sábado, 7 de outubro de 2006

Sub 21 - Humilhados na Rússia !!!

Ainda há 2/3 meses se escreveu cobras e lagartos de Agostinho Oliveira.
O Cartelista Escolari tratou-o, inclusive, quase como um indigente.
Aliás, não descansou enquanto não o despachou para a “prateleira”.


Para o seu lugar, o mesmo Escolari, ordenou ao Madaíl que contrata-se o “pau mandado” Couceiro (lembram-se, certamente, do episódio Mundial / Trio de Ataque).
Ontem, apesar de uma arbitragem que roçou o escândalo, foi a vergonha que se viu !!
Mas tenho a certeza que, quer a Federação, quer a imprensa, vão proteger o Couceiro.
Se fosse o Agostinho era trocidado...

Depois do jogo, uma das coisas que o “pau mandado” disse foi isto:
“Temos que assumir responsabilidades, mas não só as nossas, também as externas".
Como facilmente deduzirão não é fácil entender couceirês, mas não quererá isto dizer que já está a sacudir a água do capote ? Ou estarei a traduzir mal ?
Espero bem que o valor dos jogadores portugueses venha, por si só, ao de cima no jogo da 2ª mão para conseguirmos o apuramento. Valor não nos falta.
Mas, independentemente do resultado, vou estar atento ao desempenho do "pau mandado" ...
----
P.s - Entretanto, lembrei-me que quem também ficava bem nesta "fotografia" era o inenarrável Fernando Barata !! Lembram-se dele ? E da mítica abelha que o mordeu na cara quando ele foi comprar árbitros para o FCPorto a mando dos....."Donos da Bola" da Sic ? Pois é, o nosso Fernandinho das baratas comidas pelas abelhas parece que vai ficar sem casas....
(conferir, http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=217061&idCanal=10 ).

12 comentários:

Anónimo disse...

o Couceiro é um vendido. Mas podia ao menos ser um bom treinador. Não é. É um péssimo treinador. Uma equipa portuguesa com jogadores da classe do João Moutinho não pode jogar assim. O Coveiro ( desculpem, Couceiro...) é assim mesmo. É gente desta que pulula no futebol nacional. E a culpa é de Gilberto Madaíl, dos clubes e das associações que toleram um poder submerso. Uma Federação que está ao serviço de interesses, que não defende o futebol, que não organiza as provas. Um presidente que mais parece o embaixador da UEFA e da FIFA. Uma vergonha nacional, ainda por cima um poder que utiliza o anti-portismo primário para sobreviver, à custa dos inteligentes da capital que como não nos ganham no rectângulo aplaudem todo o qualquer figurão que nos tenta fazer mal.
Não acham que o Estádio do Dragão devia fechar as portas às selecções enquanto esta gente por lá andar?

O Situacionista disse...

Caro Ausentista,
O anti-portismo primário de que fala é um dos aspectos que, desde sempre, mais me revolta (sendo certo que sei bem que enquanto ele existir nestes moldes é sinal que continuamos a vencer mais do que os outros; mas esta não é a perspectiva principal).
Já aqui falei disso não sei quantas vezes e os exemplos são incontáveis, mas para mim, um dos maiores exemplos é a 1ª página do jornal “ABola” no dia a seguir à nossa vitória no Japão que nos consagrou como Bi-Campeões do Mundo (infelizmente, ainda não consegui arranjar uma cópia dessa página , mas ainda não desisti; quando conseguir, vou pedir aos meus colegas de blog que percebem bem mais do que eu de informática – eu não percebo nada – que a coloquem em lugar de destaque ....para ficar !!!).
O que em leva a uma outra questão que entronca também no tal post que referi ontem que estou há muito para fazer e que engloba MST e JOB.
Dando mais uma dica do que pretendo também abordar nesse post eu deixaria o seguinte para reflexão – o facto de pessoas com a credibilidade de MST e JOB escreverem num jornal que mais não é do que a voz oficiosa dos vermelhos não será apenas uma (excepcional) forma de estes branquearem a situação ? À custa dos nossos ? Não serão, no caso, MST e JOB, com o máximo respeito que me merecem, meros meios para aqueles (ABola e outros) atingirem um fim que em tudo ignora e mais, desrespeita, o nosso Clube e seus adeptos ? Não terá sido isto mesmo que ainda há muito pouco tempo levou MST a suspender as suas crónicas para reflexão ?
Estou absolutamente convencido que sim.
Mas, infelizmente, o branqueamento continua.

