não é natural, pois rodopia caindo de costas, quando deveria cair para a frente, ou quando muito lateralmente.
 
A queda é o indicador mais nitido da existencia do contacto ou da sua simulação.
Perde-se tempos a ver se há contacto ou não, e não se analiza a queda.
 
Se o jogador cai de um modo artificial, ele tem culpa disso mesmo. Ele tenta exegerar a falta.
Isso deve ser analisado.
E se a falta não é marcada, a culpa é de quem sofre a falta. Porque exagerou.
 
O Nuno Gomes também caiu desamparado na área.
Penality diz o comentador.
Mas o Maria Almélia salta e cai no mesmo lugar. O salto não sofre desvio. Não chega à bola por não ter impulso suficiente, por a bola ir alta demais.
Ou seja, não tem a bola à mercê, e simula a falta.
O que se vê é a menina a levantar braços, cair no chão...
Está lá uma mão? Pois está! E daí?!?
Aliás, o NG simula faltas demasiadas, em todos os jogos.
 
Para além destas análises à situação real, depois temos o árbitro.
Se for isento, integro, e bom juiz, assinalará correctamente.
Mas isso são outros quinhentos...

Taça

Equipa que eu gostava para logo:
Paulo Ribeiro, RCosta, BAlves, Cech, PA, Ibson, Anderson, Ivanildo, HAlmeida, Lisandro e Alan.

É que convém não esquecer que ESTE ANO é ano de tudo ou nada !!!
E o campeonato é tudo !!!!
O resto é paisagem.
Será que o Baptista nos vai queimar de amarelos ? Cuidado !!!
Mas tenho um feeling muito estranho que quero partilhar convosco - dá-me a ideia que vamos ser beneficiados pela arbitragem. É verdade. Estarei bem ???? Já agora, espero não estar enganado.....
Só que, se assim acontecer, só me questionarei, porquê ?

Mas, para já, verdadeiramente preocupado estou é com o árbitro para sábado - Hélio Santos (Estorilgate, lembram-se ?)

P.s. - Alguém sabe onde pára o pai do Diego ???? Já tenho saudades do homem...

Protesto


Vamos na frente do campeonato.
Vencemos neste fim de semana.
Aumentamos a vantagem para o 3º.


Hoje já é 4ªfeira (portanto, já jogamos há 5 dias.)
São 12h15m.
O Fanático (será que ainda não acordaste ???), o Mais Azul, o Jorge Pinto, o Cafi e o Rui Moreira (peço desculpa se esqueço algum), ainda não deram sinal de vida. Inacreditável !!!

Perante isto, limito-me a perguntar aos "desaparecidos": esta "pouca vergonha" é para continuar durante muito mais tempo ??????

terça-feira, 14 de março de 2006

Mais perto

O nosso FCP voltou a vencer. Marcamos 5 golos em 2 jogos. Não sofremos nenhum.
Muito bom!
 
Mas continuo a ter a sensação de que está tudo a correr bem demais, para o esquema táctico apresentado...
 
Os 3 defesas lá continuam, a defender bem, embora não evitando um ou outro lance perigoso dos adversários, mas não contribuem nada para a construção de jogo ofensivo.
 
Ora 3 defesas que não constroem jogo, comparativamente com um esquema de 4 defesas constituído pelos 2 bons centrais Pepe e PEmanuel, e 2 laterais que subam e construam jogo juntamente com os extremos, parece-me que ficaríamos a ganhar muito com 4 defesas...
Na esquerda temos o Cech, e na direita só não temos melhor porque o sr. treinador pretende jogar assim com os 3 defesas e não foi às compras...
Mas estaríamos muito mais seguros na defesa, incisivos pelas alas e povoaríamos melhor o meio campo.
 
Claro que mantenho que os 4 avançados são demasiados, e deveríamos jogar com o numero 10.
 
Vamos ter a nova prova de fogo em Alvalade, e depois faremos os comentários.
Até lá temos de vencer todos os jogos.
 
Achei deliciosos os falhanços do Anderson e do Marcel!
Nada como umas boas gargalhadas perante tais craques da bola!
Sem esquecer o Moretto, com bons pormenores, e ainda as declarações do Koeman a um jornal espanhol.
 
