domingo, 15 de outubro de 2006

Eu quero um 4-4-2

Depois da exibição de ontem, penso que devíamos equacionar a mudança do sistema de jogo para 4-4-2. Passo a justificar a minha ideia:

  1. o único extremo do plantel que já deu provas de ter qualidade é o Quaresma (o resto é paisagem, adaptações e a "promessa" do Vieirinha). Sem olhar para estatísticas, não tenho muito receio de avançar a hipótese de esta época ele ser o jogador do FCP com mais perdas de bola. A exibição de ontem foi péssima (tal como a de Braga): "tiques" de vedeta, perde a bola em "zonas proibidas" e não recupera, complica o que é simples, não tem nenhuma objectividade, desperdiça todas (repito TODAS) as bolas paradas. Está claramente a precisar de ir para o banco, ou, então, de tomar os mesmos "medicamentos" que o Adriaanse lhe dava, na época passada!
  2. não temos avançados que sejam bons no jogo de cabeça (hesitei sobre a forma de escrever esta frase - a formulação alternativa poderia ser "não temos nenhum avançado que saiba usar a cabeça")
  3. temos demasiados jogadores de qualidade para o meio-campo (então quando o Ibson recuperar, a questão ainda se vai tornar mais evidente)

Em face do exposto, julgo que devemos jogar contra o Hamburgo com Hélton, ZB, Pepe, BA, MC, PA, RM, LG, Anderson, Lisandro (ou Adriano) e Postiga.

Lanço um desafio a todos os leitores: se o Quaresma não estivesse no plantel, o 4-4-2 não seria o sistema mais adequado às características dos jogadores? Se a resposta for "sim", penso que é o momento adequado para jogar dessa forma: o Quaresma tem estado muito mal.

Não quero deixar de dizer o seguinte: para mim, só joga o Raúl Meireles na equipa titular enquanto o Ibson estiver lesionado. Portanto, Professor Jesualdo, na 3ª feira, o Assunção é trinco e o Raúl Meireles é médio ofensivo, OK? Por favor, lembre-se que o Hamburgo é da 3ª divisão da Europa e não tenha aquele sentimento. Sim, estou a falar do MEDO!


2 comentários:

O Soldado Azul disse...

Caro Eterno,
Subscrevo na íntegra o que referiu quanto ao Quaresma! O rapaz tem estado mal, muito mal diria mesmo! E justiça seja feita ao (des)treinador quanto à solução para que ele pudesse brilhar! Independentemente dos sistemas a adoptar, considero que um jogador seja ele qual for, se não estiver bem não deve jogar! O mesmo raciocício estendo para o Lucho!
Saudações

O Situacionista disse...

Eterno,
Ora cá está um belo tema !!!
Corajosa a tua opinião.
Mas o Jesulado não tem perfil de rupturas (isto não é crítica !!).
E tirar o Quaresma era romper...
Eu digo-te, estou inteiramente contigo quanto ao sistema a utilizar.
Pelos motivos que invocas, mais pelos que eu já invoquei e por mais alguns que aqui lanço:
- Temos 4 avançados equilibrados - Postiga, Adriano, Lisandro e BMoraes. Ou seja, temos jogadores para o sistema de 2 avançados.
- Depois, até que ponto um sistema que não é carne nem peixe resulta ? Quero eu dizer, até que ponto um sistema que não é um 4x4x2 nem um 4x3x3 (porque o Quaresma nem é avançado nem médio (“puro”) e o Lisandro também não é ala) é benéfico para a equipa ?
Não sei, não sei.
Manda a verdade que também diga o seguinte – estando Quaresma a (partir de) 75% das suas capacidades e não tenho dúvidas que o sistema de jogo tem de soçobrar perante a genialidade.
E aí o Quaresma tem de jogar.
E nesse caso, será uma questão de, perante o adversário e o momento individual dos jogadores, o Jesualdo decidir se no meio campo jogamos com 3 ou 4 médios puros e se, optando pelos 3 médios, na frente jogamos com 2 alas e um avançado ou com 1 ala, um avançado e um “nim” (Lisandro).
Mas enquanto o Quaresma não estiver a 75%...

Por isso, subscrevo a tua equipa adicionando apenas mais um opção para o ataque - BMoraes.