Mas voltando à sua pergunta, Ausentista, à qual eu não queria fugir, não é fácil responder-lhe.
Sabe, de sopetão só me apetece dizer-lhe – FECHEM-SE AS PORTAS !!!
Ponderando, uma coisa tenho a certeza – motivos de sobra temos para o fazer !! Sem dúvida!!
Portanto, encaro essa possibilidade.
Mas, devemos fazê-lo ?
As consequências, quais seriam ?
Traria mais benefícios ou prejuízos ?
Mesmo que a curto prazo os prejuízos fossem maiores, a médio/logo prazo compensaria ?
Vou-lhe ser sincero, neste momento, ainda não lhe sei responder (e digo ainda, porque já não é a primeira vez que aqui deixa essa pergunta. Estou bem recordado.)

P.s. – Só de me lembrar que cheguei a defender o Coveiro...

Azzulli disse...

É realmente triste este dirigismo nacional...

Não se guam pelo mérito nem pela eficácia. Guiam-se pelas amizades, favores e interesses.
Há uma enorme ausência de regras, de normas, de linhas de orientação.

Depois dá nestes tipos de resultados.
O Couceiro sempre falador, sempre dono da verdade absoluta, convencido que ele é que sabe e que é superior aos outros, sempre com o seu fatinho e gravata...
Ele está lá para treinar, para controlar os miudos, para os ensinar, para ser o "pai" deles no futebol...
Mas claro que não foi por este mérito que ganhou o lugar.

O discurso e atitude do Escolari continua inaceitável.
Continuam as ausencias dos nossos jogadores, e a super-valorização de selecções como as que vamos jogar estes dias...

Os jornais e televisões são vergonhosos.
E as coisas resultam lá na capital.
A verdade é que lá os vermelhos e os verdes (mais os primeiros que os segundos) convencem-se entre eles das noticias que lhes são mostradas. A verdade dos jogos não lhes interessa nada. O que interessa são as primeiras páginas e as opiniões dos supostos inteligentes vermelhos.
Como genéricamente todos são vermelhos, a verdade fabrica-se.
E depois os portistas são o que lhes fazem parecer querer.

E ninguém põe ordem nisto.

Fechar o estádio não serviria de muito...
Mas não há muitas coisas que possamos fazer para demonstrar o nosso desagrado.
Temos de endurecer as criticas. A razão está do nosso lado.
E fechem-se as portas se na altura do próximo jogo tudo estiver igual.

Anónimo disse...

Não bastava ter já um mau treinador na Selecção "AA", tiveram agora de por um igual nos sub-21.
Para mim o Agostinho é mil vezes superior ao Couceiro. É que não há comparação possível entre eles.
Depois de por o Belenenses na segunda divisão, que graças ao Caso Mateus consegui continuar, como "prémio" vai treinar a Selecção de sub-21.
Madail, Scolari e Couceiro para a rua já!!!!!!

Saudações Tripeiras
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Quanto ao Fernando Barata eu acho que lhe devíamos arranjar um touro de cobrição com um "palito" muita grande e enviar-lho directamente por via aérea para Faro...A ver se ele gostava e andava mais "direitinho"...Olha e já agora podia dividir o bicho com o Ventoínha...

O Situacionista disse...

Caro Tripeiro,

Subscrevo totalmente quando diz - "Madail, Scolari e Couceiro para a rua já!!!!!!".

E vão muito tarde...

Eterno Dragao disse...

Quanto ao Couceiro: é um incompetente (e um fraco). Também lamento tê-lo defendido (mas a verdade é que, sendo uma "nódoa", quase foi campeão no nosso clube).