Para amanhã, vamos vencer, e usar um esquema de 433!!!

segunda-feira, 13 de março de 2006

Notas soltas

Ponto prévio: subscrevo as (doutas) palavras do Soldado Azul ("post" imediatamente anterior), no que respeita ao "espírito do blogue". Como tenho referido em "posts" anteriores, gostava mais que todos remássemos no mesmo sentido, respeitando a diversidade de opiniões.
 
Vamos à ordem do dia, seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos futebolísticos do fim de semana:
 
  1. FCP: gostei do resultado, mas não apreciei particularmente a exibição. Continua a faltar o "construtor de jogo". De qualquer forma, o balanço é positivo;
  2. SCP: é o nosso adversário e, realmente, tudo se perfila no sentido de o jogo com eles ser decisivo [neste jogo, os comentadores apressaram-se a considerar penalty a falta do Areias - ainda assim, tenho uma dúvida - o que conta é a posição dos pés (dentro da área), ou a zona onde a bola é tocada com a mão (claramente fora da área, na minha opinião) - estava convencido que era a segunda hipótese - aguardo esclarecimentos de especialistas];
  3. SLB1: quero deixar aqui um grande abraço ao Anderson e ao Marcel, porque fazer aquilo é muito difícil. Julgo que o José (2 na própria) Fonte se vai juntar a estes colegas para um concurso para determinar "o maior nabo", que vai passar em "prime time" na TV do Benfica;
  4. SLB2: o Moretto continua a evidenciar que é muito melhor que o Quim. Titularíssimo!
  5. Comentários televisivos aos jogos: estou de acordo com o Situacionista - começa a ser absolutamente indecorosa a forma pouco profissional e facciosa como são apreciados os lances polémicos envolvendo a equipa que vai jogar a final da Champions League Ibérica com o Barcelona;
  6. O árbitro para o jogo da Taça, contra o Marítimo, é o Lucilinho. Cheira-me que nos estão a tentar "fazer a cama";
 
Vamos lá ganhar ao Marítimo e ao Paços!
Caríssimos Leitores,
 
Vai ser um final de campeonato emocionante! Considero previsível que o embate com os lagartos será decisivo, pela confiança demonstrada quer pelos nossos jogadores quer pela lagartada! À partida, continuarão na senda das vitória, mas... a ver vamos! Espero que o Sporting não aguente a pressão e que se no minimo pontuarmos no embate directo teremos grandes possibilidades de ganhar o título!
 
Quanto ao jogo com o Setubal, gostei da equipa embora continue a achar que o Cheh deveria ter jogado! Como ficou provado contra o Nacional, o PA não é insubstituível neste sistema... Com o Cheh em campo, a nossa equipa foi mais pressionante! MAs jogámos bem contra o Setubal e a vitória foi merecida e natural!Espero que "rode" alguns jogadores no jogo da Taça contra o Marítimo, pelo menos que aposte no Cheh...e quiçá no Anderson...
 
Sobre a "troca de galhardetes" com alguns dos participantes, nomeadamente Rui Moreira, Situacionista e Cafi, apelo para que os participantes em geral considerem este espaço para tecerem criticas construtivas sobre a nossa equipa (jogadores, dirigentes, ...) e não alimentar polémicas sobre o portismo de cada um, sobre a defesa intransigente da nossa equipa... Todos nós, se não a totalidade (supostos participantes infiltrados, ensanguentados...), indubitavelmente a maioria, temos algo em comum: a PAIXÃO pela nossa equipa! Cientes de que este espaço vai aumentar em participações, esperemos e desejemos que possamos demonstrar a grandiosidade desta NAÇÃO: a Familia Portista! Foi com este objectivo que supostamente este espaço foi criado e como tal, devemos contribuir para a concretização do mesmo. É esta a minha opiniao! Considerei que tinha o dever de transmiti-la não sem manifestar total respeito por eventuais divergências... 
 
Saudações   

Oito !!!!

Belo jogo em Setúbal.
Vi o jogo enquanto jantava e caiu-me muito bem a refeição.
Quando pedi a sobremesa ainda estava só um zero e disse então ao empregado que me atendia - Quero o segundo golo !!
A reacção dele foi, embora totalmente cordial, muito seca - desculpe mas só temos sobremesas (já estão a perceber a "cor" do homem)....
Pedi então um simples bolo de chocolate.
Vem a sobremesa e....VB.....QUARESMA....MEIRELES......SHUSSSSS !!!
Aí, com um grande sorriso nos lábios, aproveitei e saboreei tranquilamente uma excelente sobremesa - um delicioso bolo de chocolate !!!!
Soube-me pela vida !!!!
O jogo em si foi um FCPorto que embora não sendo espectacular foi em tudo superior e um vencedor incontestado.
Dos jogadores apenas o Lisandro me pareceu sem ritmo de jogo (problema que esta semana poderá ser resolvido).
Ah, mais uma grande arbitragem do Pedro Henrique.
Só um lamento - a lesão do jogador do Setúbal, mas (como as imagens inequivocamente comprovam e ao contrário do que dizem algumas más línguas) o RQ nem sequer viu o jogador adversário. Não houve qualquer intenção, nem sequer descuido.
Portanto, só faltam oito !!!

Depois vi também os verdes e os vermelhos.
Para mim passou a haver 2 candidatos e meio.

Os verdes têm um sistema de jogo claro - jogar no ERRO do adversário...e do árbitro !!!!!!.
Os do Bessa cometeram um erro e perderam.
Claro que para isso contribuiu mais um erro do árbitro - mais um penalty perdoado aos verdes.
A mim continua a parecer-me que o Fary, no preciso momento em que OBJECTIVAMENTE a bola é tocada pelo Manuel José (para fazer o centro), já tinha saído da posição de fora de jogo.
Vamos ver em Leiria. Acredito que, se vencermos o Paços, vamos ficar a 4.

Os vermelhos, que passaram a meio candidato (porque apesar de estarem a 7 pontos são a equipa que melhor sabe lidar com a pressão - um destes dias vou tratar mais pormenorizadamente deste tema), tiveram um dia, contra uma grande Naval, que me fez lembrar muitas vezes os nosso jogos do anos passado (especialmente na LC).
Mas, felizmente, o Koeman ainda não percebeu que nestes dias os vermelhos só têm um jogador capaz de resolver este tipo de jogos !!!
É verdade, estou-me a referir àquele que ele quer emprestar !!
Se eu poder ajudar....

Mas o mais engraçado é que nem com a ajuda do árbitro lá foram.
Primeiro o vermelho é mal mostrado. Não havia uma jogada IMINENTE de golo (é de golo e não de ....perigo).
O que obrigou a naval a jogar 30 mts com menos um.
Depois o Leo mergulhou na área, o que já se começa a tornar um hábito !!!
(verdade seja dita, aqui houve um erro do árbitro. Era canto. Ele marcou pontapé de baliza. Mas não teve influência no resultado).

Mas o mais engraçado foi assistir ao romance, na segunda parte, entre Veiga-Koeman / Sérgio Lacroix (é um conhecido vermelho !!!! Faz parte dos Devesas Netos.... ).
Aquilo parecia um caso de amor.
Repararam nos dois primeiros a segredar-lhe ao ouvido ? E não foram poucas vezes.
Hoje certamente que o Serginho vai apanhar uma reprimenda....
A dupla vermelha não lhe vai perdoar ele não ter trazido as rosas....(marcar o penalty...)
Ou melhor, só ter trazido uma.
Porque não fiquei com dúvidas que quem deu a indicação para cartão vermelho ao Franco foi o Sérginho.

Quero aqui dar o meu abraço sentido e agradecido ao Anderson e ao Marcel (especialmente a este !!! Foi para o clube certo !!!! O Moretto também não está mal, não...)

Eu sei que isto é repetitivo mas temos que enfrentar o problema - os comentários do Joaquim Rita na Spot Tv foram escandalosos !!!
Viu 35 penaltys contra a Naval.
E eu que tinha estima por ele.
Imaginem só se ele estivesse acompanhado pelo relator que costuma ver outros 35 penaltys a favor dos vermelhos ?????
Iríamos assistir a um relato com um penalty por cada 1,5 mts de jogo.
E não me estou a rir !!!!
Depois na TSF e na TVI está lá o Manha.Será que não há ninguém que ponha cobro a isto ????
Irra !!!! Alguém tem de fazer alguma coisa !!!
É que não me parece razoável que eu tenha que ver futebol na televisão ....sem som !!!!!!