Subscrevo a ideia do Ausentista: não devia haver jogos da selecção no nosso Estádio (espero que não esteja nenhum programado). Julgo mesmo que devíamos começar a "chatear", cedendo os jogadores (leia-se o Postiga) acompanhados de relatórios médicos invocando "mialgias de esforço" e "desgaste competitivo".

No que diz respeito a escrever na Bola... Respeito muito os colunistas em questão, mas julgo que fariam melhor em escrever noutro jornal (A Bola e o Record estão excessivamente conotados). Contudo, percebo e respeito os argumentos no sentido de continuar a haver "uma voz" nesses pasquins. Eu não o faria.

Anónimo disse...

Leiam o arigo sobre a história do F.C.do Porto em «www.abola.pt/publica/3gran/port/index.asp?n=1» no fascículo 4 estão lá alguns contributos para a compreensão do fenómeno Selecção Nacional e das suas repercussões nos dias de hoje...

Eterno Dragao disse...

Acabei de ler isto no "site" do Público: "A abordagem específica ao jogo com os Russos será realizada pelas 16h30 de amanhã no Centro de Estágios de PortoGaia, no Olival, local bem conhecido de José Couceiro enquanto treinador do FC Porto".

Ou seja, não lhes fechamos as portas...

Anónimo disse...

Mas devíamos, embora no Olival se calhar não nos é lícito fazê-lo e assim a provocação torna-se mais evidente e incontornável...Porque não vão fazer conferências de impressa para as instalações do Bessa ou do Guimarães ou do Braga?..Mas aqui convém talvez lembrar que a selecção de que fala caro "eterno" é a selecção sub-21...Não é a selecção comandada pelo "Toninho Metralha"...

O Soldado Azul disse...

Bom eu tenho uma opinião diferente: Por principio não gosto de falar mal de ex treinadores do nosso clube, ainda para mais quando não considero que tenha feito um mau trabalho nas circunstâncias de então! Desculpar-me-ão a frontalidade mas as vossas críticas parecem-me destrutivas o que é um contra-senso à concordância genérica face ao artigo do situacionista...Eu não vi o jogo, mantenho a minha opinião quanto ao episódio do Mundial / Trio de Ataque no que diz respeito à inoportunidade das críticas dos mesmos à Selecção e ao Seleccionador! Não pretendo defender nenhum dos três referidos, apesar de adoptar como princípio a consideração por quem já foi treinador do nosso clube, concordando em particular que o Madaíl há muito devia estar retirado! O que considero é que devemos ser justos! Pelo resumo do jogo parece-me evidente que fomos roubados o que também condicionou a derrota...Admito que tenhamos jogado mal e que o Couceiro não esteja a fazer um bom trabalho! Mas daí a acusá-lo de tudo e mais alguma coisa parece-me claramente um exagero, com todo o respeito que me merecem!
Saudações

Anónimo disse...

MEU CARO SOLDADO AZUL...Em relação ao Couceiro eu não tenho muito a dizer a não ser que me parece um "protegido" e foi um pouco nessa condição que entrou no FCP...Também é verdade que nas relações que tivemos com ele à frente do Alverca e da FootPro -se não erro- não foram prejudiciais ao nosso Clube...O que refiro é concretamente a selecção "A" que é um couto do Toninho Scolari Metralha e que esse sim me enoja por todo o seu comportamento oportunista desde que chegou a Portugal...O que ele fez quando chegou foi medir cinicamente a correlação de forças a nível Nacional e apoiar-se naquela que julgou mais poderosa para disso poder tirar como tem tirado lucro...Isso é que me enoja...Essa forma covarde de ver os factos e os analisar em proveito da carteira pessoal..."Princípios" não entram aqui neste "jogo" embora aparentemente até estejam presentes como a "disciplina" ou outros "factos" que eles na Federação foram entretanto deixando selectivamente escapar....Para adormecer a opinião pública. Daí eu defender a solidariedade entre a Instituição FCP e os jogadores Portistas seleccionáveis...Não deveriam pura e simplesmente lá por os pés para lhes mostrar que não se estão a portar bem e o nosso Estádio também não dveria ser disponobilizado para essa tropa...Então não existe um Estádio pomposamente chamado Nacional?...Ou será que só lá está para as Finais da Taça de Portugal?...