O BOM ACORDAR

 
 
    A esta hora é só para vos transmitir como se acorda bem quando os ensanguentados não ganham.
 
    Já só falta as lagartixas ficarem pelo caminho....

sexta-feira, 10 de março de 2006

Pedro Emanuel, o Grande !!!


Para não dizerem que eu só digo mal do homem por dizer, cá vai um texto dele, com o qual estou 200% de acordo:

“Capitão de facto
PEDRO EMANUEL ganhou tudo ! Campeonato. Taça, Supertaça. UEFA, Champions, Intercontinental e, pela competência, regularidade e discrição, merecia há muito ter jogado por Portugal.
Não se trata de um sobredotado, de um artista, de um mágico, mas, e digo-o com conhecimento de causa, é um jogador inteligente, concentrado, objectivo, eficiente, solidário e líder. É um jogador em quem confiei do primeiro ao último dia, um carácter que não se esquece e a quem se deseja momentos felizes. Não ter tido a consagração com a internacionalização por Portugal frustra, mas agora que desfrute no Mundial e ajude a selecção angolana a ser melhor.
Com ele em campo, o seleccionador terá alguém que lê o jogo como poucos; alguém capaz de liderar sob os efeitos da pressão de uma grande competição, alguém com controlo emocional, alguém que, mesmo sem braçadeira, será um capitão de facto. Assim o deixem viver este sonho...”
(Mourinho na revista Dez de sábado passado)

Adorava ver o PE no mundial, especialmente, na nossa equipa !!!

A equipa para logo

Caríssimos,
 
Porque razão o PA tem que entrar? Eu gostava que o CO colocasse em campo a mesma equipa, que tão boa conta do recado deu contra o Nacional!
Não há jogadores insubstituíveis! Logo, acho que o Cheh não deve sair e se entrar o PA, provavelmente será o sacrificado...

ONZE PARA LOGO

   
    Para logo, o que eu queria: VB, ZB, PE, Pepe, MC, RM, Lucho, Ibson, RQ, Adriano, BM.
 
 
    O que vai ser: VB, ZB, Pepe, PE, RM, PA, Lucho, Ivanildo, RQ, Adriano e BM.
 
    Defendo que no actual sistema, o PA fica confundido e não rende o que vale; o RM está mais em forma e tem a vantagem de rematar de longe; o MC jogou muito bem com os choupanenses; o Ibson mostrou em 15 m que tem de jogar, tendo a vantagem suplementar de libertar mais o Lucho e transmitir mais dinâmica.
   
    Mas, o mais importante, é confiança que vamos ganhar!!!
 

quinta-feira, 9 de março de 2006

No que me toca

“(...)
Ao situacionista (a quem retribuo o abraço):
diria que quanto ao Pôncio estamos tão de acordo que não vejo porque diz que temos opiniões diferentes. Deve saber que quando o Pôncio foi atacado pelo PSD sai a terreiro publicamente, por escrito e nas rádios para o defender, como tantas vezes defendi o nosso presidente. Ainda ontem o fiz a propósito da visita ao Luis Guilherme, quando cá para nós que ninguém (de outras cores...) nos ouve ou lê até acho que o FCP devia cortar relações com esse senhor e todos os que estão na liga. Mas nunca me comparei com o Pôncio, e nesse aspecto, o seu comentário é injusto, percebe ?”
(os realçados são meus).
Resposta:
Nós não temos opiniões diferentes quanto a Pôncio Monteiro, temos é opiniões diferentes ...quanto à forma como cada um de nós acredita ser a melhor para “defender as nossas cores”. A minha tem por base a de Pôncio Monteiro. A sua é a sua. Respeito. Mas discordo.
Reconheço que, sem o pretender, poderei ter passado a ideia que o Rui se comparou a Pôncio, mas esclareço mais uma vez que apenas quis valorizar ainda mais (sem que ele o necessite, é certo) o papel de Pôncio Monteiro e a minha total identificação com a sua forma de actuar. Nada mais.

No resto, lembra-se da polemica com o presidente da câmara na universidade católica ? e da oferta da varanda do palacio da bolsa ao FCP quando as portas da camara se fecharam? e da atribuição da medalha de ouro da ACP ao FCP, medalha que só duas vezes fora atribuida em 170 anos?”
Respostas:
Sim. Não sabia. Também não sabia.
Não vou comentar para não dar azo a que se possa dizer que faço comentários políticos.
Apenas digo que agora que fiquei a saber das duas últimas, quero aqui transmitir o meu obrigado por esses dois “pequenos” enormes gestos !! Já agora, quem teve a honra de receber a outra medalha ?

não tenho o hábito de me pôr em bicos de pés, meu caro amigo, tanto mais que com 1metro e noventa não é preciso, mas um homem também tem o direito a defender-se. Não sou mais portista do que o meu amigo. Não sou menos. Serei de outra forma, mas não admito sequer que ponha em causa a intensidade, quanto mais a essência que essa é igual em todos os que adoram o FCP. De acordo ? Vamos mas é conversar sobre outras coisas...sobre futebol jogado. E, já agora, vamos ganhar em Setúbal eu sei, mas quem sai e quem entra na equipa?”
Resposta:
Como foi franco comigo (qualidade que eu muito aprecio), obriga-me a responder-lhe na mesma moeda:
Aqui chegado....., pensei dizer-lhe o seguinte:

Não gostei desta parte do seu comentário.
No mínimo, parece-me na fronteira da elegância, caminhando a passos largos para a outra margem.
Limitei-me, como sempre fiz e farei (muitas vezes, inclusive, contrariando com firmeza a opinião dos meus próprios colegas de blog), a dar o meu ponto de vista.
Se já “toquei” no seu portismo (e assumo que em tempos idos, embora relativamente recentes, terei andado lá perto) seguramente não foi agora. Alturas houve em que, aí sim, talvez o Rui tivesse razões de queixa. Julgo que nessa época ainda não seria “um dos nossos” (refiro-me ao blog). Mas agora, repito, custou-me ler o que escreveu.
Aliás, relembro-lhe só o que eu disse:
“Espero, assim, ter conseguido transmitir o meu ponto de vista.
Que difere, naturalmente, do seu, excepto numa coisa FUNDAMENTAL - ambos queremos o melhor para o nosso maravilhoso clube.” (o realçado é meu)
Se ainda não estiver cabalmente esclarecido fique sabendo que se eu duvidasse do seu portismo o Rui não receberia, garantidamente, estas minhas respostas.

Mas depois pensei melhor e ...caramba, o Rui (embora erradamente) poderá ter pensado que eu coloquei o seu portismo em causa, e, como tal, indignou-se.
De recriminar ?
Bolas,... de recriminar (e muito) apenas...se não o tivesse feito !!!

quarta-feira, 8 de março de 2006

Programas televisivos

Bom... Está visto: às segundas fala-se dos jogos; às quartas dos programas televisivos...
 
Desta vez, proponho um exercício diferente: deixemos os "nossos" em paz (a propósito, julgo que os bloguistas e os leitores não devem ser mais exigentes e críticos com o Rui Moreira, por saberem que ele, de vez em quando, passa por este espaço virtual - corremos o risco de cair na crítica destrutiva, o que não faz qualquer sentido). Para variar, pensemos nos moderadores dos programas e nos comentadores "lagartos" e "lampiões". Dado este mote, gostava de dizer duas coisas:
 
  1. começa a não haver "pachorra" para "O Dia Seguinte": a mudança de moderador, correndo com a "desgraça Pedro Bermeilho Mourinho" foi uma boa medida, mas não há David Borges que emende aqueles diálogos, amuos e conversa pseudo-sofisticada, alimentada pelo Dias Ferreira e por um Fernando Seara perito em desconversar de forma "bacoca". Eles são o verdadeiro "sistema" e aquilo "tresanda" a promoção pessoal à custa do futebol;
  2. quanto ao Trio d'Ataque: sou um grande admirador do Carlos Daniel, mas ontem "passei-me" com a leitura de mais um e-mail, cujo espírito era: "parabéns ao Dr. Rui Moreira, que é tão civilizado que nem parece portista" (peço desculpa, mas não me lembro das palavras exactas). Eu sei que o Carlos Daniel diz que não faz censura aos e-mails, mas, se alguém escrever para lá dizendo "na minha opinião, todos os benfiquistas comem "sandes de coirato" e são uns broncos", tenho a certeza que ele não lê a mensagem em directo. Como é evidente, qualquer pessoa atenta, vê que estes pseudo-elogios ao Rui Moreira são uma forma de "insultar" os restantes portistas. Faz lembrar aqueles comentários do tipo: "o miúdo é tão inteligente que até nem parece seu filho". Fiquei furioso, mas como o admiro (embora conste que o coração não é do União de Paredes, mas antes "bermeilho"), ainda perdoo. Se voltar a acontecer, garanto que "leva com um e-mail" de vivo protesto!
 
Este último ponto permite saltar para um comentário ao e-mail do Situacionista sobre Pôncio Monteiro. Gostei, mas não estou de acordo que aquela "atitude guerreira" deva servir de modelo a todos os portistas. Julgo que tem de haver pessoas que defendam as nossas cores "contra ventos e marés", mas também são necessárias outras com a humildade, o bom senso e o discernimento de reconhecer que não temos razão, ou que alguém das nossas cores agiu incorrectamente, ou está a fazer um mau trabalho. Se não for assim, nunca aceitamos críticas, nunca damos o braço a torcer, nunca melhoramos.
 
Não creio que a paixão e a razão sejam incompatíveis. Há quem diga que é no meio que está a virtude.   :-)
 
Finalmente, uma nota para dizer que hoje a RTP resolveu fazer uns programas em directo a partir de Liverpool (as Praças das Alegrias e afins). Não sei se se recordam de ter havido um programa semelhante, no ano passado, a partir de Milão, quando também estávamos nos oitavos de final da Champions. Eu não me lembro... Curiosamente, também não me lembro de terem feito programas a partir de Manchester, ou de Lyon (nos oitavos e nos quartos da Liga dos Campeões que nunca esqueceremos). Eu nestas coisas desconfio sempre de mim: ou estou esquecido, ou não tenho a correcta noção do que é serviço público...

Soltas

Como irá o nosso mister no próximo jogo resolver esta questão - deverá o P. Assunção regressar à titularidade ? Se sim, para o lugar de quem ?

A entrada do nosso miúdo Paulo Machado sobre o Petit é bárbara !!! Inadmissível.
É o que se chama uma verdadeira entrada "à Petit"...
Quando se seguem maus exemplos dá nisto !

Metendo uma pequena colherada nas eleições do verdes, queria dizer que estou a torcer imenso para que o "Elefante Branco" as vença ....

E lá continua o vosso guru a penar....
E eu continuo sem perceber como é que ele, que, segundo dizem, ganhou tudo completamente sozinho no FCPorto, não ganha nada na europa quando ainda por cima joga com os jogadores que bem quer ???

Deco, Deco, Deco, ....este sim, que jogador !!!

Leiam só esta notícia:
(feita antes do nosso jogo com os vermelhos)

"Pelo FC Porto até à morte
Em declarações em exclusivo a O JOGO, o médio do Barcelona mostrou grande confiança na vitória portista, por ser da opinião de que a equipa de Co Adriaanse é melhor do que o campeão nacional
(...)
Como joga amanhã em Saragoça, a contar para o campeonato espanhol, Deco vai poder assistir pela televisão ao clássico da Luz. O facto de os dois jogos não serem no mesmo dia deixa-o feliz. Mesmo sem poder colocar o cachecol do FC Porto ao pescoço, porque ficou na sua casa em Portugal, vai vibrar com as incidências. "Torço pelo FC Porto até à morte", foi assim, sem espaço para quaisquer dúvidas, que o internacional português começou a conversa em exclusivo com O JOGO. "Espero que o FC Porto vença, porque se isso acontecer, dará um passo importante para ganhar o campeonato", recordou, convicto da possibilidade de os "dragões" conquistarem os três pontos no Estádio da Luz. A esperança de Deco baseia-se na conclusões que tirou depois de assistir aos mais recentes jogos da equipa de Co Adriaanse. "Tenho visto as últimas exibições do FC Porto. Tem jogado bem, tem estado melhor. Esse jogo na Luz é decisivo, porque se conseguir vencer, afastará o Benfica da luta e manterá a distância em relação ao Sporting", recordou.
(...)”
(os realçados são meus)

A finalizar, ao contrário do que tenho vindo a ler (referindo o jogo com os verdes), a mim, o que mais me preocupa, são os outros jogos !!!